Orçamento tá curto? Confira dicas de como aproveitar o final de ano sem gastar muito

Escrito por:

O final do ano é um dos períodos mais aguardados por muita gente. Afinal, além das festividades – como Natal e festa de Ano Novo, as crianças entram de férias e muitas famílias aproveitam para viajar ou curtir, juntas, alguns momentos de lazer.

 

Contudo, o final do ano também pode esconder algumas armadilhas para o bolso. O orçamento financeiro, por exemplo, costuma encurtar e dificultar a realização de diversas atividades.

 

Se este for o seu caso, não se preocupe. Ter um orçamento mais curto não significa deixar de aproveitar esta época do ano.

 

No artigo de hoje traremos para você algumas dicas de como aproveitar o final do ano sem gastar muito e se divertir com sua família sem comprometer suas finanças. Acompanhe!

 

Planeje-se

 

A primeira dica para aproveitar o final de ano sem gastar muito é manter um bom planejamento. Se você pensa em viajar com a família, procure fechar as férias com antecedência. E isso vale, inclusive, quando as datas comemorativas já estão próximas.

 

O ideal é planejar a viagem antecipadamente e aproveitar eventuais oportunidades de economizar ao longo do ano – seja na passagem aérea, na compra de moeda estrangeira ou na hospedagem. Além disso, desta forma você consegue economizar ao longo do ano e fazer uma boa viagem sem pesar no orçamento.

 

Contudo, quem tiver planos para cair na estrada nas próximas semanas pode começar a se programar a partir de agora. Que tal, de repente, aproveitar a Black Friday para obter bons descontos para o seu final de ano?

 

O mesmo vale para as festas de final de ano – como a Ceia de Natal e o Ano Novo. Quando o orçamento está curto, a melhor coisa a se fazer é planejar os gastos e separar um dinheiro para estas despesas.

 

Estipule um orçamento

 

Uma boa tática para manter um planejamento e organização das finanças no final do ano – mesmo com o dinheiro curto – é estipular um orçamento. Estabeleça um teto de gastos para sua viagem, para a ceia ou para os presentes de Natal e seja fiel a este orçamento.

 

Quando você estipula um limite de gastos está se educando a gastar apenas aquilo que foi estabelecido – evitando, assim, gastar mais do que deveria para cada uma das atividades de final de ano.

 

Esta dica, inclusive, é muito útil para ser utilizada ao longo de todo o ano, nas mais diferentes áreas do seu dia a dia. Trabalhe sempre para manter um planejamento financeiro e um orçamento para cada despesa mensal ou sazonal. Assim ficará muito mais fácil equilibrar seu orçamento, mês após mês.

 

Viaje com a galera

 

Você sabia que é possível economizar muito dinheiro ao viajar em grupo? E é exatamente por isso que uma das maiores dicas para aproveitar o final de ano sem gastar muito é viajar com a galera.

 

Reúna amigos e familiares e organize junto a eles uma viagem de final ou começo de ano. Escolha um destino em conta, faça cotações de hospedagem, alimentação e transporte para o seu grupo de pessoas e feche a viagem em grupo.

 

Em geral, hotéis, restaurantes e empresas de transporte – terrestre, aéreo ou marítimo – oferecem preços diferenciados para viagens em grupo. Por isso, é possível que você economize muito dinheiro na viagem.

 

Procure se informar a respeito dessas opções de viagem em grupo e comece a planejar-se agora mesmo para viajar com a galera e não gastar muito neste final de ano!

 

Prefira atividades gratuitas

 

Caso você esteja com o orçamento muito apertado e tenha decidido passar o final de ano em casa, isso não significa que você deva abrir mão de boas experiências com a sua família. Em inúmeras cidades brasileiras – sobretudo, nas grandes metrópoles – existem uma infinidade de atividades gratuitas para todas as idades e gostos.

 

Você pode visitar um parque, caminhar na praia, ir a um museu ou exposições com entrada gratuita, fazer um piquenique, e tantas outras atividades – em ambientes fechados ou ao ar livre. Aqui, o ideal é usar a imaginação e buscar alternativas gratuitas ou baratas para se divertir.

 

Se o seu orçamento permitir, vale a pena ir ao teatro ou até mesmo dar um pulinho no cinema para assistir a um bom filme. Existem dias e horários nos quais a entrada no teatro ou cinema é mais em conta – e essa é a alternativa ideal para quem não quer gastar muito neste final de ano, mas também não deseja abrir mão do lazer.

 

Pesquise na internet as opções próximas a você e torne o final de ano um momento para compartilhar boas experiências com os amigos ou a família sem gastar muito!

 

Use a criatividade para os presentes de Natal

 

Está tenso com os gastos para compra de presentes de Natal? Então saiba que você está se preocupando à toa.

 

Existem diversas opções para presentear amigos e familiares no Natal sem precisar assaltar seu cofrinho – ou pior, se endividar – para isso. Aqui, a regra de ouro é usar a criatividade para presentear quem você ama.

 

Gosta de bordar? Então que tal fazer um caminho de mesa ou pano de prato para presentear seus familiares? Tem facilidade com pinturas e artes? Então que tal fazer um artesanato ou uma pintura em tela para presente?

 

Se você é daqueles que não têm aptidão para nenhuma destas tarefas manuais, não tem problema. Se o orçamento está apertado, até mesmo uma lembrancinha – como um chocolate – está valendo para presentear aqueles que você ama no final do ano.

 

Use a criatividade e pense em opções econômicas para dar de presente. Chocolates, uma cesta pequena de quitutes ou mesmo um cartão de Natal bem feito podem ser suficientes para não deixar a festa passar em branco e fazer feliz aqueles que você ama!

 

Faça uma ceia compartilhada

 

Por fim, para quem não deixa passar a ceia de Natal ou Ano Novo mas está com medo de gastar muito neste final de ano, uma saída é organizar uma ceia compartilhada com amigos e familiares.

 

Peça a colaboração de cada amigo ou familiar que participará das festividades de final de ano. Deixe a vergonha de lado e combine para que cada um contribua com um prato doce ou salgado ou até mesmo com bebidas.

 

Se cada um ajudar com um pouco, os custos da ceia de final de ano acabam sendo compartilhados e não fica puxado para ninguém, do ponto de vista financeiro. Todo mundo contribui, come e se diverte em conjunto, sem comprometer o orçamento.

 

Seguindo estas dicas ficará muito mais fácil aproveitar o final do ano sem gastar muito e, ao mesmo tempo, sem abrir mão das viagens, passeios e das tão importantes festividades que este período do ano nos proporciona!

 

E você, tem alguma outra dica para aproveitar esta época com o orçamento curto? Deixe seu comentário e compartilhe suas dicas conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Vantagens e desvantagens de pagar as contas antes do vencimento
Por Equipe Organizze
O segredo do enriquecimento
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como manutenções preventivas podem ajudar a diminuir gastos com seu carro
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).