Racionamento de gasolina: como economizar?

Escrito por:

A paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, causou uma série de transtornos no dia a dia de boa parte da população, principalmente por conta do desabastecimento nos mais diversos setores da economia. Em todo o país, muitas pessoas ficaram sem transporte – privado ou público – por conta da falta de abastecimento nos postos de combustíveis, e acabaram encontrando dificuldades de encontrar produtos básicos de consumo nos supermercados, como frutas e verduras, além de outros alimentos.

 

Todos nós esperamos que uma situação de desabastecimento como esta não volte a ocorrer no Brasil, não é verdade? Apesar disso, sempre existe a possibilidade de haver situações adversas em nosso dia a dia, que pode até mesmo impossibilitar nossa locomoção – como ocorreu durante a paralisação dos caminhoneiros.

 

Para estes casos nos quais o racionamento de combustível se faz necessário e urgente, existem algumas práticas simples que podem ser bastante úteis para economizar gasolina, álcool ou diesel e passar menos sufoco devido à falta de abastecimento nos postos. Continue a leitura do artigo de hoje e conheça algumas alternativas para a economia de combustível em caso de necessidade.

 

Pegar (ou oferecer) carona

 

Pegar uma carona em uma situação de racionamento de combustível pode ser uma excelente opção para economizar no álcool ou gasolina e evitar ficar com o tanque vazio. Na hora de ir para o trabalho, por exemplo, combinar com um familiar, amigo ou colega de trabalho uma rotina de carona solidária: um dia, você oferece carona enquanto, no dia seguinte, você pega carona, em um verdadeiro rodízio para evitar gastos desnecessários de combustível.

 

É possível, inclusive, ser adepto a esta prática também em situações normais, onde não há qualquer tipo de escassez de combustível. Afinal de contas, este hábito pode fazer você e muitas outras pessoas economizarem não só combustível, mas também um bom dinheiro no final do mês!

 

Optar pelo Home Office

 

Se o seu trabalho permitir, vale a pena optar pelo Home Office enquanto há racionamento de combustível ou eventos que, de alguma forma, limitem sua locomoção. Quem trabalha em home office pode realizar todos os seus afazeres profissionais de qualquer lugar – inclusive de casa, não havendo necessidade de locomoção para o trabalho.

 

Assim como a carona solidária, o home office não precisa, necessariamente, ser utilizado somente em momentos de dificuldade de locomoção. Que tal aproveitar estes momentos para sugerir ao seu chefe uma mudança na sua rotina de trabalho, transformando um ou dois dias de trabalho no escritório pelo trabalho em home office?

 

Se você for uma pessoa organizada e comprometida, certamente o home office pode ser uma excelente opção para não apenas economizar combustível e dinheiro com transporte, mas também uma maneira de economizar tempo e aumentar sua produção no trabalho. Pense nisso!

 

Utilizar bicicleta

 

Utilizar a bicicleta como meio de transporte pode não ser uma tarefa tão fácil em muitas cidades pelo país. Nas capitais, no entanto, este meio de transporte alternativo pode salvar muita gente que mora perto do trabalho – principalmente quando há necessidade de racionamento de gasolina e outros combustíveis.

 

Além de barata e prática, a bicicleta também pode ser uma excelente ferramenta para praticar exercícios diariamente. Por isso, se você tem uma bicicleta e pode utilizá-la para se locomover até o trabalho ou até outros locais no dia a dia, considere esta possibilidade!

 

Pedir férias no trabalho

 

Nos momentos de dificuldade – como aqueles vivenciados por boa parte da população brasileira devido à paralisação dos caminhoneiros em 2018, vale a pena também pedir férias no trabalho. Se suas férias já estão para vencer, por exemplo, este pode ser o momento ideal – para você e para empresa – para tirá-las.

 

Converse com o RH da sua empresa e verifique a possibilidade de tirar férias ou até mesmo fazer uso daquelas folgas que você tem para tirar já há bastante tempo. Nestes momentos, uma saída eficiente para a empresa e para o trabalhador é tudo o que se precisa, não é mesmo?

 

Utilizar serviços de Táxi ou Uber

 

Fazer uso dos serviços de táxi ou Uber pode ser mais uma opção para quem precisa se locomover pela cidade quando há racionamento de gasolina e outros combustíveis, ou em outras situações de desabastecimento dos postos.

 

Você pode estar se perguntando: se falta combustível, como utilizar um carro para se locomover? A gente responde: acontece que muitos dos veículos utilizados como táxi ou Uber possuem um cilindro de gás natural veicular (GNV) que, em momentos de racionamento de combustível, costuma estar disponível no mercado.

 

Desta forma, veículos que utilizam o GNV para circular acabam não sendo afetados pelo desabastecimento nos postos de combustíveis, e se tornam opções bastante interessantes para quem não pode trabalhar em home office, pegar carona ou ir até o trabalho de bicicleta.

 

Se você não sabia desta possibilidade, vale a pena ficar atento caso haja necessidade em uma próxima oportunidade. O Uber ou os táxis que circulam pelas cidades brasileiras podem ser extremamente úteis para economizar combustível em situações como estas!

 

Preço abusivo do combustível: o que fazer?

 

Esta não é, na prática, uma dica de como economizar combustível em caso de racionamento de gasolina. Porém, é preciso que você preste máxima atenção na questão do preço abusivo do combustível.

 

Uma situação de desabastecimento dos postos de gasolina costuma – como você já deve ter percebido em sua cidade – resultar na elevação do preço dos combustíveis, resultando em preços abusivos praticados por diversos postos, nos mais diferentes lugares do Brasil. E, diferente do que muita gente acredita, é possível realizar algumas ações que possam ajudar a inibir este tipo de abuso.

 

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é a responsável por fiscalizar eventuais abusos de preços nos postos de gasolina do Brasil. O consumidor que encontrar preços abusivos – seja da gasolina, álcool ou diesel – pode denunciar o caso por meio do telefone 0800-970-0267 da ANP, ou acessando o site da agência.

 

As denúncias referentes aos preços abusivos dos combustíveis, não só em situações de racionamento de gasolina, mas em qualquer outro momento, também são recebidas pelos Procons regionais. Basta verificar qual é o Procon que atende a sua região e fazer a denúncia.

 

Você tem alguma outra dica para economizar combustível em momentos de racionalização de gasolina e álcool ou de desabastecimento dos postos de combustíveis no país? Então deixe aqui seu comentário e compartilhe com a gente sua sugestão!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Guia básico de como cuidar melhor do seu dinheiro
Por Equipe Organizze
Como economizar dinheiro na faculdade
Por Equipe Organizze
Cozinha: dicas de como economizar e reaproveitar água dentro de casa
Por Viva Decora
5 escolhas que fazem a diferença no orçamento
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).