Pensar fora da caixa: 5 livros que mudarão tudo em sua vida!

Escrito por:

Você já deve ter ouvido a expressão “pensar fora da caixa”, né? O pensamento foi usado pela primeira vez pelo americano John Adair, em 1969, mas até hoje influencia muitas pessoas. A frase é utilizada para incentivar alguém a pensar diferente de sua zona de conforto, tentar coisas novas e ter novas perspectivas de ideias e ações rotineiras.

 

Mas como podemos usar isso nos negócios e na vida pessoal? O educador financeiro, Ricardo Pereira, escreveu ao Dinheirama uma lista de livros que ajudam a incorporar esse conceito no dia a dia. Confira alguns dos destaques!

 

1- “Fora de Série”, de Malcom Gladwell

 

O livro “Fora de Série”, escrito por Malcolm Gladwell, é uma das obras mais indicadas para quem quer entender os motivos que levam algumas pessoas ao sucesso e outras não.

 

Muitos dos estudos do livro foram feitos com base em personalidades como Bill Gates, os Beatles e Mozart,  pessoas que tiveram um desempenho acima da média nas atividades que desenvolveram.

 

No livro, Gladwell explica que ninguém consegue o sucesso somente por suas “próprias forças”; o sucesso, via de regra, é conquistado, segundo o autor, por uma conjuntura de fatores, como vantagens ocultas, heranças culturais, famílias poderosas, interesses ocultos, entre outros.

 

2- “A arquitetura da felicidade”, de Alain de Botton

 

O escritor Alain de Botton é um dos autores que trabalharam com pensamento de “pensar fora da caixa” e na sua obra sobre o assunto ele procura mostrar que o ambiente onde vivemos é um dos principais influenciadores de nossa vida.

 

Para esse autor, a “arquitetura da vida” é capaz de estragar ou melhorar a vida profissional ou pessoal das pessoas, o que se traduz em como e porquê escolhemos e como lidamos com as consequências desse processo. Tudo isso está descrito em “A arquitetura da felicidade”.

 

3- “Freakonomics – O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos afeta”, de Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt

 

O livro “Freakonomics – O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos afeta” é uma das obras mais conceituadas que falam sobre o ensinamento de “pensar fora da caixa” no mundo dos negócios.

 

Este livro foi escrito com diversos dados estatísticos, exemplos e ferramentas. É recomendado para pessoas que querem novas perspectivas sobre o mundo dos negócios e não aceitam tão facilmente alguns conceitos do mercado.

 

4- “O Poder de Pensar Fora da Caixa” de William N. Thorndike Jr.

 

O livro “O Poder de Pensar Fora da Caixa” é uma obra reconhecida sobre o ensinamento de fazer diferente, surpreender e ser surpreendido. No livro, o autor apresenta um relato com lições de 8 executivos do mundo dos negócios que superaram problemas que pareciam aparentemente impossíveis de serem solucionados.

 

Na obra, são expostas as características e métodos que ajudaram esses líderes alcançar um desempenho excepcional. William N. Thorndike Jr. compartilha suas pesquisas e experiência ao apresentar histórias reveladoras, lições indispensáveis e um modelo alternativo para todos os interessados em liderar ou criar uma empresa de sucesso.

 

Clique no botão abaixo e continue vendo as dicas de livros.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 desejos para realizar sem dinheiro
Por Equipe Organizze
6 aplicativos para gerenciar gastos pessoais
Por Equipe Organizze
Dicas pra não gastar demais no happy hour
Por Equipe Organizze
4 lições poderosas do minimalismo
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).