Por que as pessoas tem problemas financeiros?

Escrito por:

Você está passando por problemas financeiros? Conhece alguém que esteja passando por alguma dificuldade financeira? Tem idéia de quais são as causas de estar passando por esses apertos?

 

A falta de educação financeira é comum na vida dos brasileiros, e isso não sou eu quem estou falando, as pesquisas revelam isso. O SERASA Experian realizou uma pesquisa esse ano que revelou que mais de 58 milhões de brasileiros se encontram inadimplentes.

 

E alguns pontos podem estar atrapalhando no controle financeiro dessas pessoas. A primeira reflexão que trago aqui é sobre a crença de que se ganhar mais dinheiro, seus problemas financeiros estarão acabados, sinto lhe informar, mas dinheiro NÃO resolve problemas financeiros.

 

É um erro achar que ganhar mais dinheiro vai ser a solução para seus problemas. Não adianta você ganhar 10, 20, 50 ou 100 mil reais por mês se você não tiver um planejamento financeiro adequado à sua realidade.

 

Se você não tem bons hábitos relacionados ao dinheiro, disciplina e um planejamento, é bastante provável que não consiga atingir seus objetivos e enfrente problemas relacionados ao dinheiro. Parece até um pouco clichê mas se você perguntar para qualquer educador financeiro, o primeiro conselho que ele vai te dar é justamente para viver com menos do que ganha e isso independente do quanto você ganha por mês.

 

A verdadeira riqueza está mais relacionada a quanto se acumula e o seu padrão de vida.

 

Ainda não se convenceu de que ganhar mais não garantirá que seus problemas financeiros sejam resolvidos? Ok, a mídia publica praticamente todo mês casos de celebridades, ex-jogadores/atletas, ganhadores da loteria e outras pessoas que ganharam milhões e perderam tudo o que possuíam. Então, sim, é possível falir mesmo que você tenha ganhado rios de dinheiro no passado. Uma pessoa que ganha 50 mil reais por mês está suscetível as mesmas armadilhas que uma pessoa que ganha mil.

 

Não espere um aumento de salário para começar a poupar, comece desde hoje a economizar a fim de evitar imprevistos, ter uma reserva financeira será importante para a tomada de decisões futuras e também para uma segurança caso alguma emergência aconteça.

 

Um dos grandes vilões dos problemas financeiros é o consumismo em excesso. Um tempo atrás falamos, nesse artigo, sobre as causas e influências no consumo.

 

O ser humano adora fazer compras e normalmente essas compras são feitas porque estamos influenciados emocionalmente a comprar, e isso está atrelado a satisfazer uma necessidade instantânea. Compras acima da nossa capacidade de pagamento são um problemão para o nosso bolso, por isso, a importância de se planejar antes de comprar algo.

 

Se você quer se livrar ou evitar problemas financeiros, comece pelas coisas que estão ao seu alcance. Esses tempos eu estava insatisfeito com o plano de serviços que a minha operadora de celular disponibilizava e resolvi pesquisar algum outro plano que se enquadrasse as minhas necessidades. Resultado, encontrei um plano que oferecia basicamente as mesmas coisas por um preço bem melhor, acabei descobrindo que eu pagava por serviços que eu nem utilizava.

 

E se tratando de suas despesas mensais, você pode enxugar seus gastos cortando despesas supérfluas, despesas com restaurante, etc., porém você só descobrirá essas despesas se souber todos seus gastos e despesas mensais, por isso, o app da Organizze pode facilitar esse controle  e você pode identificar para onde seu dinheiro tem ido.

 

Seguindo essas dicas você já vai dar um passo a mais rumo a se organizar financeiramente. Uma outra questão importante é se manter atualizado e estudar sobre Educação Financeira, já que não aprendemos a lidar com o dinheiro em casa, na escola ou faculdade.

 

Talvez você esteja se questionando “Mas é muito caro um seminário ou curso sobre isso” e ai eu questiono você, será que você não tem dinheiro ou é falta de prioridade?

 

Portanto, a mensagem final desse artigo é para que você continue consumindo os materiais gratuitos que existem na Internet e dê prioridade à educação financeira,  aprender a cuidar e investir seu dinheiro. A maneira mais rápida de conseguir isso é através do conhecimento. Invista no seu conhecimento hoje para colher coisas boas e fazer um futuro financeiro melhor para você e sua família.

 

Grande abraço e até logo!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como manutenções preventivas podem ajudar a diminuir gastos com seu carro
Por Equipe Organizze
Dinheiro x Felicidade: afinal, quanto custa ser feliz?
Por Alphamar Investimentos
5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).