Planejando o casamento dos sonhos sem dívidas

Escrito por:

O dia do seu casamento deve ser um dos mais lindos de sua vida, com toda pompa e circunstância que essa data merece. E você pode ter o casamento do seu sonho sem comprometer o orçamento do casal logo no início da vida a dois. Antes do tão esperado momento de dizer “eu aceito” é necessário que você planeje todas as despesas que envolvem esse evento.

 

De maneira geral, casamentos costumam ser caros e por esse motivo alguns casais abrem mão do sonho e resolvem simplesmente morar junto. Um bom planejamento financeiro permitirá que você e seu amor comecem com o pé direito a vida dois.

 

Me chamo Rafaela Ostermann, sou economista, já fui noiva e planejei meu casamento sem  entrar no vermelho. Hoje sou Encantadora de Noivas do Mecasei.com e vou ajudar a você a ter um casamento sem dívidas. O orçamento deverá ser a primeira etapa na organização do seu casamento. Você deverá estipular com antecedência quanto pode gastar e planejar tudo de acordo com esse valor.

 

Coloque em uma planilha o montante de dinheiro que você tem reservado e inclua também se você receberá valores de algum familiar. No caso de receber ajuda, é importante que cada decisão seja compartilhada com a pessoa que ajudará no financiamento do seu casamento, afinal ela está participando diretamente na organização do seu sonho e poderá, inclusive, dar palpites na lista de convidados e outros.

 

Se caso for necessário juntar mais algum dinheiro, defina o quanto poderá ser separado da renda mensal para o Grande Dia. É muito importante que você reserve algum dinheiro para algum imprevisto ou emergência que possa surgir. Algumas plataformas online podem ajudar você nessa etapa. O Mecasei.com oferece aos seus noivos uma ferramenta chamada Planejamento. Através dela você pode estipular o valor total a ser investido no seu evento e adicionar todas as tarefas a serem cumpridas com os seus respectivos valores. Além de controlar o orçamento, você pode também informar o prazo para a execução da tarefa e uma descrição (contato do fornecedor, informação sobre o serviço, etc). Ou seja, ajuda na organização do seu Grande Dia.

 

É fundamental que você pesquise antes de fechar o seu orçamento. Pesquise o preço médio dos principais serviços a serem contratados. Nessa fase não é necessário decidir o fornecedor é apenas para ter ideia do valor praticado no mercado. Pesquise parcerias entre fornecedores. Por exemplo, ao entrar em contato com algum fornecedor de espaço para casamentos, questione sobre parcerias com DJs, buffet, iluminação… Assim, você poderá fechar um “pacote” e economizar além de dinheiro, tempo também. Negocie sem timidez e peça desconto. Pagamentos à vista costumam ser uma boa opção para garantir o desconto com o fornecedor, já que para pagamentos com cartão de crédito há um custo operacional por cada transação.

 

Por fim, priorize as suas decisões. Você pode ter o casamento dos seus sonhos, mas talvez seja necessário você sacrificar alguns itens (talvez aquele tão sonhado convite com aplicação de renda francesa) para investir em outros que sejam suas prioridades – talvez seja o vestido de noiva mais glamuroso ou o salão de festas mais pomposo da cidade. O planejamento de um casamento é tão importante quanto a execução da sua organização. Muitas vezes, os primeiros hábitos financeiros do casal são criados nesse momento.

 

Não esqueça de manter o controle financeiro pessoal sempre atualizado até o altar e além. Isso faz toda a diferença!

 

Gostou desse post? Comente! Tem alguma dica? Compartilhe com a gente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Por que você deveria analisar seu padrão de vida?
Por Fran Guarnieri
Qual a relação dos zumbis com o dinheiro?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
4 dicas infalíveis para planejar as férias perfeitas
Por Renan Lima
7 hábitos que você pode adotar para ter mais produtividade e sucesso
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).