O que é e o que não é dinheiro

Escrito por:

Você já parou para se perguntar o que o dinheiro significa? Será que ele é só um monte de papéis ou é um valor atrelado a quantidade de ouro do país? Abaixo alguns mitos e verdades sobre esse estranho conhecido de todos: o dinheiro.

1. Dinheiro não é papel

Apesar da maioria das pessoas associarem o dinheiro ao papel que representa o valor, não se pode dizer que o dinheiro é apenas o papel que o representa. As notas fabricadas pelos países para representar dinheiro não são em sua essência dinheiro. Se as notas fossem dinheiro, qualquer país poderia ficar rico emitindo notas e guardando-as ou distribuindo para a sua população.

 

2. Dinheiro é uma energia em movimento

Por mais difícil que seja entender, é necessário ter a noção de que o dinheiro é uma energia que flui das pessoas que contratam um serviço ou compram um produto para aquelas que trabalham ou vendem. Assim, quanto maior for essa valorização em relação ao produto ou serviço, mais dinheiro irá fluir.

 

3. Dinheiro não é ouro

Assim como o dinheiro não é apenas os papéis que o representam, não pode-se entender o dinheiro como sendo o ouro, que em outros tempos servia como lastro para medir a riqueza de um país. O ouro é um material caro, pela sua dureza, propriedades e por sua escassez, mas ele não é o dinheiro como o conhecemos. Hoje em dia, os países não usam o ouro para equivaler ao dinheiro, e sim, o valor gerado pelo pais para os outros países.

 

4. Dinheiro não é palpável

O que conhece-se por dinheiro não é mais algo que pode ser visto, sentido. O dinheiro não é mais concreto. Atualmente ele é apenas números numa tela de computador, ou num chip de cartão de crédito ou débito, que flui de pessoa para pessoa, ou pessoa para empresa, empresa para pessoas ou empresa para empresa.

 

5. Dinheiro não se multiplica sozinho

Há uma impressão de que ao colocar dinheiro numa caderneta de poupança, ele irá se multiplicar magicamente. Mas não é verdade. O governo é que dá o juros que decidir em cima dos investimentos da maioria das pessoas. Normalmente esse rendimento é apenas para compensar a inflação local, ou seja, a subida natural de preços devido a oscilações na economia. Portanto, o dinheiro não vai multiplicando-se do nada e sim, do governo para manter o valor real do dinheiro frente as variações do mercado.

 

6. Dinheiro é imaginário

E por fim, talvez essa seja a ideia mais polêmica em relação ao dinheiro. O dinheiro real não é concreto e é uma energia, portanto ele é apenas imaginário. Assim, para ter dinheiro é preciso gerar valor para as pessoas e deixar essa energia fluir do comprador para gerador de serviço ou produto. Portanto, não deve-se correr atrás de dinheiro, e sim, de maneiras de fazer a energia conhecida como dinheiro ir em direção a sua conta bancária.

 

O importante é perceber que a energia positiva do dinheiro pode correr em várias direções, inclusive em sua direção. Basta fazer com que ele possa ter um caminho aberto e constante para isso.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 dicas para alcançar as metas durante a quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Isolamento: 4 opções de diversão sem sair de casa
Por Equipe Organizze
Duas dicas para tempos de quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
4 atividades para fazer durante o distanciamento social
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).