Plano lifetime em dobro! 🎁

Assine o plano e ganhe outro para ajudar alguém.

Prorrogado! Saiba Mais

Especialista aponta 10 dicas para o consumidor na hora de pedir descontos

Escrito por:

É preciso deixar a vergonha de lado. Pedir desconto é legal e pode ser ótimo pro seu bolso! O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, elaborou uma lista para a área econômica do site IG, com dicas para você pedir descontos no varejo. Confira alguns destaques abaixo.

 

1 – Diga o quanto quer pagar

 

Antes de fechar o serviço ou a compra, esclareça ao negociante que está disposto a pagar apenas um determinado valor – que é menor do que o oferecido. Domingos relembra que o vendedor quer fechar negócio, e que com isso fará um esforço para conseguir o desconto que precisa, ou pelo menos a parte dele.

 

2 – Negocie independente da forma de pagamento

 

Primeiramente, pergunte o valor parcelado sem juros. Em seguida, questione o quão mais barato sairia se o pagamento ocorresse à vista. Depois, veja se consegue parcelar o valor final (desde que caiba em seu orçamento). Desta forma, terá todas as informações reunidas e as melhores condições de arcar com a nova dívida.

 

3 – Pague em dinheiro

 

Domingos ressalta que com o dinheiro em mãos, o consumidor tem muito mais poder durante a negociação, uma vez que os lojistas são taxados por utilizar as máquinas de cartões. Neste acordo, o desconto deve ser referente a essa taxa.

 

4 – Seja educado e cordial

 

Pode ser estranho aconselhar uma postura assim, mas muitos consumidores são mal educados com os comerciantes que os atendem. Além de ser o certo, tratar uma pessoa educadamente – com um bom relacionamento estabelecido, será muito mais fácil a concessão de descontos por parte do vendedor.

 

5 – Vá às compras com alegria

 

Bom humor e descontração podem render um maior jogo de cintura ao consumidor na hora de pedir descontos, assim também é mais fácil ganhar a empatia do vendedor.

 

6 – Não tenha vergonha

 

Não se sinta pressionado a comprar o produto ou o serviço ao ter seu pedido de desconto negado. Nessas ocasiões, agradeça educadamente ao lojista e procure outro estabelecimento, sem maiores problemas.

 

Clique no botão abaixo e confira todas as dicas.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas de presentes baratos para ficar perto de quem você ama
Por Equipe Organizze
3 dicas para os desempregados na pandemia
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como cuidar das finanças da família na pandemia
Por Alphamar Investimentos
3 dicas para criar uma reserva financeira agora
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).