Passo a passo para limpar o nome no SPC

Escrito por:

De acordo com os dados do SPC Brasil, milhões de brasileiros estão com o nome sujo “na praça”. Nesse sentido, vale destacar que a inadimplência vem aumentando de forma significativa, principalmente devido à crise econômica pela qual o país passa. O número de endividados é cada vez maior e diversos são os problemas para essas pessoas, já que há uma série de restrições para quem está com o nome sujo no SPC.

 

Entre os malefícios de ter restrições no CPF estão a impossibilidade de obter empréstimo, cartão de crédito e financiamentos em instituições bancárias, impossibilidade de comprar através de crediários, além de problemas que afetam o dia a dia, como não conseguir contratar uma empresa de telefone e internet, por exemplo, e não poder ter acesso às vagas de determinados concursos públicos.

 

Por isso mesmo, se você está inadimplente no SPC, é fundamental saber o que deve fazer para limpar o nome e poder voltar a fazer as suas compras e contratar serviços normalmente. Confira nesse artigo todas as dicas e informações que temos para você!

 

1) Consulte o seu nome no SPC

 

O primeiro passo é realizar uma consulta do seu nome no site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para saber quais são as suas dívidas, o valor que você deverá pagar e desde quando você está devendo. Nesse sentido, vale lembrar que o SPC cuida apenas das dívidas em comércios e outros serviços. Portanto, se você está devendo em instituições bancárias o seu nome estará no Serasa, que é o serviço responsável por esse tipo de dívida.

 

2) A negociação da dívida

 

Após fazer a consulta no SPC e descobrir quais são as suas dívidas, o passo seguinte é buscar por uma renegociação da dívida junto à(s) empresa(s) para a qual (as quais) você está devendo. Para fazer a negociação da dívida, vá até o setor financeiro da empresa para a qual você deve e informe que você deseja quitar os seus débitos.

 

Na grande maioria dos casos, as empresas parcelam a sua dívida ou abatem uma parte no valor caso você opte por pagar à vista. Trata-se de um acordo bom tanto para você quanto para o comércio. Fazer acordos amigáveis ainda é a melhor forma de sair da lista de inadimplência.

 

3) Limpe o seu nome em 5 dias úteis

 

De acordo com as informações do Código de Defesa do Consumidor, depois de realizar o pagamento da renegociação de dívida, ou o pagamento da primeira parcela do acordo firmado com a instituição, a empresa deve retirar o seu nome da lista de devedores do SPC em até 5 dias úteis. No entanto, caso isso não aconteça após o pagamento, você deverá entrar imediatamente em contato com a empresa para solicitar que o seu nome seja retirado do SPC.

 

4) O que fazer quando a empresa não tira o meu nome do SPC?

 

Caso você tenha efetuado o pagamento da dívida, ou da primeira parcela do acordo firmado com a empresa, é dever da instituição tirar o seu nome da lista de devedores do SPC em até 5 dias úteis. No entanto, caso o seu nome não tenha saído da lista após os dias terem passado e a empresa não se mostre solícita a fazer o seu dever, conforme as exigências do Código de Defesa do Consumidor, você poderá solicitar uma ação judicial.

 

Com uma ação judicial, além de ser obrigada a tirar o seu nome do SPC, a empresa também pode sofrer um processo por danos morais, haja vista que o nome sujo é algo que pode provocar diversos transtornos a você, como o acesso ao crédito negado por outros comércios. No entanto, é essencial ter em mente que você poderá processar a empresa apenas quando o acordo já foi pago, ou, pelo menos, a primeira parcela dele, e você deverá ter os comprovantes.

 

O indicado, nesses casos, é que você sempre busque fazer um acordo direto com a empresa, já que é comum que, passado os 5 dias úteis, muitas esqueçam de solicitar a retirada do seu nome da lista de devedores do SPC. Portanto, entre com o processo apenas quando a empresa realmente se nega a tirar as restrições do seu nome após o pagamento.

 

5) Em quantos anos uma dívida “caduca”?

 

Por fim, outra forma de tirar o seu nome do SPC é esperar até que a dívida “caduque”, o que ocorre em 5 anos após o seu nome ter sido incluído na lista de devedores da instituição.

 

Porém, vale lembrar que, embora o seu nome saia do SPC e do Serasa após 5 anos, a dívida continua existindo. A diferença, nesse caso, é que depois de caducar o seu nome sai do serviço de proteção ao crédito e a empresa perde o direito de cobrar, bem como perde o direito de processar você pela dívida, enquanto você não tem mais o dever de efetuar o pagamento.

 

Esse artigo sobre como limpar o nome sujo esclareceu as suas dúvidas? Deixe um comentário com a sua opinião!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 ideias de como ter um closet gastando pouco
Por Viva Decora
Como escolher o regime de bens! Conversinha difícil e necessária
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Saiba como evitar e o que fazer em caso de problemas com fornecedores de casamento
Por Wedy.com
Conheça o Fundo Garantidor de Créditos: o “seguro” de seus investimentos
Por Renan Lima
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).