3 passos fundamentais para resolver seus problemas financeiros

Escrito por:

Quando se tem um problema, é preciso resolvê-lo, certo? Sendo em questões pessoais, profissionais e até financeiras. Quando se tenta esconder ou ignorar um problema financeiro, a situação do seu bolso só tende a piorar. Pensando nisso, o educador financeiro Ricardo Pereira escreveu para o Dinheirama 3 passos para você resolver seus problemas financeiros, seja lá quais forem eles. Confira abaixo e encare seus problemas de frente!

 

Passo 1: Você precisa mostrar quem é o líder

 

Se você foi capaz de criar um problema, também será capaz de encontrar uma solução. Ao olhar o problema como algo sem solução, a acomodação passa a ser vista como aceitável e a passividade se transforma em uma desculpa natural (e perigosa). Cuidado.

 

No Brasil, por conta dos juros altos, é muito comum os problemas financeiros crescerem exponencialmente – os especialistas adoram se referir às dívidas como uma “bola de neve” para demonstrar a perda de controle de muitos e seu efeito.

 

A verdade é que dependendo da quantidade de dinheiro envolvido em um problema, não existe solução fácil e rápida. Existirá sofrimento, momentos de dúvidas, sacrifícios e decisões extremamente difíceis, mas a determinação em seguir o plano precisa ser maior do que tudo. Acabar com o problema precisa ser sua prioridade número um.

 

Passo 2: Assuma a liderança de fato e envolva a família através do exemplo

 

As palavras inspiram, mas só o exemplo arrasta! Fugir de um problema apenas sinalizando que todos da família não estão ligando para ele é só mais um ato de covardia. Apontar o dedo é fácil.

 

É fundamental chamar a responsabilidade e ser duro com todos, mostrando a realidade e exigindo o comprometimento necessário para que o problema seja resolvido.

 

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única”. A frase de Albert Schweitzer é perfeita para tratarmos dos problemas financeiros.

 

Jamais maquie ou tente esconder um problema, pois isso só o tornará maior e mais perigoso. Opte sempre por deixar clara a situação da família, mostrando o que cada um precisará fazer.

 

Seja claro também nas próprias atribuições, mostrando o que você irá cortar na própria carne em torno do bem comum. Portanto, demonstre seu envolvimento com suas ações e se transforme na inspiração para todos.

 

Passo 3: Resolva o problema, custe o que custar

 

Por pior que seja o problema, quando falamos em dinheiro, sempre existe uma solução. Ela pode não ser fácil, mas normalmente ela está visível e requer muita atitude e desprendimento.

 

Pode ser que para muitos apenas cortar gastos e ajustar o orçamento seja o suficiente para resolver os problemas financeiros. Em outros casos, poderá ser necessário, além do ajuste do orçamento, renegociar dívidas, buscar fontes de renda extra e até mesmo vender patrimônios.

 

Fundamentalmente, o cenário e a atitude para resolução de um problema financeiro podem ser idênticos aos de uma guerra, onde se faz necessário usar todas as armas disponíveis para atingir determinado objetivo.

 

Mas, atenção: sua guerra não é contra o seu bolso, mas a favor dele; sua guerra é contra o consumo sem sentido, o endividamento e o descontrole financeiro. Seu objetivo é ser financeiramente livre, portanto lute da forma certa.

 

Confira o artigo completo clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
Aplicativos de delivery: use com cuidado! Eles podem virar o vilão do seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).