Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar

Escrito por:

O  sonho da casa própria acompanha muitos brasileiros ao longo da vida. Grande parte das pessoas encontram-se “presas” ao aluguel e desejam ser donas de seu próprio imóvel, no entanto, não têm ideia de por onde começar.

 

Por isso, o objetivo de ter a casa própria pode se mostrar impraticável, afinal, isso também inclui responsabilidade pelos gastos, cuidados e demandas da residência, além de possuir um patrimônio em seu nome.

 

Um indivíduo que paga aluguel precisa administrar diversas contas no mês, como:

 

→ Contas de luz e água;

→ Compra de mantimentos;

→ Gastos médicos;

→ IPTU.

 

O aluguel possui um valor capaz de pesar no orçamento, além de consumir uma parte considerável do dinheiro do brasileiro. Por isso, tanta gente tem o sonho da casa própria, para conseguir eliminar esse gasto e poder administrar melhor seu dinheiro.

 

Além disso, possuir um imóvel traz independência, porque exclui a necessidade de prestar contas a outra pessoa. Em acréscimo, fornece autonomia para modificar o ambiente de acordo com o gosto e vontade do morador.

 

Mais do que um bem material ou uma conta a menos, ter uma casa própria também significa um investimento vantajoso. Mas como economizar dinheiro para conseguir adquirir esse bem? 

 

Se você deseja saber como começar a poupar, acompanhe a leitura deste conteúdo.

 

Como poupar e realizar o sonho da casa própria

 

Na verdade, isso não é algo tão difícil quanto pode parecer. Costumes próprios e comportamentos geram atitudes que precisam ser reeducados para alcançarmos nossos objetivos.

 

Portanto, ao invés de gastar com um chuveiro eletrônico econômico, mesmo que o item estivesse na promoção, o primeiro passo para conseguir adquirir a casa própria, é começar a se educar para poupar dinheiro.

 

Por isso, vale a pena conferir algumas dicas que vão ajudar a economizar e melhorar a situação financeira.

 

1 – Repensar refeições em restaurantes

 

Diminuir a ida aos restaurantes ou pedir refeições delivery ajuda a economizar dinheiro. Pode ser muito divertido passear com os amigos e a família, por isso, não é necessário eliminar esse hábito, mas evitar ao máximo vai diminuir gastos desnecessários.

 

Pedir comida em um lugar gostoso e não precisar se preocupar em cozinhar ou lavar louça parece ótimo. Mas, no final do mês, o valor gasto pode refletir nas contas da casa, então, pense nisso. 

 

Para acompanhar o quanto esse gasto afeta o financeiro, uma dica é comprar um talão de orçamento personalizado e anotar os valores. Assim, é possível visualizar e se organizar melhor.

 

Comprar os alimentos frescos e cozinhar em casa é mais saudável e mais barato! Investir nessa opção ajuda bastante a poupar dinheiro.

 

2 – Cortar a sobremesa

 

Reduzir os doces após o almoço, principalmente quando as refeições são realizadas fora de casa, também contribui para diminuir o valor investido nesses produtos. 

 

Pode não parecer, mas no final do mês fará toda a diferença, afinal, sobremesas não são um produto que temos real necessidade de consumir. Além de economizar, essa atitude fará bem para a saúde.

 

3 – Não comprar por impulso

 

Organizar as necessidades da casa e fazer listas, usando um moleskine capa mole, por exemplo, ajuda a identificar o que realmente precisa ser comprado. Dessa forma, você evita compras por impulso, que geram gastos extras desnecessários. 

 

É essencial adquirir somente itens que serão úteis para o seu dia a dia, que estão faltando em casa ou que ajudarão na dinâmica da residência.

 

4 – Evitar o cartão de crédito

 

Outra dica fundamental que deve ser considerada é evitar compras com cartão de crédito. 

 

As parcelas do cartão só serão pagas nos meses seguintes, com um valor que o consumidor não tem no momento. Por isso, você fica propenso a perder o controle dos gastos, o que prejudica na hora de poupar.

 

Importância de economizar dinheiro

 

Economizar dinheiro é essencial para manter as contas em dia e evitar dívidas, principalmente quando se tem o objetivo de ter a casa própria para sair do aluguel.

 

É bastante comum haver demolição de casas antigas para ser construído um prédio no local. Ao observar isso, é mais fácil uma pessoa imaginar que vai alugar um apartamento ali do que pensar que terá dinheiro para comprá-lo, por exemplo.

 

O saldo positivo na conta bancária pode trazer a sensação de autonomia e independência financeira para uma pessoa. Ao se ver livre de despesas, taxas de cartões, entre outros, é possível investir nos próprios objetivos.

 

Além disso, quando sobrar um dinheirinho no final do mês, é interessante guardar para situações de emergência e, assim, ter uma margem segurança.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).