O segredo para crescer: controle financeiro e emocional

Escrito por:

Acredite ou não, é muito mais simples fazer controle financeiro se o seu emocional estiver de acordo com essa escolha. E por mais que isso pareça óbvio, na prática não é bem assim.

 

Renato De Vuono, fundador do Café com Finanças escreveu para o Dinheirama “quando o controle emocional está “indo mal”, não há aplicativo financeiro que dê jeito”, e sim, o seu controle emocional,  seu hábito e seu comportamento são os fatores principais para o início do seu sucesso financeiro.

 

Toda satisfação que se procura em objetos externos, seja em bens de consumo ou pessoas, é passageira.

 

Toda compra é ótima até lançarem algo melhor e toda pessoa é ótima até fazer algo que nos desagrade, por isso concentre-se em você. Menos expectativas, menos frustrações.

 

O problema reside no fato de nunca haver saciedade. Pessoas insatisfeitas com suas vidas não se contentam com nada por muito tempo; agindo assim, um dia a conta chega (e vem pesada, financeira e emocionalmente).

 

Você precisa conhecer bem sua vida financeira para poder identificar desperdícios, poupar, fazer planos e investir. E a única forma de fazer isso é controlando seus gastos e receitas.

 

O primeiro passo é básico, mas acredite, muita gente o ignora. Comece a olhar diariamente para o seu extrato bancário. Saiba os valores absolutos mensais de quanto entra e quanto sai da sua conta. Faça esse exercício todo início de mês, olhando também o anterior. Aqui você já vai descobrir se gasta mais ou menos do que recebe.

 

Controle começa com hábito. Boa sorte!

 

Para ler o artigo completo, clique no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Por que é importante registrar os gastos?
Por Equipe Organizze
6 coisas que podem sabotar a renda familiar e como evitá-las
Por Equipe Organizze
6 dicas para alcançar as metas durante a quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Importância da saúde financeira para médicos
Por Alphamar Investimentos
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).