O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la

Escrito por: - Publicado em: 15/05/2019

Você já deve ter pensado, em algum momento da vida, que gostaria de não ter que trabalhar mais pelo dinheiro, certo? Conseguir viver de rendimentos e nunca mais bater ponto é um sonho comum de muitos brasileiros. Mas saber como alcançar uma vida financeira equilibrada e com visão de futuro nem sempre é uma coisa fácil.

 

Por isso, nesse artigo você irá entender o que é e como alcançar a sua independência financeira, tendo um maior controle sobre suas finanças e investindo bem o seu dinheiro.

 

O que é independência financeira?

 

A resposta certa não existe. Essa é a verdade. Para você, independência financeira pode ser não depender do seu salário para pagar suas contas e viver tudo o que você deseja. Para outras pessoas, independência financeira pode ser não precisar trabalhar nunca mais. Para os seus pais, talvez tenha sido construir uma reserva para o futuro.

 

Por isso, essa tão sonhada independência financeira vai depender muito do que você deseja alcançar. Então, você precisa pensar em qual é a independência financeira que você almeja. Qual é o seu objetivo financeiro?

 

De uma forma geral, ter independência financeira é não depender do dinheiro para guiar sua vida. Poder se planejar sem se preocupar se o dinheiro será suficiente ou não.

 

É claro que isso é uma questão bem pessoal e relativa, mas podemos citar 4 pontos que podem te ajudar a pensar na sua independência financeira e guiar o seu planejamento para alcançá-la.

 

Independência das dívidas: não há nada mais prejudicial para suas finanças e independência financeira do que ter contas atrasadas, concorda? Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso se livrar das dívidas e fazer um bom controle do seu dinheiro. Avaliar seu extrato bancário, conhecer bem a sua renda e administrar seus gastos são passos essenciais.

 

Independência de salário mensal: essa etapa envolve um maior nível de controle e planejamento financeiro. Para ser independente do seu salário, você precisa aprender a poupar, economizar e investir, criando uma reserva financeira que possa garantir sua sobrevivência por um pequeno período de tempo, no caso de uma emergência como a perda do emprego ou um afastamento temporário do trabalho, por exemplo.

 

O período da sua reserva pode ser determinado de acordo com a sua realidade e necessidade: um mês, seis meses, um ano. Mas é importante que a reserva seja no mesmo valor do seu gasto mensal. Assim, ela se torna suficiente para pagar suas contas sem que seu padrão de vida seja afetado.

 

Independência do trabalho: diferentemente de não depender do seu salário mensal por um ou dois meses, ter independência do trabalho quer dizer que você já conseguiu acumular uma reserva financeira e fazê-la crescer em investimentos diversos. Não quer dizer que você pode parar de trabalhar para sempre e viver da sua renda, mas o trabalho já não é a sua única fonte de renda mais. Ainda é preciso pensar em dinheiro, aumentar sua reserva e continuar aplicando nos melhores investimentos para usufruir dessa rentabilidade no futuro.

 

Independência do emprego: esse é um nível mais avançado de independência financeira, quando você não precisa mais trabalhar por dinheiro. Seus investimentos proporcionam rendimentos suficientes para exceder as suas despesas, assim, é possível arcar com as contas e reinvestir parte dos lucros para continuar assegurando e aumentando seu patrimônio. E então não é mais necessário se preocupar com dinheiro e trabalho, pois o seu dinheiro já trabalha por você.

 

Agora, como alcançar essa independência?

 

Primeiramente, é preciso entender e respeitar cada etapa que falamos anteriormente. E é preciso ter paciência e dedicação para estabelecer um planejamento e segui-lo rumo ao seu objetivo de vida financeira.

 

Com seu objetivo em mente, e poupando seu dinheiro em uma reserva, é a hora de saber onde aplicá-lo para que ele cresça e trabalhe por você. Por isso, veja abaixo 4 investimentos que podem se tornar o caminho de sucesso do seu dinheiro:

 

Investimentos na Bolsa de Valores: com uma conta em uma corretora de valores e uma boa estratégia de investimentos, a Bolsa de Valores pode oferecer oportunidades de lucros fantásticos. É importante lembrar que esse investimento também oferece maiores riscos e, por isso, é importante ter um objetivo claro, estratégia, e contar com análises e recomendações de profissionais. Mas não é preciso ser nenhum expert em economia ou ter muito dinheiro para começar a explorar esse universo. Ele pode ser um grande salto na sua trajetória de investimentos.

 

Negócio próprio: se você já possui algum produto ou presta algum tipo de serviço próprio, seja por hobby ou para complementar a sua renda, isso pode se tornar um negócio rentável e um excelente investimento. Para construir e evoluir o seu negócio próprio, é preciso ter atenção à lucratividade do mesmo, ao seu fluxo de caixa e à reserva financeira. E, claro, a investir os lucros de maneira a potencializar seus resultados.

 

Aluguel de imóveis: você possui algum imóvel desocupado? Um apartamento que não é utilizado em tempo integral, um cômodo comercial ou um espaço que pode servir de ponto para eventos e encontros? Se sim, essa pode ser uma excelente oportunidade de transformá-los em negócio, alugando e garantindo uma nova fonte de renda mensal ou com determinada frequência.

 

Carteira de investimentos diversificada: para fazer investimentos de uma forma realmente vencedora e segura, é importante dar alguns passos além: montando uma carteira de investimentos diversificada. Para isso é preciso escolher investimentos de diferentes características, o que diminui os riscos e aumenta as chances de uma boa rentabilidade, uma vez que o seu dinheiro não está comprometido todo em uma coisa só. Assim, se algum investimento tiver um mau desempenho, os resultados dos outros podem compensar e manter o resultado positivo da sua carteira de investimentos.

 

Viu como existem diversas maneiras de alcançar a sua independência financeira? É claro que este não é um caminho fácil ou uma conquista da noite para o dia, mas também não é um sonho impossível. Tudo o que você precisa é de um bom planejamento, foco e não deixar que a zona de conforto te impeça de alcançar seus sonhos. O primeiro passo é começar, e isso só depende de você.

 

*Ana Cláudia Inez é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Também é integrante da equipe de comunicação da Toro Investimentos – uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como os aplicativos de finanças podem ajudar na organização do seu dinheiro?
Por Equipe Organizze
Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
Dinheiro parado: veja como usar de forma inteligente
Por Equipe Organizze
Você sabe cuidar bem do seu dinheiro ou fica agoniado só de pensar nisso?
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).