Você está vivendo ou apenas pagando boletos?

Escrito por:

Você já se sentiu como se estivesse vivendo apenas para pagar suas contas? Seja por apenas um mês ou dois ou por muitos anos ao longo da vida, muita gente já deve ter se deparado com uma situação como esta, e refletido sobre o verdadeiro sentido da vida.

 

Pagar boletos, certamente, faz parte da vida financeira de qualquer adulto. Porém, manter uma vida equilibrada – inclusive no campo das finanças – é fundamental para qualquer um que deseje ser feliz, conquistar objetivos e alcançar sonhos.

 

Quer saber como sair da rotina de viver apenas para pagar boletos e cuidar melhor do seu dinheiro? Então continue a leitura do artigo de hoje e descubra como ter uma vida financeira mais organizada, repleta de objetivos e conquistas!

 

O peso das contas a pagar

 

O peso das contas a pagar, mês após mês, costuma incomodar milhões de pessoas no Brasil e em todo mundo. Aquela sensação de estar vivendo apenas para quitar as obrigações financeiras, no entanto, pode trazer muito mais que um grande peso no dia a dia.

 

Viver apenas para pagar boletos pode trazer infelicidade, insatisfação e, com frequência, levar muita gente a enfrentar problemas mais sérios, como a depressão. Por isso, se você está vivendo desta forma, talvez seja hora de rever sua rotina, seus hábitos e, sem dúvidas, suas finanças.

 

Para que seja possível ter uma vida mais balanceada em relação às finanças e ao seu comportamento quanto a elas, a primeira coisa que você deve fazer é identificar os erros que o levam a viver apenas para pagar as contas do mês. Em seguida, é necessário realizar uma transformação na sua vida – a fim de torná-la mais harmoniosa, e ampliar o número de conquistas pessoais que você alcançará ao longo do tempo.

 

A vida não se resume a boletos

 

Uma das primeiras conclusões que você, provavelmente, terá neste processo é a de que a vida não se resume – ou não deveria se resumir – a boletos. Se isso está acontecendo com você, certamente algo está muito errado.

 

E não adianta utilizar a justificativa de que o salário que ganha todos os meses não é suficiente para lhe proporcionar momentos de lazer ou até permitir que alguns sonhos sejam alcançados – como a compra de um carro, uma viagem ou a compra da casa própria. O problema não está em quanto você ganha, mas sim no quanto você gasta.

 

Muita gente tem a falsa impressão de que, se ganhasse mais, teria mais dinheiro sobrando para investir em sonhos ou objetivos diversos – como uma festa de casamento, mudança de profissão, entre outros. Na prática, contudo, isto não costuma ocorrer com pessoas que continuam utilizando seu dinheiro da forma incorreta.

 

Conhecer o caminho do seu dinheiro é um passo importante para começar a sair deste círculo vicioso e deixar de viver somente em função das contas a pagar no final do mês. Mesmo com um salário baixo, é possível organizar as finanças e mantê-las sempre em ordem.

 

Este processo de organizar suas finanças pode ser transformador na sua vida, ajudando você a ter uma rotina mais equilibrada e muito mais feliz, sem aquele grande peso de trabalhar apenas para quitar contas.

 

Vida financeira organizada

 

Não sabe como começar a organizar suas finanças? A primeira dica é justamente começar do início, anotando os seus ganhos mensais e todas as despesas que possui ao longo deste período. Utilize uma tabela, um aplicativo ou escreva em um papel – o que for melhor pra você – e organize cada uma de suas despesas, a fim de identificar para onde seu dinheiro está indo ano após ano.

 

Se você tem dificuldades de organizar suas finanças, aposte em aplicativos que podem ajudar você a controlar seus ganhos e seus gastos, como o Organizze. Usar a tecnologia a seu favor pode lhe trazer diversos benefícios, como economia de tempo e uma vida financeira muito mais em ordem.

 

Concluído esta primeira etapa, é o momento de verificar despesas que podem ser cortadas no mês, e que viabilizarão uma sobra de dinheiro que, hoje, não existe em sua vida. Possui TV a cabo? Então que tal diminuir o pacote da sua assinatura? Tem um plano de celular que lhe custa um bom dinheiro por mês? Que tal verificar opções mais baratas, que caibam no seu orçamento e no seu perfil de uso?

 

Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças no orçamento final do mês, e permitir a economia de uma quantia de dinheiro que, no longo prazo, pode ser suficiente para ajudar você a conquistar diversos sonhos e metas. E engana-se quem acredita que os resultados só chegam depois de muito tempo: pequenas economias mensais poderão lhe proporcionar grandes mudanças no curto prazo, como a oportunidade de ir a um bom restaurante, sair com os amigos, ou até mesmo curtir um cinema com a família.

 

Com as finanças organizadas ficará muito mais fácil conquistar o equilíbrio em diversos aspectos da sua vida e jogar para longe aquela triste sensação de viver para pagar contas e boletos ao longo dos meses.

 

A importância dos objetivos financeiros

 

Identificados hábitos e situações que levam você a viver para pagar contas todos os meses, é hora de pensar nos objetivos financeiros e nas conquistas que você deseja alcançar no curto, médio e longo prazo. Afinal, quem não possui sonhos que deseja realizar algum dia, não é mesmo?

 

Listar seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo enquanto organiza suas finanças é um passo essencial para atingir o equilíbrio de uma vida mais feliz e organizada. Crie objetivos de acordo com seus desejos e sonhos, como pagar uma dívida, fazer uma viagem, trocar de carro, comprar a casa própria, criar uma reserva de emergência, entre tantos outros.

 

A partir daí você conseguirá definir prazos para a conclusão de cada uma destas metas e desejos e passará a viver não mais para pagar contas atrás de contas, mas sim para conquistar objetivos e sonhos que você deseja alcançar em algum momento da sua vida. A vida fará mais sentido e você não se sentirá tão preso e sufocado pelo peso de viver e trabalhar apenas para pagar suas dívidas.

 

Sente-se com sua família, converse sobre planos e metas que vocês desejam realizar no curto, médio e longo prazo, anote-os e trabalhe para conquistar cada um destes planos, sonhos e metas. E o mais importante: não deixe de comemorar a cada objetivo alcançado!

 

Liberte-se!

 

Com as finanças organizadas e os objetivos financeiros definidos, é hora de ir à luta. A partir de agora, ao invés de trabalhar apenas para pagar contas e quitar suas responsabilidades mensais, você terá mais um motivo para batalhar todos os dias: a conquista dos seus sonhos.

 

Organize-se financeiramente, liberte-se do peso dos boletos, lute pelos seus objetivos, celebre cada conquista financeira e seja feliz!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?
Por Equipe Organizze
Livros indispensáveis para uma organização efetiva
Por Instituto Acelere
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).