Tudo sobre PGBL e VGBL: Previdência Privada

Escrito por:

Não é novidade pra ninguém que o Brasil está passando por um processo de envelhecimento da sua população nos últimos anos. Com isso, a procura pela aposentadoria ideal está começando cada vez mais cedo.

 

A previdência privada surge como uma alternativa e até como um complemento, da aposentadoria social (INSS). O blog da Rico elencou todos os detalhes sobre PGBL e VGBL, que são planos que se encaixam na previdência privada. Confira alguns destaques no artigo abaixo e comece a planejar sua aposentadoria!

 

Como funciona a previdência privada?

 

Antes de entender PGBL e VGBL, é preciso compreender como funciona a previdência privada. Ela é dividida em duas fases gerais: a primeira, e mais importante, é de acumulação. Nessa fase, você ainda estará em um período produtivo de trabalho. E deve aprender a aplicar uma parcela de sua renda mensal, muitos optam por cerca 10%, para a sua aposentadoria.

 

A segunda fase, obviamente, é a de benefícioque é quando você para de contribuir e passa a usufruir do seu patrimônio acumulado ao longo dos anos de trabalho. Nesse momento, você precisa decidir se vai optar por uma renda vitalícia mensal, mensalidades por um período de tempo determinado ou se prefere sacar o valor total.

 

Na prática: é um ambiente onde você aplica o dinheiro para resgatá-lo no futuro, complementando sua aposentadoria, sendo que, lá na frente, você vai poder optar como vai usar o benefício.

 

A diferença da previdência privada e da social (INSS), é que, na primeira, você pode sacar o dinheiro a qualquer momento (assumindo possíveis perdas) e tudo o que você aplicar é seu, somado aos juros.

 

Lembrando que o INSS possui um teto de pagamento, passando dele em contribuição, você literalmente perde a diferença. Além disso, ninguém pode mexer no dinheiro antes de se aposentar, quando receberá o benefício mensal.

 

Dessa forma, é indicado que você contribua para o INSS como qualquer trabalhador, mas em paralelo, invista em uma previdência privada para garantir um bom controle para ter um futuro tranquilo e próspero.

 

PGBL

 

O PGBL, ou, Plano Gerador de Benefício Livre, é um plano de previdência que permite vantagens fiscais na declaração do Imposto de Renda. Essa é sua principal característica: dedução da contribuição do Imposto de Renda anual.

 

Assim, ele é ideal para quem é optante da declaração de ajuste anual com formulário completo. O modelo completo de IR é recomendado para pessoas que têm mais despesas que o normal para deduzir. Elas são gastos com plano de saúde, educação, dependentes e etc.

 

A conta resumida é: se a soma total das suas deduções passar do limite de R$ 16.754,34 do modelo simplificado, então a melhor opção é fazer a declaração completa.

 

Mas não se engane, você não será isento de Imposto de Renda. No final do período de acumulação, o imposto será recolhido sobre o montante total acumulado com o passar dos anos. Ou seja, contribuições mais o rendimento.

 

A vantagem disso é que os seus rendimentos serão também sobre o valor que seria pago ao IR, aumentando sua rentabilidade até o fim do período. Além disso, o PGBL é recomendado para pessoas que querem contribuir com até 12% de sua renda anual. Não é recomendado passar disso em PGBL.

 

VGBL

 

Enquanto o PGBL é indicado para quem é optante do modelo completo de declaração do imposto de renda, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é indicado para quem permanece no modelo simplificado, ou seja, quem possui menos deduções a fazer do IR.

 

Diferente do PGBL, esse plano possui o recolhimento apenas sobre a rentabilidade do patrimônio, e não sobre o todo. Essa incidência ocorre apenas uma vez, no momento do resgate do VGBL.

 

Além disso, no VGBL não existem limites sobre a sua contribuição. É possível ultrapassar o valor de 12% da sua renda e ter um benefício proporcional.

 

Para começar a investir nesse modelo de previdência privada, converse com o seu gerente do banco ou com sua corretora!

 

Clique no botão abaixo para conferir o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 ciladas de praia para você ficar longe nesse verão
Por Equipe Organizze
O melhor investimento a curto prazo
Por Equipe Organizze
Investir ou quitar as dívidas?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Pensando fora da caixa na hora de investir: opções binárias
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).