Pensando fora da caixa na hora de investir: opções binárias

Escrito por:

Foi-se o tempo em que a poupança era considerada a única opção de investimento financeiro por quase todos os brasileiros, que ou por falta de conhecimento, ou por desconfiança, ignoravam as opções diferentes.

 

Conforme os anos foram passando e, principalmente, a internet foi ganhando terreno, o investidor descobriu um mundo de possibilidades com o Tesouro Direto, ações na bolsa, fundos e muito mais.

 

Uma alternativa ainda mais recente, porém, e que pode mudar seriamente a forma como se investe dinheiro no Brasil, são as chamadas opções binárias, que já se tornaram uma escolha de peso entre europeus e americanos, e começaram a entrar devagar no mercado financeiro nacional.

 

Mas afinal de contas, do que se trata?

 

O que são opções binárias?

 

À primeira vista, quem lê a respeito de opções binárias pode ter a impressão de que se trata de uma verdadeira loteria financeira, na qual só importa a sorte (ou a falta dela) para faturar altas quantidades ou perder muito dinheiro. A verdade não poderia estar mais distante disso.

 

Pra começo de conversa, as opções binárias são diferentes dos outros tipos de investimento até mesmo no tempo de transação. Tudo acontece exclusivamente na internet e é muito rápido – estamos falando de poucas horas ou às vezes até poucos minutos entre o momento em que o investimento é feito e o retorno é anunciado.

 

O grande diferencial das opções binárias em relação a um investimento “comum”, digamos, na bolsa de valores, é que o sistema de pagamento é fixo. Por exemplo, enquanto um investidor que compra ações de determinada empresa ganha mais ou menos dinheiro de acordo com a quantidade de ativos que possui, nas opções binárias não existe flutuação, ou seja, não dá para “ganhar só um pouquinho” nem “perder só um pouquinho” em relação ao que foi investido.

 

Isso pode parecer assustador para os investidores de primeira viagem, que provavelmente vão enxergar ainda mais as opções binárias como um jogo de azar. A questão é que, assim como em tudo na economia, sorte e azar não fazem sentido caso o investimento seja feito com sabedoria e preparação, e é sobre isso que vamos falar agora.

 

Como investir corretamente nas opções binárias

 

Na prática, investir nas opções binárias significa colocar dinheiro em determinados ativos (via de regra commodities ou moedas em si) que você ache que terá crescimento a curto prazo. Se de fato o investidor acertar sua previsão e o ativo crescer, é possível conseguir um retorno de até 70% do valor investido. Se a previsão não estiver correta, porém, o player perde tudo o que investiu ali.

 

Falar sobre investir “certo” ou “errado” pode soar arrogante e pretensioso, mas a lógica é mais ou menos essa: só perde dinheiro quem não se prepara direito. Isso não significa que investidores inexperientes devem ficar longe das opções binárias, longe disso. Mesmo um player experiente do mercado financeiro precisa fazer a mesma coisa, e nessa hora contar com a ajuda perfeita pode ser a diferença entre lucrar com seu investimento ou vê-lo se perder no ar.

 

Assim como em tudo que acontece na internet (mas principalmente nos meios onde há muito dinheiro correndo), cautela nunca é demais. Não falta gente mal-intencionada que só está interessada em benefício próprio e fará de tudo para seduzir o investidor inexperiente.

 

O primeiro passo é encontrar uma plataforma confiável para dar início aos seus movimentos financeiros com opções binárias. Nomes como IQ Option e Olymp Trade podem fazer a diferença entre um investimento de sucesso nesse mercado jovem e cheio de potencial e um passo em falso com prejuízos imprevisíveis.

 

Nessas plataformas que citamos, você conta com ajuda profissional e conselhos valiosos para todo tipo de investimento disponível, que varia desde valorização e desvalorização de moedas, contratos por diferença, as sempre presentes criptomoedas e mais.

 

Algumas dicas preciosas que valem para qualquer investidor, principalmente os novatos: nunca se arrisque sem ter certeza de que as chances de lucro são sólidas. Não vale a pena colocar uma grande quantidade de capital em determinado ativo só porque você acha que ele vai crescer, sem ter feito nenhuma pesquisa prévia. Lembre-se: sorte não tem vez, pesquisa, planejamento e estratégia sim!

 

*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 perguntas para fazer antes de investir
Por Equipe Organizze
Otimizando os investimentos
Por Alphamar Investimentos
Como investir em ações sem medo: 5 dicas simples
Por Equipe Organizze
E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).