Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?

Escrito por:

Um dos desafios de quem precisa cuidar da saúde financeira é fazer um orçamento financeiro pessoal. Mas a boa notícia é que esse planejamento pode ser mais simples do que se imaginava e ainda pode se tornar um hábito.

 

Veja agora o que não pode faltar nesse seu exercício!

 

O que não pode faltar no orçamento financeiro pessoal?

 

O orçamento pessoal difere muito de um orçamento familiar. Se você ainda têm dúvidas, aproveite para ver as 9 dicas de planejamento financeiro pra quem mora sozinho.

 

E isso, não só pelo número de pessoas ou somatório das despesas e receitas. Se avaliadas com calma, as necessidades ou prioridades familiares, geralmente, passam a ser outras, ou mudam mais com o passar o tempo. O orçamento de uma família com filhos, também muda completamente esse cenário.

 

Mas, se o que você precisa é cuidar das finanças pessoais, saiba o que não pode faltar no seu planejamento.

 

Uma lista geral das Despesas e Receitas

 

Embora pareça óbvio, para ter uma resposta mais próxima da realidade, é preciso saber quanto é gasto e quanto é recebido.

 

Essa divisão pode ocorrer no período de uma semana, de um mês, a cada três meses, seis meses ou um ano. O mais importante é ter o mínimo de visibilidade desse fluxo financeiro para tomar decisões financeiras mais seguras.

 

Quem não sabe ao certo quanto ganha, pode gastar mais do que deveria. E se você é daqueles que gasta mais do que ganha, é preciso equilibrar suas contas!

 

Então, anote desde os gastos que são mais corriqueiros, até os invisíveis. Não esqueça de conferir também o saldo de todas as contas bancárias ativas, dos investimentos e todo dinheiro que você tem reservado ou aplicado.

 

Anote todos esses valores em um caderno, planilha ou utilize soluções mais práticas como o Organizze, aplicativo para controle financeiro pessoal online.

 

Uma meta financeira

 

Sim, é isso mesmo. Independente do objetivo, é válido ter uma meta financeira. Se você quer equilibrar as finanças, isso significa reduzir os gastos ou aumentar as receitas? Em quanto tempo? Como isso pode ser feito?

 

Se o plano é fazer um intercâmbio fora do país você terá que economizar de alguma forma. Os custos da viagem caberão no seu bolso? A viagem será paga de uma vez só ou será financiada?

 

Ter uma simples ideia dessas informações e valores, pode ajudar a tangibilizar o que pode ser feito. E melhor ainda: pode fazer com que você crie uma disciplina financeira, que é o que, geralmente, leva as pessoas às dívidas. Afinal, ter uma ou outra emergência financeira, todo mundo tem. O problema é quando isso vira rotina.

 

Um prazo para revisão

 

A maioria das pessoas que faz o orçamento financeiro pessoal, se esquece de revisá-lo. Imagine que você fez uma estimativa para os próximos seis meses, no entanto, quando sentou para fazer o planejamento, o contexto e o cenário eram um. Passado todo esse tempo, o contexto e cenário podem ser outros.

 

Na prática, isso quer dizer que, os números podem ter sofrido alteração, por diversos motivos. Alguns dos motivos mais comuns são: mudança de emprego ou desemprego, aumento das dívidas, inflação, conjuntura econômica. E tudo isso pode afetar diretamente no resultado financeiro. E nem sempre o saldo é positivo.

 

Assim, é fundamental revisar o planejamento financeiro. Quanto maior o intervalo, mais revisões serão necessárias. Assim, você pode garantir que o orçado ou planejado estarão próximos.

 

O mesmo se aplica a uma empresa, por exemplo. Não adianta fazer um planejamento financeiro de cinco anos, se não é atualizado para saber de que forma os números se comportaram. E acredite: quando se trata de dinheiro qualquer centavo pode fazer a diferença.

 

Uma autoavaliação

 

Revisar é apenas um dos passos importantes para a criação de um orçamento financeiro pessoal. Outro ponto essencial é fazer uma autoavaliação. Mas como assim? É isso mesmo. Depois de revisar seu planejamento, vale uma reflexão sobre o resultado e, principalmente, sobre os aprendizados.

 

Esse processo todo pode trazer novas descobertas que você não fazia ideia. Há quem já descobriu que gasta demais, e que, como não colocava esses gastos no papel, era como se não existissem. Outras pessoas se desafiam a economizar dinheiro, a partir da meta estabelecida.

 

Esses são apenas alguns exemplos, mas certamente você terá muitos outros para avaliar, compartilhar e considerar antes do início do novo planejamento.

 

O seu fluxo financeiro pode revelar mais sobre você, do que você imagina. Ter disciplina para controlar os gastos, assim como administrar os ganhos pode fazer com que a sua vida seja mais estável financeiramente. Viver sempre próximo do vermelho pode ser sinal de que as coisas não vão bem.

 

E ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o cartão de crédito ou os empréstimos não são vilões. Se bem utilizados esses recursos podem ajudá-lo a recuperar sua saúde financeira. O cuidado é usar somente em momento estratégicos e procurar alternativas que efetivamente vão caber no seu bolso. E neste sentido vale de tudo. Até mesmo comparar tipos de crédito ou taxas de juros dos empréstimos.

 

Fazer ou acompanhar seu orçamento financeiro pessoal não pode e nem deve ser uma tarefa chata. Saiba que essa simples atitude pode fazer com que você conquiste seus objetivos, tenha uma vida mais confortável, invista em seus sonhos. Então, pronto para criar o seu planejamento financeiro?

 

Por Danielle Vieira | Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e, decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Casamento e dinheiro: os 3 erros financeiros que balançam a relação
Por Equipe Organizze
Por que a categorização de gastos é importante?
Por Equipe Organizze
6 coisas que te ajudam a economizar na viagem (e você nem dá tanta atenção)
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).