Saiba como conciliar a vida pessoal e profissional!

Escrito por:

Diante de uma realidade cada vez mais competitiva e corrida, onde as horas literalmente voam, um dos grandes desafios para mulheres empreendedoras é conciliar a vida pessoal e profissional.

 

Além das inúmeras tarefas que as ocupações nos mais diversos cargos exigem, existem ainda as demandas da casa, como relacionamento, organização das finanças e educação das crianças — isso para citar apenas alguns exemplos.

 

Para dar conta de tudo sem deixar de lado a veia empreendedora e sem sobrecarregar a sua rotina, é preciso colocar em prática algumas iniciativas. Por isso, elaboramos este post com algumas dicas que poderão fazer a diferença no seu dia a dia.

 

Quer encontrar o equilíbrio em suas atividades? Então, venha conosco e veja como conciliar a vida pessoal e profissional pode ser mais simples do que você imagina!

 

Mude o seu cotidiano

 

A primeira dica para você deixar de centralizar todas as atividades da vida familiar é mudar a rotina. Caso o seu dia a dia esteja em um ritmo frenético, sem que você tenha tempo para fazer muitas coisas que, antes, eram prioridades, é hora de colocar um ponto final.

 

Faça uma reflexão sobre os prós e contras de tudo o que vem fazendo parte da sua vida e veja onde é possível melhorar ou alterar a situação.

 

Converse com seu marido, seus filhos, seus pais e amigos e, junto deles, estabeleça metas. Deixe claro seu ponto de vista e mudanças que deverão acontecer na rotina de todos para que a sua veia empreendedora não fique para trás.

 

Ouça todos os lados envolvidos, veja o que é possível mudar em curto, médio e longo prazos e tenha foco nas decisões, com disciplina e determinação. Para isso, a colaboração de todos será fundamental!

 

Compartilhe as responsabilidades

 

Todas as escolhas que fazemos na vida necessitam de renúncias. A devida organização do tempo entre um casal, principalmente quando há filhos pequenos na família, é imprescindível para que ambos não se percam na rotina.

 

Com isso em mente, é preciso dividir as tarefas, abrindo espaço para os projetos pessoais e profissionais de cada um. A faxina da casa pode ser compartilhada, assim como a definição dos programas de lazer do fim de semana.

 

Quando acontece uma parceria sólida, o tempo rende e favorece a todos. Dessa forma, se os horários de trabalho permitirem, até mesmo o transporte das crianças para a escola pode ser dividido ao longo do mês.

 

Estabelecer quem paga o que e as responsabilidades de cada um dentro da realidade da renda familiar também evita discussões, deixando o clima mais harmônico e favorável ao crescimento pessoal e profissional.

 

Organize tempo para os estudos

 

Sabendo-se que a qualificação profissional, por meio de cursos, treinamentos, workshops e seminários, e o aumento do networking são caminhos para o crescimento em sua carreira, é preciso reservar espaço para aulas presenciais ou a distância.

 

Um devido planejamento, com boa divisão de tarefas, é necessário para não sobrecarregar ninguém dentro de casa.

 

Afinal, o sucesso do seu negócio sempre dependerá de inovações, contatos e diversificações na produção. Ou seja, nada melhor do que se planejar para a sua constante capacitação.

 

Estabeleça prioridades em sua agenda

 

Apesar de ser tentador fechar um negócio em um jantar em plena sexta-feira à noite, é preciso saber também que a apresentação musical do seu filho na mesma data e horário tem um grande valor sentimental não só para ele como para toda a família.

 

Por isso, a mulher empreendedora precisa vivenciar o equilíbrio em suas atividades, estabelecendo prioridades na agenda.

 

Muitas vezes, uma viagem com a família em um fim de semana pode trazer um gás para muitas decisões em sua empresa, já que a sua mente ficará mais tranquila, o que ajuda na produtividade — ao contrário do que ficar sábado e domingo na frente do notebook.

 

Veja o que é mais importante em cada momento e não se deixe levar somente por um determinado aspecto da sua vida. Avalie e esteja presente onde realmente é necessário e na hora certa.

 

Saiba que a convivência está nitidamente ligada com o sucesso. Seja segura em suas escolhas e não se deixe impactar por comentários levianos.

 

Pratique o otimismo

 

Mulheres otimistas conseguem viver bem mais equilibradas, conquistando a qualidade de vida. O otimismo ajuda a conciliar a vida pessoal e profissional, além de contribuir com a motivação para você manter o bom humor.

 

Aliás, sempre é indicada a prática de atividades físicas para quem tem muitas tarefas em um mesmo dia, ou seja, nada melhor do que uma boa dose de energia para dar conta do recado com mais otimismo. Afinal, movimentar o corpo proporciona mais prazer e disposição para a rotina.

 

A harmonia deixa a vida mais leve, refletindo até mesmo na produtividade da sua equipe, que certamente responderá aos bons exemplos.

 

Aprenda sobre investimentos e finanças pessoais

 

Tanto para manter o orçamento familiar em dia quanto as contas da sua empresa, é preciso conhecer a fundo sobre investimentos e finanças pessoais.

 

Tenha uma planilha bem organizada sobre tudo o que entra e sai da sua conta, estabelecendo metas de aplicações, como poupança, fundos de investimentos ou bolsa de valores.

 

Nunca gaste mais do que você ganha e mantenha as contas sempre em dia, fugindo da cobrança dos juros.

 

Com a tecnologia, existem vários aplicativos que podem te auxiliar a nunca se perder nos números, inclusive com muitas dicas úteis de investimentos, trazendo mais autonomia para a sua vida.

 

Reserve tempo só para você

 

A realidade conturbada e frenética exige que paremos, em alguns momentos, para colocarmos a cabeça no lugar. É preciso ficar em paz e encontrar a tranquilidade, mesmo que seja em poucos minutos do dia.

 

Por isso, reserve uma hora só para você para deitar em uma rede, ler um livro, assistir a um filme, ou simplesmente refletir sobre o seu dia.

 

Dessa maneira, as ideias certamente ficarão mais claras em seu pensamento, evitando o estresse e até mesmo o descontrole ocasionados por preocupações que afligem a realidade de muita gente.

 

Saiba por que conciliar a vida pessoal e profissional

 

Seguindo uma rotina com uma divisão adequada entre a vida profissional e pessoal, até mesmo o seu sistema imunológico ficará mais fortalecido, e serão inúmeros os benefícios à sua saúde.

 

A convivência, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar, ficará mais harmônica, e a correta divisão do tempo vai contribuir com o equilíbrio interno e externo, fazendo com que as suas atividades tenham mais qualidade.

 

Ou seja, quanto maiores forem a sua disciplina e o seu comprometimento com as tarefas do dia a dia, mais tempo disponível você terá para realizar os seus sonhos e objetivos!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Viva a vida!
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como conseguir melhores resultados com sua personalidade?
Por We Mentor
5 atitudes que você precisa tomar para conquistar mais riqueza
Por Equipe Organizze
4 dicas para uma rotina mais saudável
Por We Mentor
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).