Vantagens e desvantagens de pagar as contas antes do vencimento

Escrito por:

Manter as contas em dia faz bem para o bolso e para a saúde financeira. E isso vale para o ano todo, a qualquer momento e independente do valor. Ter o nome limpo o crédito disponível quando precisar é somente um dos motivos.

 

Sobrou um dinheirinho do fim do mês e está pensando no que fazer com ele? Tem dívidas para pagar e não sabe se essa é a melhor forma de usar o dinheiro? Descubra a seguir.

 

Vantagens de pagar as contas antes do vencimento

 

Para evitar o descontrole financeiro é preciso não só ficar atento aos gastos, mas especialmente aos pagamentos e administrar o dinheiro neste sentido, pode fazer a diferença.

 

Veja agora as vantagens de pagar as contas antes do vencimento.

 

1 – Economizar com taxas de juros

 

Talvez esse seja um dos motivos mais óbvios para pagar as contas antes do vencimento. O risco de ter que pagar a mais ao esquecer a data do vencimento pode fazer com que os pagamentos ocorram antes da data prevista. Uma boa dica para não atrasar os pagamentos é agendá-los, mas nem sempre isso irá garantir o pagamento da forma correta.

 

Apesar de parecer que não há nenhuma economia direta, considerando que os juros por mora ou os do crédito rotativo são os mais altos, essa escolha pode fazer sentido.

 

2 – Antecipar ou liquidar a dívida

 

Outra opção é quitar as dívidas de longo prazo, antes do vencimento do seu contrato. Toda dívida que é parcelada, geralmente conta com juros adicionais. Assim, quanto maior o prazo para pagamento maior a taxa de juros paga.

 

Portanto, ao antecipar  o pagamento a dívida é trazida ao valor presente. Isso quer dizer que, o desconto final é bem maior e pode compensar.

 

3 – Aumentar o score de crédito

 

Ao quitar uma dívida antes do prazo, além da possibilidade de ter mais crédito disponível, o seu score de crédito também pode ser elevado. Com o cadastro positivo, os bancos e financeiras têm priorizado a liberação de crédito para quem paga suas contas em dia.

 

O poder econômico ou a capacidade de pagamento é um dos principais itens de avaliação no momento da aprovação de financiamento e empréstimos.

 

Desvantagens de pagar as contas antes do vencimento

 

Pagar as contas antes do prazo, pode ter também algumas desvantagens. Entenda.

 

1 – Não ter dinheiro para uma emergência

 

Apesar de toda conta ser um compromisso assumido, ao antecipar o pagamento de alguma, muitas vezes pode não sobrar dinheiro para emergências.

 

Nestes casos, é recomendável procurar soluções mais rápidas e que podem ajudar a resolver o problema. Alternativas comuns são cartão de crédito ou empréstimos pessoais. A dica aqui para não se endividar é utilizar ou solicitar apenas o valor necessário.

 

2 – Deixar de investir o dinheiro disponível

 

A rentabilidade do dinheiro investido pode compor o montante necessário para ajudar no pagamento de uma dívida. Aqui é claro, vale a ressalve de que é necessário avaliar também as condições de resgate do valor aplicado.

 

Não são todas aplicações ou fundos que permitem o resgate no curto prazo. Por outro lado, outros podem cobrar uma taxa por isso. Ainda assim, aplicar o dinheiro entre o período do seu recebimento e de sua utilização pode ser bem estratégico.

 

Mas então, realmente vale a pena pagar as contas antes do vencimento? A resposta dependerá do seu objetivo. Mas uma coisa é certa: fazer esse exercício permitirá que você entenda melhor o seu fluxo financeiro e aprenda a administrar ainda mais seus recursos. Ao utilizar o crédito de forma consciente é possível ter o dinheiro necessário, sem sacrifícios, como quando e onde precisar.

 

Liste todas as suas contas, separe pela data de vencimento e forma de pagamento, avalie e faça as contas. Procure saber com os bancos ou emissores do cartão de crédito quais são os benefícios do pagamento antes do prazo.  Além de te surpreender, você pode ter ainda uma visibilidade financeira muito maior.

 

Por Danielle Vieira | Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e, decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para contratar um seguro viagem barato
Por Equipe Organizze
3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)
Por Equipe Organizze
Conheça o método de controle de gastos 50/30/20
Por Equipe Organizze
6 dicas para fazer o planejamento financeiro em uma viagem de carro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).