Registrar, organizar e planejar: a tríade do sucesso financeiro

Escrito por:

Não, apenas anotar todos os gastos NÃO vai mudar sua vida financeira.

 

Se você pensa que saber detalhadamente quanto gasta, desde aluguel, comida, energia elétrica, até gastos menores, como na padaria, no sinal e com presentes vai resolver seus problemas com o dinheiro, se enganou.

 

A mudança financeira é muito mais do que simplesmente agenda com datas de pagamentos e planilhas de Excel. Registrar os gastos é apenas uma das partes desse sucesso financeiro. Eu diria que podem ser divididos em três: REGISTRAR, ORGANIZAR E PLANEJAR.

 

1ª parte – REGISTRAR:

 

É o passado, o que você JÁ gastou, mesmo que ainda tenha parcelas à frente. Você irá anotar os gastos, levantar as dívidas e prestações. Quanto mais detalhado melhor, e não se esqueça de anotar também despesas com IPTU, IPVA, seguros, presentes de aniversário e amigo secreto, entre outros gastos sazonais que podem ser esquecidos.

 

Aqui você terá CLAREZA. Como se você fizesse um raio-X das suas finanças.

 

2ª parte – ORGANIZAR:

 

Você irá separar os gastos por categorias. Por exemplo: despesas com moradia, como aluguel, água, luz, IPTU e condomínio; gastos com transporte, sendo gasolina, IPVA, seguro, Uber, passagens de ônibus; gastos com educação, com alimentação, com lazer, entre outros. Nessa parte você saberá qual o destino do seu dinheiro, e a partir de então verificar se está gastando demais em algum ponto.

 

Aqui é a parte da SEGMENTAÇÃO.

 

3ª parte – PLANEJAR:

 

É o futuro. Você vai estabelecer metas. Transformar sonhos em objetivos. Irá verificar onde você tem gastos sob controle e onde pode melhorar, daí a importância da segmentação. A partir de então, pode estabelecer novas ações, como: reduzir despesas, criar nova fonte de rende e investir. No planejamento é onde você irá transformar os sonhos em objetivos e planejar como atingi-los, pois só um estímulo fará com que você faça certos sacrifícios e adeque seu plano a realidade. É a MUDANÇA.

 

Essas 3 partes são possíveis de fazer no aplicativo da Organizze, nele você pode registrar seus gastos, separar por categoria e ainda estipular uma meta. Mas lembre-se que o APP é apenas uma ferramenta, quem vai executar isso tudo é você.

 

Bom, já ficou um pouco mais claro de como ter uma vida financeira saudável? Espero que sim, mas saiba que mesmo sabendo o que fazer muitas vezes é preciso de ajuda para executar, alguém que “aperte o botão”. E se sentir essa necessidade, procure por alguém preparado.

 

Eu sou o Tiago, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduando em Gestão Financeira. Atualmente me preparo pera ser consultor financeiro pelo Instituto SOAPER. Também me proponho a ajudar pessoas a melhorar sua relação com o dinheiro no perfil do Instagram gestaofinanceira_.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Ansiedade: como organizar sua vida financeira pode te ajudar?
Por Equipe Organizze
Como manter as dívidas dentro do orçamento?
Por Equipe Organizze
Educação financeira: 5 dicas para o novo ano
Por Equipe Organizze
Reserva de emergência: o que é e como fazer
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).