7 dicas para conseguir cumprir as resoluções de Ano Novo

Escrito por: - Publicado em: 29/12/2014

Com o final do ano, chegam também as resoluções para o ano que está se aproximando. No Réveillon, todos nós aproveitamos a oportunidade para avaliar o ano que passou e estabelecer (ou renovar) alguns objetivos para o ano seguinte. Nesse momento, nos sentimos decepcionados em relação às metas que não conseguimos atingir, mas também devemos tomar o tempo para reconhecer os objetivos alcançados. Planejar essas metas sem se frustrar pode ser difícil, ainda mais porque a maioria das pessoas exagera na cobrança em relação às resoluções.

 

Como fazer então para planejar os objetivos e não terminar o ano frustrado mais uma vez? Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns aspectos essenciais sobre as resoluções de ano novo quando o assunto é dinheiro! Confira!

 

1 – Estipule resoluções possíveis

De nada adianta estabelecer metas impossíveis: você acaba se frustrando ao final do ano, quando não conseguir cumprir todas as suas resoluções. Pense em objetivos factíveis, possíveis de serem realizados ao longo de 2015. Quanto mais distante a resolução estiver de sua realidade atual, mais difícil é se motivar para alcançá-la. Por exemplo, não estabeleça como resolução a compra de um carro ou de um imóvel que esteja completamente fora de seu orçamento. Não bastasse o risco de se endividar, você ainda pode se frustrar quando não conseguir alcançar esse objetivo. Por isso, seja realista e estipule apenas resoluções possíveis de serem realizadas, como iniciar uma poupança para a compra de um carro.

 

2 – Não escolha objetivos que não dependem de seu controle

O que está ao seu alcance entre as resoluções que você estipulou para o ano seguinte? É importante responder essa pergunta, pois nem sempre escolhemos objetivos que estão ao nosso alcance. Para não cairmos nesse erro, devemos pensar em resoluções que estejam efetivamente sob nosso controle. Nesse sentido, não é sensato estipular metas como “ganhar muito a mais do que meu salário”, ou “tentar negociar o valor do aluguel com o proprietário”. As resoluções devem ser suas, dependentes apenas de suas realizações ao longo do ano para que sejam cumpridas.

 

3 – Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Nem todas as resoluções são imediatamente realizáveis. Por que não estabelecer metas a curto, médio e longo prazo? Por exemplo, se você pretende mudar de carreira em 2015, ou mesmo ganhar uma promoção, que tal estabelecer como resoluções: primeiramente, fazer um curso de atualização profissional, depois, divulgar seu currículo e buscar empresas que estão à procura de novos funcionários e finalmente, conseguir o emprego dos sonhos. Essa é uma forma de tornar as resoluções de Ano Novo mais factíveis, porque buscam-se os passos necessários para chegar ao resultado final pretendido.

 

4 – Seja mais saudável

Ser mais saudável não significa, necessariamente, perder peso. Muitas pessoas colocam essa resolução no topo de suas listas, mas se esquecem de que o objetivo final deve ser sempre a busca por uma vida mais saudável. Para isso, não é ideal correr atrás de dietas malucas, mas sim comer efetivamente bem (alimentos saudáveis), por meio de uma reeducação alimentar, de preferência acompanhada por um nutricionista. Além disso, uma vida mais saudável envolve também a prática regular de exercícios. Quem pratica exercícios (academia, caminhadas, exercícios na água) aumenta muito a qualidade de vida, com maior disposição para trabalhar, estudar e realizar outras atividades. Que tal cortar também alguns hábitos ruins, como fumar?

 

Essa dica, além de trazer mais energia, pode ajudá-lo a gastar menos, uma vez que você pode precisar ir menos vezes à farmácia ou ao médico!

 

5 – Economize e invista dinheiro

Essa dica vale tanto para o futuro próximo (o ano seguinte), quanto para a posteridade, quando você for mais velho. Economizar e realizar investimentos inteligentes são medidas essenciais para garantir seu futuro. Além de não saber com quais imprevistos teremos que lidar no futuro (doenças na família, problemas de manutenção do carro, reformas na casa e outras), devemos sempre contar com uma reserva financeira de emergência. Quanto mais diversificarmos e investirmos pensando no futuro, melhor será nossa qualidade de vida nos anos seguintes. Assim, pense nas opções de investimentos adequadas a sua realidade orçamentária e garanta um futuro mais tranquilo, com menos necessidade de trabalho e mais tempo para o lazer.

 

6 – Seja mais positivo

A positividade deve estar em todos os aspectos de sua vida: financeiros, emocionais, familiares, acadêmicos, enfim, em tudo o que fizer. Uma forma de encarar positivamente os desafios e adversidades que a vida te apresenta é considerando-os como oportunidades de aprendizado. Quanto mais passamos por experiências difíceis na vida, mais nos fortalecemos e aprendemos a lidar com situações semelhantes no futuro. Se neste ano você teve que enfrentar algum problema de difícil solução, provavelmente será uma pessoa mais preparada para os desafios de 2015. Assim, pense positivamente e imagine o lado bom das coisas. Essa nova forma de encarar a vida poderá lhe render bons frutos.

 

7 – Faça acontecer!

Depois de elaborada sua lista com as resoluções de Ano Novo, não basta esperar que elas aconteçam. É necessário “colocar a mão na massa” e empreender todos os esforços possíveis para alcançar as metas. Não fique sentado no sofá à espera de bons resultados em 2015. Movimente-se, busque conhecimento, procure implementar suas resoluções e tenha um ótimo ano!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Quais são as garantias comuns em empréstimos pessoais?
Por Equipe Organizze
3 passos para um planejamento financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
O segredo do sucesso profissional
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Saiba em qual fase do controle financeiro você está!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).