Vai investir na sua carreira? Veja 6 dicas para seu planejamento

Escrito por:

Hoje em dia, com um mercado de trabalho excessivamente competitivo, você precisará se destacar para conquistar sua tão almejada vaga de emprego. Por isso, é essencial investir na carreira com toda a energia e assertividade.

 

O melhor caminho para dar um upgrade no seu currículo é cursando uma especialização de qualidade. Cada vez mais, as empresas têm funções muito segmentadas, que necessitam de um profissional especializado em vez daqueles que possuem apenas o conhecimento geral. Assim, uma graduação se torna mais um atrativo suficiente para garantir a sua posição dentro de uma empresa. Se, na década passada, a pós-graduação era opcional, ela se tornou praticamente obrigatória atualmente.

 

No entanto, também sabemos que é extremamente complicado sair do mercado de trabalho para cursar uma pós-graduação. Pensando nisso, fizemos este post com 6 dicas para que você possa conciliar o trabalho com os estudos e não viver estressado por ter de se dividir.

 

1. Escolha o melhor curso para você

 

Jamais escolha uma pós somente para ter um título no currículo. A sua formação deve ser sempre relevante, que agregue conhecimento para sua profissão e ainda esteja dentro dos seus interesses. Caso contrário, você não se sentirá motivado durante o curso, pois estará fazendo algo por obrigação. Aproveite a oportunidade para garantir que estará sempre nas funções mais prazerosas para você.

 

Por exemplo, se você ama os Recursos Humanos, faça uma pós-graduação nessa área, mesmo que não esteja nessa função atualmente. Dessa maneira, você terá uma base maior para pedir uma transferência ou buscar uma nova colocação.

 

2. Defina o momento ideal para investir na carreira

 

Infelizmente, nem todo momento é o ideal para investir na carreira. As pós-graduações exigem muito do aluno, pois esperam um nível elevado de excelência. Então, é essencial cursá-las em um momento de tranquilidade e segurança para ter a dedicação máxima.

 

O momento ideal é aquele em que você não tem preocupações financeiras, não precisa resolver tantos assuntos domésticos e não há nenhuma sobrecarga sazonal no trabalho. Por exemplo, se você trabalha com comércio, o ideal é fazer a pós no começo do ano, em vez do final.

 

3. Analise os custos de acordo com o seu orçamento

 

Para cursar uma pós, é essencial se planejar muito bem financeiramente. Os cursos são bem custosos e, além disso, existem os custos com transporte e alimentação. Assim, o ideal é que você tenha poupado antes para garantir que conseguirá arcar com as despesas. Uma sugestão interessante, por exemplo, é guardar seu décimo terceiro!

 

Além disso, a pós pode enxugar um pouco suas oportunidades de hora-extra e trabalhos externos, pois você terá menos tempo sobrando.

 

Desse modo, antes de fazer uma pós, corte as despesas, faça planilhas estimando os custos e o impacto financeiro e só decida quando tiver plena segurança. Afinal, é muito frustrante interromper um curso sem terminá-lo.

 

4. Concilie trabalho e estudos

 

Poucas pessoas terão a oportunidade de largar o trabalho para se dedicar aos estudos. Se você não é uma delas, precisará se planejar bastante para não deixar a desejar em alguma das áreas.

 

Afinal de contas, fazer uma pós sem aproveitar todas as oportunidades de aprendizado e networking não faz sentido. Tampouco comprometer sua imagem no seu emprego e no mercado de trabalho deve ser uma opção.

 

Por isso, escolha um curso com uma carga horária compatível com seu trabalho. Muitas pessoas escolhem opções muito ambiciosas prometendo um aumento incrível na produtividade, mas acabam desistindo do curso.

 

5. Converse com sua família

 

Quando planejamos investir na carreira, acabamos nos esquecendo de colocar nossa família no plano. No entanto, elas representam um dos principais fatores que estimulam tanto a permanência quanto a interrupção do curso.

 

Você terá menos tempo para seus entes queridos durante a pós. Por isso, tudo precisará ser conversado. Eles precisam saber que sua presença poderá faltar em alguns momentos, mas que isso não significa menos carinho.

 

Assim, nos momentos de estresse, você terá pessoas te incentivando e motivando a continuar. Sem esse apoio, você certamente teria algumas cobranças adicionais.

 

6. Conte com o apoio do seu chefe

 

Você deverá conversar com seu chefe para se comprometer a não reduzir a sua produtividade por causa da pós. Além disso, você deverá convencê-lo de que sua qualificação será boa para a empresa, que será beneficiada com um serviço de maior qualidade.

 

Assim, você garante que ele não fique em cima de você. Muitos chefes, infelizmente, veem os estudos como uma desculpa para fugir do trabalho. Outros ainda acreditam que você está se qualificando com o intuito de deixar a empresa. Portanto, a conversa se torna necessária para não tornar muito estressante a sua rotina no trabalho.

 

Esse planejamento todo é importantíssimo para que você aproveite as oportunidades que uma especialização traz, pois investir na carreira demanda muita energia.

 

Depois de tudo, seu esforço certamente será recompensado. Afinal, profissionais qualificados são raros e muito bem-vistos no mercado de trabalho!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Curso de inglês ou Intercâmbio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
3 sinais de que está na hora de mudar de emprego
Por Equipe Organizze
5 livros para impulsionar sua carreira em 2019
Por Equipe Organizze
3 passos para acabar com a procrastinação
Por Instituto Acelere
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).