Passo a passo para organizar suas finanças ainda hoje

Escrito por:

É sempre a mesma história, você promete que vai finalmente se organizar financeiramente mas acaba sempre procrastinando, ou pior, fazendo compras por impulso e gastando o que não devia. Chegou a hora de botar a mão na massa, o site Finanças Femininas listou 5 passos para você conseguir organizar suas finanças ainda hoje, nós destacamos 3 deles, confira no post abaixo.

 

1) Comece agora a organizar sua vida financeira

 

Enquanto alguns deixam de cuidar do orçamento por falta de consciência da importância dessa medida ou de organização entre as diversas tarefas diárias, outras pessoas empurram essa iniciativa com a barriga por medo de encarar a sua real situação financeira.

 

Sendo assim, o primeiro passo para controlar as suas finanças é assumir o compromisso de começar. Reserve algumas horas do seu dia para dar início ao processo.

 

2) Coloque suas receitas e despesas no papel

 

Esta é a hora de colocar a mão na massa e passar para o papel as suas receitas e despesas. Para fazer uma boa organização financeira, é interessante que você faça uso de uma ferramenta de organização, seja um aplicativo ou planilha.

 

Para montar seu orçamento, você deve começar listando todas as suas fontes de receita do mês (como salário, pagamento de freelas, aluguel). Depois é hora de anotar as despesas, as fixas (como parcela do carro, mensalidade da escola, plano de saúde) e variáveis (como conta de celular, gastos no supermercado). Com essas informações em mãos, você poderá fazer a projeção de gastos do mês e descobrir quanto da sua renda já está comprometida. Repetindo esse processo mês a mês você terá uma visão muito mais analítica sobre a sua média de gastos.

 

3) Veja onde há margem para corte no orçamento

 

Olhando para o seu orçamento, será muito mais fácil também avaliar quais gastos são desnecessários ou podem ser reduzidos entre as suas contas. Por exemplo, o seu pacote super completo da academia está valendo a pena? Você tem usado o seu telefone fixo? Sua anuidade do cartão de crédito está muito cara? Esse é o momento, portanto, de avaliar as suas despesas e buscar alternativas, cortando aquilo que é possível e negociando valores.

 

Uma dica para se guiar nessa avaliação é a regra dos 50/30/20: onde 50% da sua renda líquida é destinada a despesas essenciais (como aluguel, telefone, luz), 30% para despesas supérfluas (lazer, aquisições pessoais) e 20% para os seus investimentos.

 

Clique no botão baixo e confira os próximos passos.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como viver de renda: 6 passos para planejar seu futuro
Por Ana Cláudia Inez
Consórcio, financiamento ou empréstimo: o que compensa mais?
Por Equipe Organizze
4 formas de jogar dinheiro fora
Por Equipe Organizze
Vale a pena optar pelo saque do FGTS?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).