5 dicas simples para reduzir o valor da conta de energia elétrica

Escrito por:

O Brasil está vivendo uma situação completamente atípica nestes últimos anos. Como consequência dos problemas com a falta de chuva e o contínuo desperdício de água por grandes produtores e boa parte da população, os reservatórios hídricos de três importantes regiões do país (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) estão passando por um período de escassez jamais alcançado anteriormente. Esta diminuição do volume de água disponível para a população atinge não somente aquilo que seria utilizado para abastecimento hídrico das cidades destes Estados, mas também a produção de energia de todo o país, já que a maior parte dela é feita por hidroelétricas.

 

A consequência disso tudo nós brasileiros já conhecemos bem, que é o aumento das contas de água e luz pelo resto do ano. As ações que devem ser realizadas para controle do consumo de água já são divulgadas e conhecidas por toda população, mas você sabe o que fazer para economizar mais energia e também diminuir o valor da sua conta de luz? No post de hoje vamos compartilhar com você cinco dicas simples e fáceis de introduzir na sua rotina para diminuir seus gastos mensais com energia. Venha conferir! (Aqui também tem 49 dicas fabulosas de economia doméstica, que envolvem outros itens além da energia elétrica!).

 

1 – Tire os aparelhos da tomada

Você tem o hábito de deixar tudo ligado na tomada? Ou então não gosta de colocar o computador para desligar, simplesmente para não ter problemas quando religá-lo novamente? Talvez seja a hora de repensar sua relação com estes aparelhos. Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador, o rádio e todos aqueles aparelhinhos que ficam com uma luzinha acessa quando você “desliga”) estão gastando muita energia.

 

Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles, pode ser uma ótima ajuda para reduzir drasticamente a sua conta de luz. Outras estratégias relacionadas a tomadas, também podem te ajudar a economizar energia como, por exemplo, não deixar carregadores conectados nos plugs das tomadas, evitar o uso de benjamins e não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada.

 

2 – Mude o chuveiro para o modo verão

A época de escassez de chuva no Brasil está coincidindo, felizmente (neste caso), com o calor. Como os dias estão muito quentes, você não tem a menor necessidade de enfrentar uma ducha de água quente enquanto lá fora está fazendo mais de 30ºC. Aproveite esta oportunidade para passar o chuveiro para o modo verão, que deixa a água mais refrescante. O modo verão é muito mais econômico que o modo normal e, especialmente, do que o modo inverno. Se você não quer ter que tomar banhos frios no inverno por causa da falta de luz (ou pelo preço elevado da conta que vai chegar na sua casa), já comece a trabalhar a economia no verão.

 

3 – Troque as lâmpadas

Esta talvez seja uma das melhores estratégias para economia de energia dentro da nossa própria casa, mas que é completamente ignorada por boa parte da população. Uma simples troca de lâmpada, pode lhe ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. As lâmpadas tradicionais, também conhecidas como incandescentes, têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts para funcionar normalmente. Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo de cada luminária para cerca de 15 watts, além de deixar o ambiente iluminado muito mais confortável do que quando utilizamos uma lâmpada incandescente.

 

Para quem pode e quer gastar um pouco a mais para, no futuro, economizar bastante, as lâmpadas de LED são as melhores alternativas encontradas no mercado para iluminação de ambientes. Elas consomem incríveis 9 watts, contra os valores de 75 e 15 watts apresentados pelos outros tipos de lâmpadas.

 

4 – Valorize a iluminação natural da casa

Uma maneira de economizar energia e diminuir o valor da sua conta é, obviamente, utilizar cada vez menos luz dentro de casa, não é mesmo? Uma maneira para precisar iluminar menos os cômodos do seu apartamento ou sua casa, é contar com boas estratégias de decoração, que ajudam a deixar o ambiente mais claro. Para isto use sempre tintas claras para pintar as paredes dos cômodos que você vai frequentar mais, como o quarto ou a sala de visitas, e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares na casa.

 

5 – Fique atento ao uso de eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são os maiores vilões da nossa conta de energia, porém como ainda é impossível viver sem eles, é preciso conhecer algumas estratégias para evitar que eles tornem os valores de consumo elétrico cada vez mais altos. Comece, portanto, pela cozinha: verifique se sua geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de desgelar o eletrodoméstico com frequência, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.

 

Quando utilizar a máquina de lavar, use a estratégia de acumular muita roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia. Quando for para os quartos preste atenção em dois aparelhos: a TV e o ar condicionado. O primeiro nunca deve ficar ligado enquanto você dorme (para evitar que isto aconteça, use sempre a função ‘timer’, para programar que ela desligue sozinha); e o segundo só deve estar ligado quando você estiver utilizando aquele cômodo.

 

Com a ajuda destas cinco dicas simples, você conseguirá reduzir o valor da sua conta de energia e ainda ajudará a economizar este bem que está escasso em todo o país. Você conhece outras estratégias para diminuir a conta de luz? Compartilhe suas ideias! Os posts abaixo também irão ajudar você a fazer uma efetiva economia doméstica, confira:

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 formas de jogar dinheiro fora
Por Equipe Organizze
Cuidado com os gastos invisíveis
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Vai construir uma casa? Confira 5 dicas para economizar na construção
Por Equipe Organizze
7 dicas para viajar (e economizar) na alta temporada
Por Luana Biral
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).