O segredo do enriquecimento

Escrito por:

Qual é a fórmula da riqueza? Qual é o segredo para ser bem-sucedido? Como prosperar na vida? Esta e outras perguntas têm intrigado a sociedade ao longo dos anos. Com isso, muitos gurus surgem apresentando métodos mirabolantes como resposta para estas perguntas. Porém, sou cético quanto a esses “métodos”, para mim a conquista dos objetivos que traçamos depende de 3 coisas: planejar, executar e resolver os problemas que surgirem no caminho.

 

É importante lembrar que dificilmente atingiremos os resultados que queríamos dentro do prazo que pretendíamos, os especialistas em execução de projetos tem como verdade que um plano nunca será executado exatamente da forma como foi planejado, e por isso sempre existe uma margem de segurança tanto para as questões financeiras, quanto para as metas de prazos.

 

O que não podemos esquecer é que quem começou a andar está mais perto do objetivo do que quem permanece parado. Nas finanças não é diferente, é preciso planejar, executar aquilo que foi planejado e adaptar-se aos problemas que surgirem.

 

Um dos grandes problemas que dificultam a nossa caminhada financeira é a ansiedade. Essa nos impulsiona a sair daquilo que planejamos, seja quando realizamos uma compra por impulso, ou quando começamos a fazer investimentos arriscados sem ainda ter uma reserva de emergência. Por isso é importante mantermos o foco e nunca esquecer que o que gera um enriquecimento consistente é o dinheiro que conseguimos economizar mensalmente, ou seja, salário (trabalho) menos despesas (custo/padrão de vida).

 

Quanto a essa economia mensal, vejo muitas pessoas perguntando quanto do salário devem economizar, será que 10% é suficiente? Ou seria melhor economizar 15%? Ou então 20%? E a verdade é que quanto mais você conseguir economizar melhor. Por exemplo: levando em consideração a construção de uma reserva emergencial de 6 vezes o salário, se esta pessoa conseguir economizar 10% do seu salário todos os meses, esta levará aproximadamente 5 anos para atingir o seu objetivo. Agora, se essa mesma pessoa conseguir economizar 20% do seu salário, levará metade do tempo para juntar a mesma reserva de emergência.

 

Desta forma, podemos perceber que os objetivos financeiros, na maioria das vezes, tem forte ligação com a nossa capacidade de economia mensal, ou seja, quanto mais dinheiro conseguirmos economizar por mês, mais rápido atingiremos os nossos objetivos financeiros.

 

Para finalizar gostaria de deixar uma frase de um personagem da animação “Tá Dando Onda”, que apesar de ser infantil, tem muito a dizer:

 

“Nunca desista, corre atrás porque é isso que um vencedor faz” Big Z.

 

Forte abraço e até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Vantagens e desvantagens de pagar as contas antes do vencimento
Por Equipe Organizze
Orçamento tá curto? Confira dicas de como aproveitar o final de ano sem gastar muito
Por Equipe Organizze
Black Friday: 5 sites para monitorar preços e acompanhar os melhores descontos
Por Equipe Organizze
Como manutenções preventivas podem ajudar a diminuir gastos com seu carro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).