Aplicações financeiras mais rentáveis: onde investir em 2019?

Escrito por:

O ano de 2018 está chegando ao fim, não sem antes causar bastante. A greve dos caminhoneiros, os escândalos de corrupção e as eleições marcaram o ano e provocaram fortes burburinhos, especialmente no cenário político e econômico.

 

Diante de tantas questões polêmicas, você pode pensar que esse ano não foi um momento interessante para investir seu dinheiro e vê-lo rendendo. Mas saiba que, mesmo em momentos desafiadores, é possível conseguir bons resultados com aplicações financeiras mais rentáveis.

 

Quem soube investir com inteligência, aproveitou as oscilações provocadas pela corrida eleitoral, por exemplo, para investir na Bolsa de Valores. Na renda fixa, também tivemos títulos legais para investir com menos riscos e mais rentabilidade que a poupança.

 

Mas agora que o ano está acabando, onde investir em 2019? Se você também tem essa dúvida, vamos conversar sobre esse assunto agora mesmo.

 

Onde investir na renda fixa em 2019

 

Vale lembrar, antes de começar, que as indicações dadas aqui não são definições exatas do que vai acontecer no futuro. Elas apenas mostram uma observação feita por analistas certificados sobre as perspectivas atuais para o próximo ano.

 

Ou seja, pode ser que daqui a alguns dias ou semanas, essas perspectivas podem mudar. Isso ficou claro? Então, bora ver quais podem ser as aplicações financeiras mais rentáveis de 2019:

 

CDB – Certificado de Depósito Bancário

 

Os títulos privados emitidos por bancos se mantêm na lista dos melhores investimentos de 2019 na renda fixa. Além de oferecer ganhos maiores que a poupança, o CDB sempre atrai muitos interessados por causa da segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

 

Devido às expectativas de aquecimento da economia no país, é possível que os bancos passem a emitir títulos com taxas atrativas, especialmente os bancos considerados menores.

 

Letras de Crédito – LCI e LCA

 

Assim como os CDBs, as Letras de Crédito também têm potencial para trazer bons resultados em 2019. Com a economia retomando seu crescimento, os setores ligados a esses títulos – de imóveis e agronegócio – podem crescer também.

 

Com isso, vale prestar atenção às taxas oferecidas nesses títulos no próximo ano para identificar boas oportunidades. Vale relembrar que as Letras de Crédito costumam ser bem vistas no mercado já que, além do retorno, também contam com a garantia do FGC e ainda são isentas de Imposto de Renda.

 

Tesouro Direto

 

O programa do Tesouro Nacional em parceria com a Bolsa de Valores também pode oferecer boas oportunidades no ano que vem. No entanto, alguns títulos públicos podem ser mais interessantes do que outros.

 

Nesse sentido, o Tesouro IPCA pode se destacar em 2019. Com a alta do dólar e a perspectiva de crescimento econômico no Brasil, é possível que a inflação aumente durante o ano que vem.

 

Então, quem pensa em investir, especialmente no longo prazo e protegendo seu dinheiro da inflação, os títulos vinculados ao IPCA (indicador oficial da inflação) podem ser uma boa pedida. Isso porque o Tesouro IPCA paga uma taxa fixa mais a variação do indicador no período. Então, você tem a certeza de que seu dinheiro vai render acima da inflação.

 

Onde investir na renda variável em 2019

 

Nem só de renda fixa vive um investidor, não é mesmo? Há quem goste mais do risco e do potencial de ganho que a Bolsa de Valores oferece. Em 2019, também há expectativas positivas para a renda variável.

 

Como já falamos sobre a possibilidade de retomada econômica por aqui, alguns setores podem ser beneficiados com esse movimento. São eles: bancário, de consumo, de infraestrutura e imóveis.

 

Assim sendo, ações de empresas ligadas a esses setores e que possuam saúde financeira em dia, podem ser boas escolhas. Por exemplo, vale manter no radar ações de: Magazine Luiza, Lojas Americanas, Ambev, Itaú, Taesa e BR Malls.

 

Para as estatais, as expectativas em relação à privatização de algumas delas também podem trazer valorização. Então, vale ficar de olho nas ações da Petrobras, Eletrobras, Cemig e Banco do Brasil.

 

Chegou até aqui? Então vou te lembrar mais uma vez de que o que acabei de falar não significa uma previsão precisa do que vai acontecer no ano que vem, mas sim, uma indicação dos caminhos que vêm se desenrolando até aqui.

 

O mais indicado para você escolher as aplicações financeiras mais rentáveis em 2019 é ficar de olho no movimento do mercado e conversar com um profissional da área para tirar suas dúvidas, ok? Dessa forma, você pode investir mais e melhor.

 

*Ana Cláudia Inez  é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Também é integrante da equipe de comunicação da Toro Investimentos – uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Não faça como a Bettina
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como declarar CDB no Imposto de Renda?
Por Ana Cláudia Inez
5 investimentos isentos de Imposto de Renda
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).