Qual o melhor investimento de 2017?

Escrito por:

Nunca espere ter esta resposta segura de ninguém, seja em 2017 ou nos anos seguintes. Infelizmente, ninguém tem bola de cristal e qualquer exercício de tentar adivinhar o futuro seria inevitavelmente cair na arte da previsão, que consiste em antecipar o que vai acontecer e depois explicar o porquê não aconteceu. Como também não pretendo dar explicações no futuro, prefiro compartilhar a forma mais inteligente de gerir investimentos, independente do cenário.

 

Uma boa maneira começar é olhando o passado. Ao longo dos anos, o desempenho dos investimentos sempre foi incerto e não há expectativa de que isso mude. A “Tabela Periódica de Economista”, abaixo, apresenta o retorno histórico das principais estratégias de investimentos no Brasil, do melhor para o pior índice de em cada ano. Fora o período de ouro da Bolsa de Valores, entre 2003 e 2007, não necessariamente o melhor investimento em um ano continuou com o melhor rendimento no ano seguinte, pois há sempre grandes mudanças que acabam impactando o retorno dos investimentos. Nesse cenário de mudanças, qual seria a melhor estratégia para investir o seu dinheiro?

Tabela Periodica

Tabela Periódica de Economista

Notas Tabela Periodica

Legenda da Tabela Periódica de Economista

 

Primeiro, é essencial saber o prazo para utilização dos recursos, conforme o objetivo do investimento: curto, até 2 anos, médio, acima de 2 anos ou longo, acima de 5 anos. A resposta ajuda no processo de construção de uma carteira diversificada, com a seleção das estratégias mais adequadas em cada período. Para períodos de curto prazo, o ideal é focar em renda fixa e, para períodos mais longos, pode-se avaliar a inclusão de outras estratégias com mais risco, como multimercados e ações.

 

A proposta de composição de uma carteira diversificada parte do conceito de buscar a maior eficiência na alocação dos ativos, dado um nível de risco aceitável. Esta estratégia é fundamentada pela Teoria Moderna do Portfólio, publicada em 1952, pelo economista norte-americano Harry Markowitz. Em 1990, em reconhecimento ao desenvolvimento da teoria, Markowitz foi condecorado com o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Portanto, o benefício de uma carteira diversificada já foi validado e reconhecido e deve ser implementada por investidores que buscam rendimentos consistentes.

 

Isso posto, em segundo lugar, é importante que construir uma carteira alinhada com o seu perfil. Uma carteira de investimentos desalinhada pode te dar alguns sustos e não permitirá colher os benefícios da diversificação. É como em uma viagem de carro. Imagine que te dou uma carona e digo que andarei a 80 Km/h, pois assim você se sente confortável e seguro. Porém, ao chegar à autoestrada atinjo a velocidade de 110 Km/h. É fácil visualizar você se segurando na cadeira, com medo de algo dar errado. Ao colocar risco demais na carteira de investimentos, um investidor com perfil conservador não suportará as oscilações e poderá sair em períodos de quedas, justamente, o pior momento. Logo, ao entender o seu perfil, será possível selecionar a carteira diversificada ideal para você. Bancos e corretoras realizam testes de perfil e apresentam sugestões de carteiras personalizadas.

 

Agora que você já sabe o melhor investimento de 2017 e dos anos que virão pela frente, mãos à obra! Monte sua carteira diversificada e bons investimentos!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: 5 sites para monitorar preços e acompanhar os melhores descontos
Por Equipe Organizze
Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
O que são Small Caps: conheça as pequenas ações da Bolsa
Por Ana Cláudia Inez
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).