A mesada como aprendizado

Escrito por:

A mesada é um importante instrumento de educação financeira que ensina a criança a fazer escolhas mais responsáveis, planejar, poupar e conquistar sonhos. Através dessa ferramenta, é possível ter um primeiro contato com a administração do próprio dinheiro e também a percepção de que esse é um recurso finito.

 

O Dinheirama destaca a importância do uso da mesada como aprendizado pra criança ou adolescente. Veja algumas das dúvidas mais comuns:

 

1. Quando começar a dar mesada?

 

A mesada deve começar a partir do momento em que a criança consegue fazer contas. Recomenda-se que o valor da mesada acompanhe a capacidade da criança de contar e calcular. Se a criança consegue fazer contas de somar e subtrair até dez, deve receber até R$ 10, se consegue fazer as contas até 50, deve receber no máximo R$ 50. 

 

2. O que fazer se a situação financeira da família ficar apertada?

 

É importante que a criança participe da vida financeira da casa. Ou seja, quando a família se reunir para organizar as contas e fazer o planejamento mensal, deixe que a criança esteja junto. Essa participação ajudará a construir uma cultura de organização financeira”. 

 

Quando a família ficar “apertada”, a dica é conversar com a criança e deixá-la ajudar na criação de um “plano” para economizar.

 

3. O que fazer se a criança “falir” antes do fim do mês?

 

Considerando que as crianças não têm contas fixas ou de subsistência para pagar, se “falir” antes do final do mês, é preciso conversar e explicar. Não dê mais dinheiro, pois assim os filhos começarão a perceber e aprender como suas ações causam resultados (tanto bons, quanto ruins).

 

Para ver o artigo completo, clique no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Casamento e dinheiro: os 3 erros financeiros que balançam a relação
Por Equipe Organizze
Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?
Por Equipe Organizze
4 atitudes que comprometem seu controle financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).