Organize suas finanças com soluções interativas!

Escrito por:

Desde criança nos acostumamos a escutar a famosa fábula da Cigarra e da Formiga. Se aplicada à nossa vida, podemos pensar na seguinte situação: suponhamos um passeio no shopping, no qual você passa por uma loja e gosta muito de alguma roupa interessante. Você não tem mais dinheiro para o mês. O que você faz: decide comprar a roupa no cartão, em 3 vezes ou mais (afinal, você merece), ou aguarda até ter a possibilidade de adquiri-la num próximo pagamento?

 

Se ao chegar em casa, colocando suas finanças na ponta do lápis, você bater a cabeça para descobrir que tem outros objetivos mais importantes e prioritários a cumprir em vez de comprar aquela roupa, você será capaz de se programar melhor para fazer sua escolha, independentemente de qual ela seja!

 

No quesito da educação financeira, o mais importante não é deixar de adquirir algo que você deseja muito e nem se privar de seus sonhos, mas saber que, ao fazer uma decisão de comprar, você é capaz de obter tal bem ou produto de maneira consciente e equilibrada. Isto é educação financeira.

 

Oportunidade para educação e organização financeira

 

Buscar por uma vida financeira saudável, sabendo exatamente onde gastar seu dinheiro e, principalmente, tendo um escopo geral de quais são os maiores gargalos, deveria ser motivo de atenção por parte da maioria das pessoas. Principalmente pra quem planeja o futuro, como uma aposentadoria confortável, realizar aquela tão sonhada viagem para o exterior ou, ainda, comprar uma casa em condomínio fechado em Curitiba, São Paulo, Balneário Camboriú ou qualquer outra cidade dos seus sonhos!

 

Contudo, muitas pessoas acabam gastando todo o dinheiro que deveriam usar em um mês em apenas uma semana. Algumas conseguem se policiar com ajuda de algumas práticas de repressão ao desejo de consumo, como não andar com dinheiro ou cartões de crédito em mãos, mas isso não funciona para todos. Se você se encaixa nesse grupo de gastadores compulsivos e já “tentou” economizar para não ficar sem capital na metade do mês ou mesmo sem condições de economizar para ter uma vida estável no futuro, ferramentas de gestão financeira, como a oferecida pela Organizze pode ser uma ótima opção.

 

Para quem tem dívidas, esse tipo de recurso possibilita verificar de maneira concreta fases e possibilidades ao longo do tempo para pagá-las, estudando juros mais baixos e parcelas que não comprometam a renda familiar mensal.

 

Vantagens de usar ferramentas online

 

É verdade que existem diversos modos úteis, desde uma simples planilha feita à mão em sua agenda ou mesmo um arquivo de Excel, mas por meio de recursos digitais você pode inserir dados com rapidez. E, assim, por meio de pequenos cliques para conferir suas informações financeiras, você não precisará se incomodar em perguntar para onde foi o seu dinheiro no fim do mês.

 

Com ajuda de softwares financeiros, você pode registrar todos os tipos de gastos e receitas que você movimenta e, ainda, verifica a situação dos seus bens.

 

Além do mais, você também consegue planejar o seu orçamento e conferir tudo o que deverá ser pago ou recebido nos próximos dias. Dessa forma, não há como se esquecer de pagar a conta de luz e nem de cobrar o dinheiro emprestado para aquele seu amigo que ficou de devolver o valor de um ingresso no mês passado.

 

Com pequenos lembretes e acompanhamentos, uma plataforma online de gestão de finanças é uma ferramenta extremamente útil para manter o seu dinheiro na conta bancária por mais tempo e ajudá-lo a não cair no cheque especial e em dívidas desnecessárias.

 

Uso de plataformas para gestão financeira

 

Para quem não consegue lidar com softwares complexos e deseja apenas controlar os seus gastos, como o de sua conta de luz, valor do condomínio ou de quando está desembolsando para alugar um apartamento de 2 quartos em Curitiba, por exemplo, quanto mais intuitivos e mais simples forem os aplicativos, melhor! O ideal é que cada usuário faça um teste com a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades e tenha confiança de que suas movimentações financeiras estarão protegidas sob o mais absoluto sigilo.

 

Com o uso desse tipo de ferramenta, a partir do momento em que você consegue manter as contas em dia, você descobrirá que ter um comportamento organizado em suas finanças o ajudará a ir muito além!

 

Manter um comportamento de educação financeira, auxiliado por meio de um software de controle de seu orçamento, não consistirá somente em ajudá-lo a aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro: o ajudará a ter mais responsabilidade e estabilidade em vários campos de sua vida.

 

Usando o dinheiro a seu favor

 

O controle e corte de gastos é uma atividade não muito prazerosa, mas quando realizada com disciplina e, sobretudo, por meio de ferramentas como o Organizze, ela permite que você ganhe dinheiro com isso. Afinal, tendo receitas superiores às despesas, o passo seguinte é investir.

 

Isto, porque quanto mais você conseguir economizar e investir, mais rápido você conseguirá atingir suas metas: todo dinheiro que não está sendo usado, indiferentemente do valor que ele tenha, pode ser aplicado e ter algum tipo de rendimento. É óbvio que, quanto mais dinheiro você tiver para investir, melhor, como por exemplo, se estiver sonhando em comprar um apartamento em Balneário Camboriú.

 

Apenas uma observação: muitas vezes não levamos em consideração que todo investimento requer tempo. Ele funciona como uma mola propulsora para os seus ganhos. É como se você ganhasse um prêmio por manter o seu dinheiro investido por mais tempo. Ou seja: quando mais você aplicar, somado a algum dinheiro que já tiver paradinho em um fundo de aplicações, mais ele irá render!

 

É claro que quanto antes você começar a investir melhor será. Mas se você ainda não começou, não pense que agora já é muito tarde. A verdade é que nunca é cedo ou tarde para começar, o mais importante é investir regularmente!

 

Agora que você já conheceu um pouco mais do potencial de usar ferramentas online de gestão financeira, porque já não cria sua conta no Organizze e começa hoje mesmo a fazer seu dinheiro ser utilizado de forma mais inteligente? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer esta incrível possibilidade de economizar e ter uma vida financeira equilibrada!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para economizar no final do ano
Por Equipe Organizze
Natal: como caprichar na decoração e não gastar quase nada
Por Viva Decora
Livros indispensáveis para uma organização efetiva
Por Instituto Acelere
Viagem de fim de ano: 3 dicas para reduzir o valor do passeio
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).