Seja assertivo a partir de agora!

Escrito por:

A neurociência explica: “os estímulos à emoção positiva ou negativa estão diretamente relacionados com a aproximação ou afastamento interpessoal.”

 

Trocando em miúdos: a pessoa que sabe bem o que quer, não diz amém para tudo e também não chuta o pau da barraca. Isso a torna uma pessoa assertiva e que sabe se colocar.

 

Você tem sido assertivo?

 

Ser assertivo é dizer tudo o que quer dizer sem que passe por cima dos direitos dos outros e dos seus próprios direitos. Fico fascinada com aquelas pessoas que tem “jogo de cintura”, pois percebo que essa competência emocional faz muita diferença na vida das pessoas, principalmente no ambiente profissional.

 

Uma pessoa assertiva se sente feliz e satisfeita com sua vida e nas suas relações. Não é aquela pessoa que acerta o tempo todo, mas sim aquela pessoa que sabe se firmar, se disse SIM é SIM e se disse NÃO é NÃO.

 

Existem quatro tipos de comportamentos:

 

1 – Passivo – Essa pessoa engole desaforos o tempo todo e foge de conflitos. É simpática, mas essa simpatia causa uma angústia interna que faz muito mal.

2 – Agressivo – Essa pessoa é autoritária, intolerante, dono da verdade, pois existe a vontade de dominar tudo e todos.

3 – Passivo/Agressivo – Essa pessoa usa a ironia para agredir através de uma piadinha, é sarcástica e distorce o que o outro diz.

4 – Assertivo – Essa pessoa sabe negociar, é transparente para falar e sabe ouvir. Trata as pessoas com respeito.

 

Porque é desejável ser assertivo?

 

Quanto mais assertivo você for, melhor poderá lidar com os confrontos, poderá ter menos estresse e mais confiança em si mesmo.

 

Siga essas dicas e se torne assertivo a partir de hoje:

 

→ Tenha empatia, entenda o que as pessoas têm direito de sentir, agir e dizer.

→ Seja direto, mostre suas opiniões de forma clara, firme e em tom de voz ameno, isso fará com que as pessoas ouçam e compreendam os seus direitos e vontades.

→ Dedique-se em um determinado propósito, lembre como se sentiu antes e depois da situação acontecer.

→ Saiba quais são os seus limites, suas necessidades, perspectivas e vontades, afinal para você colocar em prática esses itens é necessário que você conheça muito de si mesmo.

→ Observe comportamentos assertivos, como as pessoas agem e falam. Modele esses comportamentos.

→ Se exponha a novas situações, mude. Tenha coragem.

→ Observe se seus comportamentos têm sido assertivos, você está satisfeito com suas relações interpessoais? O que pode fazer para melhorar?

→ Faça um diário e responda quantas vezes foi assertivo e quantas vezes não foi. Relatar quando não foi o que faltou para ser.

 

Respeitar os direitos dos outros e os seus direitos é primordial para que você se torne assertivo. As consequências de ser respeitoso aos direitos seus e dos outros é uma vantagem que só trará consequências positivas e sentimentos bons.

 

Lembre-se que às vezes podemos ser assertivos no trabalho, mas ao chegar em casa podemos ser agressivos e vice-versa. O ideal é manter o equilíbrio sempre!

 

*O Professores do Sucesso é o maior portal de desenvolvimento pessoal do Brasil especializado em sucesso pessoal, profissional e financeiro. Tem como objetivo transformar pessoas comuns em pessoas de muito sucesso. Com esse propósito, o portal fornece artigos, cursos, eventos e treinamentos para facilitar a jornada de quem vai se tornar uma pessoa de muito sucesso.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O meio da semana pode ser ideal para comprar no supermercado
Por Luana Biral
Quais as consequências de ter o nome negativado
Por Equipe Organizze
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Curso de inglês ou Intercâmbio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).