Saúde Financeira: deixe o seu dinheiro fazer plantão por você

Escrito por: - Publicado em: 18/11/2016

Se engana quem pensa, que o post de hoje é exclusivo pra quem trabalha na área da saúde. Muitas das dicas que você vai encontrar aqui, servirão como guia para qualquer profissional! Afinal, a matemática é clara e objetiva: planejamento financeiro é a base para qualquer um ter melhor qualidade de vida. Sim! Qualidade de vida tem tudo a ver com saúde financeira!

 

É muito comum a preocupação dos médicos com suas finanças pessoais. O exercício diário de diagnósticos e recomendações, contribui para enxergar a importância do devido tratamento para manutenção da qualidade de vida. Fácil entender que, assim como a saúde de nosso corpo, a saúde financeira requer cuidados e bons hábitos para mantê-la em dia. Porém, na maioria dos casos, falta tempo e conhecimento para tomar boas decisões nesse aspecto.

 

Ao olhar com mais atenção as finanças pessoais, questões relativas ao orçamento, proteção pessoal (seguros), investimentos, objetivos de vida (educação dos filhos, casa própria, imóveis, viagens etc.), plano de aposentadoria e sucessão passam a fazer parte da agenda. Além disso, tal discussão deve ser ampliada e compartilhada em família para que todos entendam o seu papel e responsabilidade quando o assunto é finanças.
Transparência é essencial no processo de educação financeira familiar. Uma conversa franca contribui para um maior envolvimento e comprometimento entre todas as partes envolvidas.

 

Todos sabem que somos como uma máquina, produzimos mais quando novos e vamos perdendo a capacidade ao longo do tempo. Por isso, é de suma importância se planejar para atravessar as diferentes fases da vida de forma tranquila. Já pensou em chegar aos 65 anos e perceber que não consegue mais ser produtivo ou que, por conta de reviravoltas e contratempos que teve durante a vida, não conseguiu acumular o patrimônio necessário para manter o seu padrão de vida? Essa questão é ainda mais relevante para médicos, profissionais autônomos que dependem exclusivamente de sua força de trabalho para se manter ou acumular patrimônio para gerar uma renda passiva (não proveniente do trabalho).

 

Tendo isso vista, o entendimento do ciclo de nossa vida financeira permite identificar as atitudes a serem tomadas no presente, a partir de uma visão mais ampla. Nossa vida financeira é composta basicamente por três fases: juventude, entre 22 e 50 anos, quando temos energia e disposição para gerar riqueza, meia idade, entre 50 e 65 anos, quando podemos reduzir o ritmo e devemos ser mais conservadores, e aposentadoria, a partir dos 65 anos, quando o patrimônio acumulado possibilita manter o padrão de vida e aproveitar aquilo que traz felicidade (hobbies, viagens, netos etc.). Em geral, a aposentadoria seria o momento de fazer o que eu sempre quis, inclusive, continuar a trabalhar, mas por prazer e não por necessidade.

 

Concluindo, uma frase que gosto muito: “Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar”. Ela resume bem a importância de analisar a situação atual das finanças (diagnóstico) e traçar um plano (recomendação) para atingir os objetivos. Planejar a  vida financeira é fundamental para traçar o melhor caminho para se chegar aonde deseja.  Como dizia Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.

 

Planeje e seja feliz!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Quais são as garantias comuns em empréstimos pessoais?
Por Equipe Organizze
3 passos para um planejamento financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
O segredo do sucesso profissional
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Saiba em qual fase do controle financeiro você está!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).