Por que é importante registrar os gastos?

Escrito por:

Você sabe para onde vai cada centavo do seu salário? Responder “sim” para essa pergunta te faz ser diferente de uma grande parte dos brasileiros, que não possuem o hábito de registrar tudo que entra e sai do bolso.

 

A indiferença sobre o destino do seu próprio dinheiro pode gerar problemas financeiros nada fáceis de resolver, como as temidas dívidas com o cartão de crédito, por exemplo.

 

Mas porque é importante registrar os gastos? Listamos alguns motivos pelos quais sempre recomendamos o registro de receitas e despesas, confira no artigo a seguir!

 

1 – Você precisa saber o destino do seu dinheiro

 

Fazer um controle mais rigoroso das contas ajuda a identificar o seu padrão de consumo e quais são os impactos que os gastos geram nos seus ganhos. Nesse sentido, o registro de gastos é o ponto de partida. Se não houver um registro preciso das movimentações realizadas, dificilmente será possível fazer uma análise mais precisa.

 

Para um acompanhamento mais direcionado, vale a pena fazer uma separação dos gastos por categorias, como, por exemplo, supermercado, aluguel, energia elétrica, água, saúde, lazer e transporte.

 

Além disso, vale dar destaque para os pequenos gastos, pois, no somatório total, podem representar grande quantia que, se não for acompanhada, pode causar a sensação de que o dinheiro “sumiu”.

 

2 – Tome decisões mais assertivas sobre o seu dinheiro

 

Depois de entender melhor o seus hábitos de consumo, você pode começar a tomar decisões sobre os seus gastos. Onde você pode gastar menos? Todos os seus gastos são necessários? Você precisa fazer renda extra para pagar suas contas básicas?

 

Tudo isso só é possível responder e analisar depois de algum tempo fazendo o registro de gastos.

 

3 – Só o registro de gastos não vai resolver o problema

 

É preciso fazer mais. Além de registrar e analisar, é preciso adotar hábitos mais saudáveis para seu bolso e transformar todos os insights que você teve ao registrar os gastos em ação.

 

O que você pode fazer hoje para melhorar sua vida financeira?

 

4 – Como fazer o registro de gastos?

 

Fazer esse controle não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia tem facilitado muito, e por isso não podemos deixar de usufruir desses benefícios. O Organizze é o sistema perfeito pra isso. Você pode registrar suas despesas e receitas e, no final do mês, pode tirar relatórios que te ajudam a entender melhor como está a sua situação financeira, além de vários outros recursos que só agregam na busca pela estabilidade financeira.

 

Para ficar ainda melhor, você pode acessar o Organizze pelo aplicativo para celular ou para computador. Confira mais detalhes sobre o sistema clicando aqui.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 lições financeiras que a pandemia ensina
Por Equipe Organizze
Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade
Por Tiago Trespach Marques
4 hábitos para evitar gastos desnecessários
Por Equipe Organizze
O que fazer para sair do endividamento?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).