Como diminuir o valor da conta de água da sua casa?

Escrito por:

Economizar na conta de água deveria ser um hábito de qualquer pessoa, não apenas por conta da redução nos gastos mensais, mas também devido às questões relacionadas ao meio ambiente. Muita gente, no entanto, ainda não sabe por onde começar para diminuir o valor da conta de água de casa e utilizar a água de maneira muito mais responsável e ecológica.

 

Por isso, no artigo de hoje você conhecerá algumas dicas simples que ajudarão você a manter hábitos de consumo muito mais saudáveis e a economizar na conta de água da casa sem muito esforço. Acompanhe e saiba como evitar desperdícios!

 

Torneira sempre fechada

 

Manter a torneira fechada na hora de escovar os dentes ou fazer a barba é um dos hábitos essenciais para quem deseja diminuir o valor da conta de água na residência. Manter-se vigilante à torneira aberta ao lavar a louça também é uma prática que deve ser mantida pelos moradores da casa.

 

Afinal de contas, de nada serve uma torneira aberta enquanto não estamos fazendo uso daquela água que está sendo jogada para fora, não é mesmo? O bolso agradece e o meio ambiente também.

 

Aposte no arejador

 

Muita gente não sabe, mas existe uma peça de nome “arejador” que pode se tornar uma grande aliada no combate ao desperdício de água em qualquer residência. O arejador tem a função de misturar a água que sai da torneira com ar, o que resulta na diminuição do fluxo de água sem que haja sensação de pouca água saindo da torneira.

 

De acordo com os fabricantes, a economia de água com o uso do arejador pode chegar a 80%! Impressionante, não é mesmo?

 

Boa parte das torneiras comercializadas no mercado brasileiro já possui arejador de fábrica. Para economizar na conta, no entanto, vale a pena verificar se as torneiras que você tem em casa possuem ou não a peça de fábrica.

 

Reaproveite a água

 

Realizar o reaproveitamento da água da chuva e da maquina de lavar é uma excelente maneira de economizar na conta de água mês após mês. Em ambos os casos, a água não potável pode ser de grande valia para lavar calçadas ou cômodos da casa – como o banheiro, por exemplo.

 

Captar água da chuva por meio de um balde ou outro recipiente pode fazer você economizar um bom dinheiro com a conta de água. Vale a pena manter este hábito no dia a dia.

 

Economia no banho

 

Tomar banhos mais rápidos é um hábito comum a muitas pessoas em períodos de estiagem. Esta prática, no entanto, deveria ser frequente em todas as residências. Além do desperdício de água, você consegue economizar na conta de água e de luz, uma vez que o chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência.

 

Descarga: a vilã da economia

 

Você sabia que a descarga pode ser responsável por um significativo gasto mensal de água nas residências? Uma única descarga acionada pode gastar, em média, 10 litros de água. Agora faça contas e veja quanto sua família pode gastar com água mensalmente somente acionando a descarga!

 

É claro que você não deixará de utilizar a descarga quando for necessário. A dica, neste caso, é evitar usos desnecessários – habituais no dia a dia de muita gente. Se você utiliza louças com caixa acoplada no banheiro, existem válvulas que podem ser adquiridas em lojas de construção e que auxiliam na economia quanto à água da descarga, já que equilibram o fluxo na caixa acoplada.

 

Vazamentos e pinga-pinga

 

Manter a torneira ou chuveiro pingando – mesmo que seja uma pequena gotinha – pode levar você a desperdiçar volumes imensos de água todo mês. Por isso, se você possui uma torneira em casa com problemas, é altamente recomendado consertá-la o quanto antes.

 

No dia a dia, é importante atentar-se às torneiras mal fechadas, que acabam resultando na perda de água ao longo do tempo e tendem a aumentar seu consumo mensal – e a conta de água.

 

Vazamentos também devem ser consertados o quanto antes, pois podem fazer sua conta de água subir absurdamente e lhe causar grandes transtornos por conta disso. Se a conta de água aumentar de um mês para o outro sem ter havido aumento de consumo, é muito possível que haja vazamentos escondidos na sua residência.

 

Os vazamentos costumam ocorrer nos canos ou sanitários da casa e todos os consumidores devem se atentar a este possível problema para economizar na conta de água e evitar desperdícios.

 

Dica bônus: como encontrar um vazamento?

 

Um dos principais vilões da economia de água, o vazamento pode passar despercebido por muitas residências por meses até que seja, finalmente, encontrado. Existem, no entanto, algumas técnicas que podem ajudar você a encontrar um possível vazamento na residência e acabar com este problema em pouco tempo.

 

Para tentar identificar um vazamento na instalação interna da casa, é preciso fechar o registro do hidrômetro, abrir a torneira após fechar o hidrômetro e esperar a água escorrer até o final. Em seguida, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se a água for sugada, é sinal de que há vazamento na rede.

 

Você também pode fechar o hidrômetro e marcar o nível da caixa d’água. Após este processo, não utilize os sanitários da residência ou torneiras e aguarde 1h para voltar à caixa e conferir se houve alterações no volume da água. Se o nível estiver mais baixo, é sinal de que há vazamentos em algum lugar da casa – seja no cano ou nos sanitários.

 

Vazamentos são bastante comuns nas válvulas ou caixa de descarga, na cisterna, nos canos e torneiras. Conseguir identificar este problema o quanto antes pode fazer você economizar na conta de água da sua casa e evitar transtornos diversos – como uma conta de água extremamente alta ou até mesmo um problema estrutural em sua residência.

 

Reduzindo o desperdício você colabora com o meio ambiente e ainda reduz a conta de água na sua casa. Por isso, procure colocar estas dicas em prática e mantenha um consumo de água mais saudável e muito mais sustentável no seu dia a dia. Seu bolso e a natureza agradecem!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Vale a pena trocar a festa de casamento por uma viagem?
Por Wedy.com
Como viajar sem extrapolar o orçamento da família?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Por que comprar usado pode ajudar nas suas finanças?
Por Equipe Organizze
Saiba como diminuir a conta do supermercado se alimentando melhor
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).