Conheça as vantagens das contas digitais

Escrito por:

A presença significativa da tecnologia na sociedade proporciona uma revolução diária no estilo de vida. Os hábitos se transformaram e a forma de adquirir informação, produtos e serviços estão a poucos cliques, tudo com as facilidades digitais. Para usufruir de seus amplos benefícios, é preciso se moldar a ela, sem correr o risco de perder oportunidades de facilitar a vida e a torná-la mais ágil e eficiente.

 

A forma de como lidar com o dinheiro também ganhou com essas evoluções, onde as instituições financeiras vêm apresentando constantes novidades para facilitar a vida dos correntistas e cortar custos. Uma delas é o surgimento das contas digitais, realizada 100% online e sem a necessidade da presença física no banco. A novidade vem causando uma transformação no relacionamento do banco com seus correntistas e movimentando o mercado financeiro.

 

Fintechs e as instituições bancárias

 

No setor financeiro vem surgindo uma nova modalidade de empresas, criadas já com as transformações digitais do setor e que vieram para trazer ainda mais novidades e mudanças. São chamadas de fintechs, que estão tirando da inércia as instituições tradicionais para renovar a concorrência.

 

As fintechs são empresas que usam tecnologia de forma intensiva e oferece produtos e serviços financeiros com métodos diferenciados e muito mais práticos e seguros dos que os já existentes. A diferenciação não é só pela presença da tecnologia ou o modelo de negócios que dispensa burocracias, mas também no bom atendimento e na experiência positiva com o usuário.

 

A tendência vem crescendo no Brasil, como mostra o aumento da procura pelas contas digitais como o Nubank, o Banco Inter e o Banco Original, fazendo com que bancos tradicionais entrem no segmento como o Bradesco com o Next, o Banco do Brasil com a Conta Fácil, o Santander com a Superdigital e o Itaú com a iConta*.

 

É recorrente a reclamação de mau atendimento dos bancos tradicionais, com muita burocracia para realizar movimentos simples, custos com taxas e lotação. Enquanto os bancos enxergaram a internet como uma forma de redução de cursos, as fintechs focam em proporcionar uma melhor experiência para o cliente.

 

O amadurecimento dessas inovações e o investimento feito no Brasil são alguns dos motivos para o crescimento do setor, que vem ampliando os startups do sistema financeiro para ampliar as formas de se lidar com o dinheiro. A regulamentação do Banco Central para transações feitas exclusivamente por meios digitais também foi um grande facilitador.

 

Como funciona uma conta digital

 

Só a possibilidade de fugir das assustadoras filas bancárias já é uma das vantagens de se adquirir uma conta digital. A burocracia dos papeis vem dando um espaço cada vez maior ao mundo digital, onde até mesmo para abrir uma conta corrente o cliente só precisa estar conectado, sem precisar ir a uma agência.

 

Como os serviços digitais são mais baratos para os bancos, os custos repassados para o cliente são bem menores e em algumas instituições muitos são até mesmo nulos. Em geral, as contas digitais não cobram tarifas de pacotes mensais como nas tradicionais e a regulamentação do Banco Central assegura ao cliente a isenção de pagamentos para transações online. Caso haja qualquer ação presencial, ela pode ser cobrada conforme a política da instituição.

 

A conta digital é indicada para clientes que necessitam integralmente dos meios eletrônicos para realizar transações. Pessoas físicas e jurídicas, inclusive para o microempreendedor individual, que não têm tempo a perder e precisam de soluções rápidas para efetuar pagamentos, cobranças e outras operações.

 

Ao escolher a conta digital de preferência, cada uma tem sua forma de cadastro, mas a regra geral é que se apresente documentos de RG e CPF ou CNPJ. É preciso ser maior de 18 anos para fazer sua própria conta, que também passa por análise de crédito pela instituição.

 

Dentre os serviços adicionais oferecidos há a realização de compras por cartão de débito, envio de boletos por e-mail e SMS, armazenamento de boletos no sistema, recibos de pagamentos e planejamento de reserva financeira.

 

A isenção de taxa de serviços mensais já é um ponto positivo para economizar com as contas digitais. E por estar tudo sob controle eletrônico, é muito mais fácil estar sempre atento as movimentações, como prazos, datas de pagamento e taxas. Um grande facilitador para controlar os gastos e investimentos integralmente.

 

Das desvantagens de uma conta digital estão a restrição de transações para serem realizadas somente por canais eletrônicos.  Elas só podem ser realizadas via smartphone, tablets e computadores e internet banking, mas caso haja necessidade de algum procedimento presencial, poderá ser cobrada uma tarifa por produto ou serviço realizado. Em geral, essas cobranças são bem mais salgadas que as tradicionais.

 

Também não há emissão de talão de cheques para contas digitais, que tem a concepção de ser totalmente eletrônica. Os bancos estão oferecendo diversas formas de facilitar o pagamento de contas, inclusive com pulseiras eletrônicas e cartões virtuais. Essa ação também é uma tendência do mercado, que raramente aceita receber pagamentos por cheques, com receio das fraudes, falsificações e roubos que foram crescentes com essa forma de pagamento.

 

Para realizar saques, o cliente tem à disposição os bancos 24 horas e podem realizar transferências bancárias tanto para a mesma instituição quanto para outras, de forma online. Os pagamentos de contas, consultas de saldos, extratos e lançamentos futuros também podem ser realizados online.

 

*Não está disponível para novos clientes.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Faça as lembrancinhas do seu chá de panela em casa
Por Mecasei.com
Qual a relação dos zumbis com o dinheiro?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
4 dicas infalíveis para planejar as férias perfeitas
Por Renan Lima
13º salário: quem tem direito?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).