Saiba se vale a pena sacar R$ 1.045 do FGTS

Escrito por:

Para amenizar os efeitos econômicos da pandemia de COVID-19, a Caixa vai liberar o saque emergencial limitado a R$ 1.045 de contas ativas e inativas do FGTS. Segundo a Exame, aproximadamente 60 milhões de brasileiros pretendem sacar o dinheiro.

 

A questão é, vale a pena sacar o dinheiro do FGTS nesse momento? O site Exame.com conversou com especialistas para saber se faz sentido tirar o dinheiro do fundo durante a pandemia, confira as opiniões no texto a seguir!

 

Vale a pena sacar o dinheiro?

 

Para Marco Harbich, planejador financeiro pela Planejar, a resposta é sim. Ele explica que o saque é uma oportunidade de resgatar o dinheiro do fundo. Por lei, o saque é permitido em alguns casos, como de demissão sem justa causa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, algumas doenças específicas, entre outros. “É uma chance de resgatar o dinheiro. Com a crise e a pandemia, o trabalhador não sabe quando ele precisará. Recomendo a todos que saquem o valor.”

 

Com o dinheiro em mãos, a pessoa deve decidir como ele será utilizado. Para quem estiver endividado, com contas em atraso, o dinheiro resgatado do fundo deve ser utilizados para quitar as dívidas. As contas com os juros mais altos devem ser a prioridade no pagamento.

 

Já quem têm dívida, mas conseguiu manter o pagamento em dia após o início da pandemia não deve utilizar o dinheiro com esta finalidade. Segundo o planejador, se o orçamento não foi comprometido com o início da crise, o dinheiro do saque deve ficar como reserva de emergência. “É melhor reforçar o caixa do que abater o saldo. Uma oportunidade para reforçar a reserva de emergência ou iniciar uma”, acrescenta Harbich.

 

Quem for sacar o dinheiro para colocar na reserva de emergência deve optar pelo Tesouro Selic ou na poupança, aconselha Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

 

“Não dá para comemorar ganhos. O rendimento será muito próximo da inflação projetada. Este recurso é para manter o poder de compra da população que acabou perdendo renda. Não é para aplicação financeira.”

 

Continue lendo o artigo clicando aqui e confira o que não fazer com o dinheiro sacado do FGTS.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas fantásticas para sair financeiramente mais forte da pandemia
Por Tiago Trespach Marques
Por que é importante registrar os gastos?
Por Equipe Organizze
6 coisas que podem sabotar a renda familiar e como evitá-las
Por Equipe Organizze
6 dicas para alcançar as metas durante a quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).