7 hábitos saudáveis que ajudam sua vida financeira

Escrito por:

Há uma verdade sobre a vida adulta que muita gente acaba deixando passar batido: a organização é fundamental para o sucesso financeiro. Não falamos apenas de separar o dinheiro que vai para as contas e o dinheiro que vai para o lazer, mas de montar um esquema satisfatório de finanças pessoais e de novos hábitos.

 

Acredite, é exatamente essa a palavra que vai salvar sua vida: hábitos. Através de uma sequência de ações diárias, semanais ou mensais, você vai conseguir um controle bem maior da sua vida financeira e, consequentemente, vai conseguir também economizar e se aproximar de seus planos e metas.

 

Para te ajudar nessa empreitada, separamos sete hábitos que vão te ajudar (e muito!) a organizar melhor suas finanças pessoais.

 

1 – Fuja de parcelamentos

 

É claro que os parcelamentos têm suas vantagens e em algumas situações, são inevitáveis. Porém, o mais indicado para ter uma vida financeira saudável é deixá-los para quando forem exatamente isso: inevitáveis. Tudo o que não for uma casa, um carro ou um equipamento mais caro, você pode tentar juntar o dinheiro necessário e comprar à vista. Assim, você não cria uma nova dívida, foge de juros abusivos e ainda se sente ótimo com um produto novinho em folha e totalmente seu. Pode ser difícil à princípio, mas, aos poucos, você vai se acostumar.

 

2 – Acompanhe a fatura de seu cartão

 

Cartões de crédito são ótimos, mas também perigosos. Felizmente, praticamente todos os bancos hoje em dia dispõe ferramentas para que seja simples e rápido o acesso às contas e faturas, como o internet banking ou sistema de avisos por SMS, sendo possível, assim, manter um maior controle dos gastos. Isso vale para ter uma boa ideia de onde está indo o dinheiro, mas também por questões de segurança: imagine se sua conta é fraudada e você só percebe no final do mês?

 

E isso vale até mesmo para quem não tem cartão de crédito! Seja no crédito ou no débito, é sempre bom ficar atento aos valores na conta. Isso também evita pagamentos duplicados, erros de maquininhas e dores de cabeça no geral. Assim, se for preciso pedir um estorno, tudo vai ser resolvido bem mais rapidamente – e nada de cheque especial surpresa!

 

3 – Organize-se

 

Não são só os bancos que ajudam a manter controle do que está acontecendo com as finanças pessoais. Sistemas como o Organizze foram desenvolvidos justamente para auxiliar esse aspecto da sua vida. Através de uma interface acessível atraente, o Organizze separa, categoriza e demonstra quais são os seus gastos e lucros mês a mês. Você pode acompanhar exatamente de onde vem o dinheiro (salário fixo, bônus, 13º etc.) e para onde ele vai (contas, comida, roupas, passeios escolares, restaurantes, gasolina).

 

É possível listar as dívidas que já foram quitadas e as que ainda vão vencer, estabelecer metas, definir alertas, produzir relatórios intuitivos e muito mais. Então, dá para gerenciar suas finanças de forma rápida e sem burocracias, tanto pelo celular quanto pelo desktop.

 

4 – Inspire-se

 

A vida é feita de exemplos, mas alguns são melhores do que outros. Se você aprendeu tudo o que sabe de finanças com seus pais e chegou até aqui, é porque eles com certeza souberam te ensinar o que eles sabiam de melhor; entretanto, já parou para pensar no quão outras pessoas poderiam te ajudar? Grandes nomes do mercado financeiro estão por aí espalhando seus conhecimentos, é só você procurar. Veja filmes, conheça histórias e, principalmente, leia livros sobre administração financeira. Acredite em quem faz isso da vida e quem sabe, um dia será você o ídolo inspirador de alguém.

 

Leia mais: 6 filmes da Netflix para quem quer aprender mais sobre finanças

 

5 – Estabeleça metas

 

O maior motivador por trás de qualquer mudança nos nossos hábitos é a meta. Se tivermos um propósito, por maior ou menor que ele seja, temos uma inspiração maior do que qualquer outra para agirmos. Você pode querer trocar de carro, comprar um apartamento, economizar para o ensino superior dos seus filhos, fazer uma viagem dos sonhos ou até mesmo objetivos menores, como adquirir um computador ou celular novo.

 

Depois de decidir onde chegar, você só vai precisar definir o caminho que vai percorrer: quanto por mês poderá guardar e quais tipos de gastos podem ser abandonados.

 

6 – Crie um fundo para emergências

 

Não dá para sobreviver à vida adulta sem um fundo para emergências. Para poder seguir em frente com seus planos e metas você precisa, primeiro, separar um pouco do seu dinheiro para situações de necessidade. Pode demorar um tempo para que você comece a economizar para o que realmente quer, mas é muito melhor agir sem medo. Além do mais, quando falamos da nossa família, é muito difícil nos arriscar. Com um fundo de emergência você estará preparado para imprevistos financeiros, e assim poderá evitar transtornos e um possível pedido de empréstimo.

 

Leia mais: Como descobrir se a sua reserva de emergência é suficiente? Regra do 3-6-9

 

7 – Controle o desperdício

 

Não há lugar mais propício para o desperdício de dinheiro do que o supermercado. Quem tem costume de fazer compras mensais precisa ficar atento para não exagerar, muitas vezes, alguns itens acabam passando da validade e sendo jogados fora sem ao menos serem abertos. Se você ainda prefere fazer as compras mensais, tente listar tudo o que realmente é consumido ao longo de 30 dias na sua casa. Não precisa comprar tudo contado para não faltar, mas também não há necessidade de extrapolar.

 

Por outro lado, também é uma boa ideia alterar o modo de compra e fazê-las semanalmente, o que permite um maior controle e diminui os excessos por medo de faltar depois.

 

Então, já sabe: com a ajuda da tecnologia, paciência e força de vontade, suas metas financeiras ficarão ao seu alcance em muito menos tempo do que você imagina. Não deixe para começar depois, planeje e mude seus hábitos agora mesmo!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Uber vs Carro próprio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
Como suas emoções afetam seu bolso
Por Ana Cláudia Inez
8 youtubers que vão lhe ajudar a cuidar do seu dinheiro
Por Equipe Organizze
10 dicas para quem busca recolocação no mercado de trabalho
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).