War, dinheiro e as estratégias financeiras

Escrito por:

Um dos jogos de tabuleiro mais popular no Brasil é o “War”, que foi lançado pela Grow em 1972, e desde então tem sido uma fonte de diversão para jovens e adultos.

 

Para quem não conhece, o jogo baseia-se em uma grande guerra mundial, onde cada jogador está à frente de um exército, e possui o objetivo de conquistar um determinado número de territórios. Apesar de ser um jogo relativamente simples, este pode nos trazer muitas dicas de estratégias de gestão do dinheiro.

 

Para quem já jogou “War” algumas vezes, sabe que um dos grandes trunfos do jogo são os bônus de exército que você ganha quando conquista um continente, pois este bônus é ganho em toda a rodada.

 

Sabendo disso, a maioria dos jogadores, nas primeiras rodadas de jogo, esquecem parcialmente seus objetivos e buscam conquistar ao menos um continente para contar com este bônus que lhe trará uma vantagem garantida toda a rodada sobre os seus oponentes. Após conquistar um continente, e dessa forma ampliar seus exércitos, os jogadores sentem-se mais seguros e confiantes para buscar mais agressivamente seus objetivos.

 

Na nossa vida financeira devemos seguir esta mesma estratégia. Antes de realizar qualquer tipo de investimento mais arriscado em direção de nossos objetivos de rendimentos mais altos, devemos buscar a estabilidade financeira (o nosso continente), através de um bom emprego, de bons hábitos financeiros, da construção de uma reserva emergencial e de um plano de previdência.

 

Todas estas etapas, além de nos trazer segurança, resultam em uma “sobra” de dinheiro todos os meses, através de uma economia de parte do salário ou da própria renda da reserva de emergência.

 

E com esta “base” financeira formada, pode-se buscar de forma mais agressiva nossos objetivos de vida, como uma determinada viagem, abrir o próprio negócio e até mesmo o enriquecimento através de investimentos mais arriscados.

 

Outra característica do jogo que funciona da mesma forma no mundo das finanças, é a concorrência. Quando um território é muito visado pelos jogadores, estes começam a gastar muitos recursos para conquistar e reconquistar os mesmos territórios.

 

Por outro lado, os jogadores que tem seus objetivos voltados para territórios que são pouco visados, acabam utilizando poucos recursos para conquistar estes territórios, e acabam ganhando o jogo facilmente.

 

Nos investimentos não é diferente. Quando muitas pessoas colocam dinheiro no mesmo investimento, este tende a ficar cada vez mais caro e o retorno que ele gera fica cada vez menor. Por outro lado, os bons investimentos são aqueles que poucas pessoas conhecem, pois os seus preços ainda estão baixos e oferecem uma ótima oportunidade de rentabilidade.

 

Por isto, é tão importante estudar sobre os tipos de investimentos e procurar entender como cada um se comporta e qual o melhor momento para investir. Isto lhe ajudará a enriquecer e te permite não depender de gurus financeiros que espalham “grandes” oportunidades de investimento aos quatro ventos.

 

Desta forma, o “War” é um jogo de conhecimento e estratégia que exige do jogador atenção e iniciativa, mas tome muito cuidado com o que você faz com seu exército (dinheiro) e busque manter um jogo equilibrado (padrão de consumo saudável).

 

E se bateu uma nostalgia de jogar “War” não deixe de aproveitar o final de semana para convidar os amigos para uma tarde de jogatina, pois além de ser um programa super divertido, é econômico.

 

Forte abraço a todos.

 

Até o mês que vem!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 maiores mitos sobre finanças pessoais
Por Equipe Organizze
Situação financeira e saúde mental: qual a relação?
Por Equipe Organizze
6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias
Por Equipe Organizze
6 coisas que nos fazem gastar mais no verão
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).