Você conseguiria viver com um salário mínimo?

Escrito por:

Pense no seu custo de vida. Essa é uma pergunta que merece reflexão, seja sincero com você mesmo. Avalie o que consegue comprar ao longo do mês com R$ 880,00. É “assustador”, não?

 

Um artigo no Dinheirama enfatiza que, algumas  mudanças que virão nas regras da aposentadoria dos brasileiros, irão impactar o bolso e futuro de muitos brasileiros.

 

Dados interessantes: As despesas com INSS, que em 1988 representavam cerca de 2,5% do PIB, atualmente ultrapassam os 8%. Como a previdência só arrecada 6%, temos um rombo anual de cerca de 2% do PIB, comprometendo num futuro próximo a aposentadoria do brasileiro.

 

Com a evolução deste quadro, não se espante se, num futuro relativamente próximo, todos os aposentados ou pensionistas do INSS receberem apenas um salário mínimo. O que com certeza, não seria uma boa surpresa, certo?

 

Então, lembre-se que nunca é cedo – ou tarde – demais para planejar sua previdência. Todo mundo deseja ter qualidade de vida e tranquilidade financeira e não existe nenhuma dificuldade em fazer um bom plano de aposentadoria privada, comece já e garanta um futuro tranquilo.

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Aprendendo finanças na prática
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
Vale a pena adiantar parcelas de um empréstimo?
Por Equipe Organizze
Desempregado: descubra 5 coisas que você não pode fazer (de jeito nenhum)
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).