Quer mudar de vida e investir na Bolsa de Valores? Seja um Trader!

Escrito por:

Fim de ano vai chegando e muitas pessoas começam a fazer planos para o futuro. As resoluções de ano novo estão sempre recheadas de promessas para emagrecer, viajar mais ou mudar de vida. No entanto, como sabemos bem, essas resoluções não costumam sair do papel.

 

Muitas pessoas prometem mudar hábitos e buscar novos horizontes, mas tudo isso acaba ficando apenas no mundo das ideias. Existe uma área que é bastante lembrada nesta época do ano: as finanças. Mudar de emprego, quitar dívidas e investir são alguns dos juramentos feitos, mas nunca cumpridos.

 

Pouca gente sabe, contudo, que mudar de vida pode ser menos complicado do que parece! Sabia que dá pra ganhar dinheiro na internet de forma honesta e segura? Pode soar como algo impossível (ou até como publicidade enganosa), e você está certíssimo em desconfiar. Afinal, o que mais vemos por aí são propagandas que prometem e não cumprem.

 

Porém, este definitivamente não é o caso. Ser dono do próprio dinheiro é uma das coisas mais desejadas por todos. E é possível de se realizar sem ter que abrir o próprio negócio. Já pensou em investir na Bolsa de Valores e viver de seus rendimentos? Essa é uma opção que cada vez mais brasileiros estão fazendo.

 

Quem vive exclusivamente da Bolsa é conhecido no mercado como Trader. Ficou interessado em saber mais sobre essa alternativa para transformar sua relação com as finanças? Continue lendo!

 

O que faz um Trader?

 

Antes de mais nada é preciso dizer: ser Trader é um estilo de vida. Isso significa saber fazer o dinheiro trabalhar por você. Controlar seus próprios horários e ser dono do próprio nariz é um sonho mais próximo do que imagina.

 

Quantas vezes não desejou trabalhar curtindo o sol à beira mar? Ou quis tirar uns dias de folga para viajar, mas não pôde por causa de compromissos no trabalho? Sendo Trader, você só precisa ter acesso à internet para gerenciar seus investimentos de onde quer que esteja.

 

Existem dois tipos mais conhecidos de Traders. Focados normalmente em operações de curto prazo, esses investidores conseguem aproveitar os momentos de intensa volatilidade do mercado para realizar lucros.

 

→ O Day Trader compra e vende ativos em um intervalo menor que um dia. Muitas vezes as operações duram apenas alguns minutos, mas oferecem alta rentabilidade. Um ponto positivo é que o investidor não precisa pagar ou receber o valor total que está movimentando, e sim apenas a diferença do valor de compra e de venda do ativo. Atrelada a isso está outra vantagem: a alavancagem. Ela permite negociar entre 6 e 30 vezes o valor que o investidor realmente possui.

 

→ O Swing Trader também é um investidor de curto prazo. Eles realizam operações com duração entre 1 dia e 2 semanas e o retorno costuma ser bastante generoso. Contudo, diferentemente do Day Trade, não é possível fazer uso da alavancagem. Deste modo, o investidor só pode lançar mão dos recursos que realmente possui.

 

Como se tornar um Trader e viver da Bolsa?

 

Ao contrário do que muitos imaginam, ser um investidor profissional não exige nenhuma formação. Isto é, mesmo se não for formado em Economia ou Ciências Econômicas, você pode aprender a viver da Bolsa de Valores.

 

Você só precisa compreender a dinâmica do Mercado Financeiro e como aproveitá-la ao máximo. Para além do conhecimento técnico, quem quer se tornar um Trader de sucesso precisa ter visão estratégica e ser bastante persistente para lidar com os momentos de adversidade.

 

Veja alguns passos que você deve seguir para começar a fazer seu dinheiro trabalhar por você:

 

→ Foque no conhecimento – estude com afinco e, mesmo se já for experiente no assunto, nunca abra mão de acompanhar o mercado. O conhecimento será fundamental para guiar sua tomada de decisão. Ao estudar, você conseguirá encontrar investimentos melhores que a poupança, por exemplo.

 

→ Delimite seus objetivos principais – pare e se pergunte: o que eu quero com isso, afinal? Os resultados que espera de seus investimentos nunca podem ser esquecidos, já que eles serão responsáveis por te manter fiel à sua estratégia.

 

→ Defina seu perfil de investimento – você precisa descobrir quais modalidades de investimento melhor se adequam aos seus objetivos. Sua sensibilidade ao risco, por exemplo, pode ser um fator decisivo para definir seu perfil de investidor. De todo modo, você deve ter em mente que manter uma carteira diversificada protege seu dinheiro e potencializa seus resultados.

 

→ Conte com a ajuda de profissionais – se você é iniciante, nada melhor do que ter alguém confiável para te ajudar a seguir o melhor caminho, não é? E, mesmo os investidores mais experientes, também podem contar com ajuda profissional em momentos decisivos.

 

Pedir ajuda não é nenhum demérito, pelo contrário, demonstra o valor que você dá ao seu dinheiro ao buscar a melhor forma de investi-lo.

 

Viu só como existem novas possibilidades bem ao seu alcance? Ser um Trader é uma ótima proposta, mas não pense que será moleza: obter excelentes resultados em suas aplicações vai te demandar muita disciplina e dedicação. Ou seja, o sucesso depende de você e da sua força de vontade!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Invista sem atalhos: os benefícios de um investimento bem planejado
Por Felipe Modenese
O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
4 formas simples de tornar seus dias mais produtivos
Por We Mentor
5 hábitos que acabam com o seu dinheiro
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).