Como fortalecer o hábito de poupar?

Escrito por:

O hábito de poupar não é algo inato: precisa ser desenvolvido e, mais do que isso, deve ser fortalecido. Tão importante quanto dar o primeiro passo na sua decisão para guardar seus recursos, portanto, é manter a motivação para continuar nessa estratégia.

 

Embora muitos pensem que a ideia seria penosa, essa tarefa não precisa ser, de fato, um sacrifício para você. Com um bom planejamento, qualquer pessoa consegue economizar de maneira mais fácil e mais integrada ao seu cotidiano.

 

Em médio e longo prazo, os benefícios de manter uma boa poupança ou um investimento mais rentável, incluem a realização de sonhos, maior estabilidade financeira e também maior capacidade de superar alguns imprevistos.

 

Quer adotar isso na sua vida? Veja a seguir algumas dicas para fortalecer o seu hábito de poupar!

 

Ajuste o seu padrão de vida

 

Ter um padrão compatível com o hábito de poupar é o primeiro e mais importante passo em busca de tornar a economia uma situação recorrente. Se você tem gastos que são maiores do que o que você ganha, guardar dinheiro passa a ser impossível.

 

Para lidar com isso, o melhor é pensar no que pode ser modificado no seu padrão de vida. Valeria a pena diminuir o número de vezes que você sai por semana, cancelar os serviços que não são usados por você e fazer substituições de produtos.

 

Mas lembre-se de que não adianta fazer cortes radicais, já que a intenção é que esse ajuste se torne permanente e não seja difícil de adotar.

 

Faça economias inteligentes

 

Para compor um novo conjunto de rotinas melhores, não basta apenas cortar algumas despesas: é preciso gastar menos com aquelas que permanecerem. Para tanto, você deve fazer economias inteligentes, sem que seja necessário parar de consumir aquilo de que precisa ou gosta.

 

Trocar um produto por outro mais barato e de qualidade equivalente, por exemplo, vai aliviar o seu orçamento de maneira considerável. Aproveitar as promoções e liquidações de itens realmente necessários, usar as formas de pagamento de maneira estratégica e pedir descontos são outras possibilidades.

 

A intenção aqui é comprar aquilo que você deseja ou de que necessita, mas sem gastar mais do que deveria. Isso vai aumentar o valor agregado das compras, ao mesmo tempo em que vai diminuir a quantidade de recursos empregados no consumo.

 

Comece a poupar todos os meses

 

Feito isso, você deve começar a poupar todos os meses. Pode-se começar a guardar dinheiro mensalmente, aconteça o que acontecer, porque é isso que vai fazer com que você crie o hábito de poupar.

 

Não adianta guardar uma grande quantia em um mês e passar um trimestre inteiro sem salvar nenhuma parte dos seus recursos. Ter consistência, inclusive, é mais importante do que você imagina, então se prepare para fazer essa ação ao menos naquela frequência.

 

Para diminuir as chances de gastar o valor que deveria ser guardado, separe a parte a ser economizada logo ao receber o seu salário. Assim, você já não vai contar com essa quantia para o mês.

 

Utilize programas de metas e desafios mensais

 

Para aumentar a motivação, vale a pena utilizar programas de metas e desafios mensais. Eles servem para definir o quanto você precisa guardar por mês e, de quebra, ajudam você a ir além das suas expectativas.

 

Se você deseja juntar R$ 3 mil em 6 meses, por exemplo, deverá economizar R$ 500,00 mensalmente. Um desafio mensal, por sua vez, pode te estimular a juntar mais dinheiro, de modo a bater a meta antes do tempo ou de ultrapassá-la ao final.

 

Tirar proveito desses recursos é importante, porque eles vão te dar uma orientação do quanto você deve, de fato, completar. Sem isso, pode ficar um pouco mais difícil juntar recursos, já que você não tem consciência do quanto deveria economizar.

 

Guarde dinheiro sempre que puder

 

Uma ideia admirável é guardar dinheiro sempre que puder. Não importa se você já bateu a sua meta do mês ou se o valor disponível não passa de algumas dezenas de reais.

 

Se você pretende realmente fortalecer esse hábito, então economize tudo o que for viável. Não apenas isso vai contribuir para que você tenha uma reserva maior, como também vai reprogramar o seu cérebro para uma nova forma de lidar com as finanças.

 

O que se tornaria um eventual dispêndio insignificante ou sem grande valor pode passar a ser uma boa economia. E, com o tempo, vai ficar cada vez mais fácil poupar recursos.

 

Passe a registrar todos os seus gastos

 

E por falar sobre aquilo que você gasta, o ideal é registrar todas as suas saídas financeiras. Se você tem dificuldades para guardar dinheiro, isso vai auxiliá-lo decididamente a identificar os ralos financeiros, de modo que você possa controlá-los.

 

Caso você já consiga economizar os recursos, fazer esse registro será excepcional, a fim de conquistar ainda mais oportunidades de poupar.

 

O controle de suas despesas ainda ajudará a dar mais motivação para que você não gaste onde não deveria. Com mais controle, a implementação dessa nova rotina fica favorecida e mais bem suportada.

 

Vença o desejo de comprar por impulso

 

Um dos grandes obstáculos para criar esse hábito é a vontade de comprar por impulso. O sentimento de necessidade diante de uma oferta “imperdível” pode fazer com que coloque o seu progresso em risco.

 

Em um mundo cheio de publicidade, não há como impedir a vontade de consumo. Porém, é possível manejá-la, de forma a vencer os desejos pelos supérfluos. Tente evitar as compras não planejadas.

 

Ao surgir esta vontade, pese todos os pontos da compra. Coloque na ponta do lápis o quanto vai custar, se você realmente precisa do item e passe por um período de consideração. Isso evitará que você gaste dinheiro com produtos e depois se arrependa de tê-lo feito.

 

Mantenha o foco nos objetivos maiores

 

O hábito de poupar tem muito a ver com a conquista de objetivos maiores e motivadores. Quitar o financiamento do carro, dar a entrada na casa própria, viajar ou fazer um curso de especialização são apenas algumas possibilidades que exigem certo preparo financeiro.

 

Para que uma nova forma de lidar com o dinheiro seja efetivamente construída, mantenha o foco naqueles objetivos maiores. Tenha sempre em mente o que você vai conquistar se continuar economizando, de modo a aumentar a motivação e evitar que o dinheiro vá para onde não deveria ser gasto.

 

Com essas dicas, o hábito de poupar vai ser fortalecido, deixando o seu orçamento em dia e muito mais robusto.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para fazer bons investimentos em 2018
Por Ana Cláudia Inez
5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata
Por Equipe Organizze
Como economizar em passagens aéreas?
Por Equipe Organizze
6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).