4 curiosidades sobre o cartão de crédito que você não sabia

Escrito por:

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo todo. Hoje em dia é difícil encontrar um estabelecimento que não aceite pelo menos um tipo de cartão. E com o crescimento das lojas online, o cartão de crédito só se fortalece! O site Finanças Forever elencou algumas curiosidades sobre esse método de pagamento tão popular. Confira abaixo!

 

1. Quando surgiu o primeiro cartão de crédito do mundo?

 

Os cartões foram inventados, nos Estados Unidos, em 1951. Frank MacNamara foi a primeira pessoa do mundo a pensar nessa metodologia de pagamentos. Esse fato ocorreu durante um jantar com amigos, na cidade de Nova York, quando o executivo percebeu que havia esquecido de levar dinheiro ou talão de cheques.

 

A conta do restaurante foi paga mediante a assinatura em um papel onde figuravam as despesas. No dia seguinte, Frank se dirigiu ao restaurante e efetuou o pagamento do compromisso.

 

Assim, nasceu a ideia de criar o primeiro cartão de crédito. O Diners Club Card foi inicialmente aceito em 27 restaurantes norte-americanos. Em 1952 surgiu o primeiro cartão de crédito internacional e, em 1955, ele se tornou como o conhecemos hoje, de plástico. No Brasil, o cartão de crédito chegou em 1954.

 

Leia mais: Quando usar o cartão de crédito ou débito?

 

2. Quantas transações são realizadas?

 

Outra das curiosidades sobre o cartão de crédito é a quantidade de transações realizadas em todo o mundo. Esse número apresentou grande crescimento nos últimos anos.

 

Em 2006 houve 1,8 milhão de transações, enquanto em 2012 foram realizadas 4,4 milhões. Atualmente, a cada segundo temos mais de 10 mil operações em todo o mundo.

 

Obviamente, os valores financeiros movimentados também se elevaram. Em 2006, o número estava na casa dos R$ 146 bilhões. Já em 2012, os cartões de crédito responderam pela movimentação de R$ 468 bilhões. Incrível, não é mesmo?

 

3. Como funciona o pagamento mínimo?

 

O pagamento mínimo é uma alternativa oferecida pelas operadoras, representando apenas 10% do total da fatura, sendo uma opção para que você permaneça em dia com a sua operadora.

 

Por outro lado, o principal objetivo é fazer com que você adquira novas dívidas. Os pagamentos mínimos são baixos para serem atrativos para o consumidor, mas ao realizar o pagamento os altos juros incidirão sobre o valor restante, aumentando consideravelmente o valor devido.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 dicas para viver em paz com o cartão de crédito
Por Equipe Organizze
Como quitar a dívida acumulada do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
5 ótimos motivos para não emprestar o cartão de crédito
Por Equipe Organizze
A melhor forma de usar o cartão de crédito
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).