Como evitar alguns problemas recorrentes em carros populares?

Escrito por:

Não tem jeito, uma hora o outra, o seu carro pode dar problemas e acabar gerando gastos extras no mês. Mas, claro, alguns desses imprevistos podem ser evitados para poupar tempo e dinheiro. Afinal, todo automóvel precisa de cuidados especiais e muita dedicação para durar um período razoável, não é a toa que os carros populares precisam ser levados ao mecânico para avaliações previas quase que periodicamente.

 

Contudo, alguns cuidados de manutenção podem ser feitos pelo próprio motorista, sem precisar de mão de obra especializada e experiente no assunto. Tais como: avaliação dos pneus, freios, motor, volante e combustível suficiente. Estes itens são ainda mais importantes ao realizar uma viagem, ninguém gosta de ficar com o carro parado no meio da estrada esperando por ajuda. Sendo assim, reserve um tempo do seu dia para fazer uma revisão básica e evitar imprevistos.

 

Não sabe por onde começar? Calma! Separamos um passo a passo com todas as dicas e cuidados que é preciso ter. Continue lendo o artigo e confira todos os itens, fique de olho em todos os detalhes e aproveite uma viagem ou passeio em família!

 

Faça uma avaliação dos pneus periodicamente

 

Os pneus são as peças mais importantes dos veículos, qualquer falha pode gerar grandes problemas. Você sabe calibrar os pneus corretamente do seu Palio usado? Se liga nas dicas que separamos e nunca mais erre este item. Afinal, a segurança do condutor e dos passageiros deve estar sempre em primeiro lugar.

 

Primeiramente, vá até um posto de gasolina ou oficina mecânica e consulte qual é o equipamento necessário para realizar este serviço. Aqui, é fundamental comparar os preços para garantir o melhor custo benefício. Isso inclui a escolha da ferramenta adequada, confira a regulagem especificada pelo fabricante do automóvel. Não adianta ser de 28 libras e não ser suficiente.

 

Mas, quando é preciso fazer a calibragem? Não existe um tempo definido, já que pode variar de acordo com a utilização do veículo. Se o uso for constante, provavelmente ele irá precisar mais rápido que o serviço seja realizado e vice-versa. Uma dica é ficar sempre atento ao estado em que o pneu se encontra no seu Uno a venda, aspecto murcho é sinal de urgência e alerta! Especialistas da área recomendam que seja feito toda semana ou a cada 15 dias.

 

No mercado é possível encontrar duas opções, nitrogênio ou ar comprimido. A primeira permite manter a pressão dos pneus por mais tempo. Além disso, o pneu tende a sofrer menos desgaste e a calibragem pode ser feita em um prazo maior. Vale lembrar que os dois modelos não podem ser misturados, caso tenha feito a última calibragem com ar, é necessário que o mesmo seja esvaziado totalmente antes de encher com nitrogênio.

 

A correta calibragem do estepe não pode faltar, uma vez que não se sabe quando será preciso utilizá-lo. Lembrando que a infração é considerada grave, com multas em torno de R$ 130,00 e 7 pontos na carteira de habilitação.

 

Como fazer a revisão dos freios corretamente?

 

Assim como os pneus, os freios também possuem cuidados especiais que devem ser seguidos para evitar que problemas ocorram durante uma ida ao trabalho ou uma viagem com toda a família. São considerados os principais itens de segurança, qualquer detalhe pode gerar estragos enormes. Evite dores de cabeça desnecessárias e faça sua revisão periodicamente.

 

Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal diferente que o seu Ônix, por exemplo, apresente, já que é o principal requisito para identificar as falhas. Confira os principais componentes dos freios e suas utilidades:

 

→ Pedal;
→ Fluído;
→ Discos e tambores;
→ Mangueiras e canos.

 

Em um primeiro momento o pedal pode parecer um dos itens mais simples para avaliar, porém, é o item que está em contato direto com o motorista. Ele serve para acionar os freios e evitar que seja feita tanta força. As mangueiras também são bastante simples e não possuem muitos segredos, elas estão prontas para aguentar a alta pressão que uma freada inesperada demanda do veículo. Tanto o disco quanto os tambores, recebem a pressão das pastilhas e lonas para que o carro possa ser parado assim que os freios forem acionados.

 

Cuidados com o volante do seu carro

 

O volante, muitas vezes esquecido, também precisa de um pouquinho da sua atenção. É fácil identificar o desgaste desta peça, uma vez que ela começa a perder a cor original e da manopla, tornando o controle do volante mais difícil. Sendo assim, é indicado que seja feita uma revisão a cada 3 ou 4 meses para conferir que esteja tudo certo.

 

Durante algumas curvas mais acentuadas, é preciso prestar atenção ao barulho do volante, já que ele pode passar o sinal de alerta. Se o barulho for muito fino, quer dizer que a sua caixa de direção está com algum tipo de problema. Lembrando que esta peça não pode apresentar nenhum som ao fazer manobras.

 

A vibração do volante também pode ser o indício de um grave problema, seja do alinhamento, balanceamento ou, até mesmo, pneus com pouca calibragem. Sendo assim, caso isso ocorra, consulte imediatamente um mecânico ou vá até a oficina mais próxima da sua casa.

 

Problemas com o motor do veículo?

 

Aquele barulhinho chatinho no carro pode ser decorrente de um grave problema no motor. Assim como qualquer serviço, quanto mais tempo for esperado para realizar as correções, mais caro ele irá ficar para o bolso do motorista. Especialistas indicam que o óleo seja trocado a cada 6 ou 9 meses, dependendo da utilização do carro. Além disso, procure abastecer apenas com combustíveis de boa qualidade em postos confiáveis e com profissionais capacitados para realizar o serviço no seu automóvel.

 

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba como evitar alguns dos principais problemas dos carros populares. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitos motoristas que pretendem pegar a estrada nos próximos dias!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Emplacamento: dicas para a hora de comprar seu automóvel zero quilômetro
Por Equipe Organizze
Racionamento de gasolina: como economizar?
Por Equipe Organizze
Dicas de manutenção do carro antes de viajar
Por Equipe Organizze
7 passos para você fazer um bom negócio ao comprar um carro usado
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).