O que você fará de diferente em 2019 para alcançar seus objetivos?

Escrito por:

Iniciamos 2019 com boas perspectivas em relação a economia. Inflação controlada, dólar caindo e a bolsa batendo sua máxima histórica, ultrapassando 94 mil pontos. Sinais que indicam uma possível retomada econômica e que, possivelmente, tempos de prosperidade virão. Entretanto, para que o ano seja produtivo de fato e que você alcance seus objetivos, não basta apenas ser otimista. É necessário agir. E como diz Yvon Chouinard, fundador da marca de roupas Patagonia, “Não há diferença entre um pessimista que diz: ‘não adianta fazer nada, é impossível’ e um otimista que diz: ‘não se preocupe, tudo dará certo de qualquer jeito’. Nos dois casos nada acontece”. Mas o que precisamos fazer?

 

Quando decidimos planejar e organizar nossa vida financeira muitos aspectos são avaliados, como a maneira como lido com meu orçamento, quais são minhas dívidas, qual é o meu patrimônio, dentre outros vários aspectos qualitativos e quantitativos.

 

Mas o ponto de partida para toda essa análise é saber onde quero chegar. Isto é, ter os objetivos bem definidos e traçar metas para alcançá-los. E é justamente nesse trajeto até alcançar suas metas que o excesso de otimismo pode te atrapalhar. Seja por te motivar a gastar mais na esperança de que tudo vai melhorar, ou por te encorajar a investir em ativos de maior risco acreditando em uma retomada do mercado sem se informar adequadamente sobre o que está fazendo, dentre outras possibilidades.

 

Esse momento de euforia que estamos vivendo pode realmente proporcionar o surgimento de boas oportunidades de investimento, mas é importante avaliá-las com critério. Evite distrações, cada investimento que você faz deve ter um propósito, tem que estar condizente com seu objetivo. Seja a aposentadoria, a compra de um imóvel ou a viagem do final de ano.

 

Independente do momento, seja com o mercado em alta ou em baixa, é imprescindível seguir o planejamento. Não tem um planejamento definido? Comece se organizando, organize seu orçamento, busque entender de onde vem seu dinheiro, para onde vai e principalmente, defina suas metas e objetivos.

 

Seja através do auxílio de um planejador financeiro ou por conta própria, tomar as rédeas da sua vida financeira lhe trará benefícios a curto, médio e longo prazo e te auxiliará a não cair em armadilhas. Lembre-se que, antes de mais nada, tempo é o seu maior ativo. Use-o com sabedoria e construa um futuro que sonhou desfrutando de um melhor presente possível.

 

*Felipe Modenese é Planejador Financeiro na Alphamar Investimentos. Graduado em Engenharia pela Universidade Vila Velha. Atuou na Petrobras e possui vasta experiência no mercado imobiliário.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Você gasta mais do que ganha? Então saiba como equilibrar suas contas
Por Equipe Organizze
Consumo consciente: bom para seu bolso e para o planeta
Por Equipe Organizze
O que fazer com o dinheiro que sobrou no fim do mês?
Por Equipe Organizze
4 dicas para que os problemas financeiros não impactem sua saúde física e mental
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).