Por que é uma boa opção investir em imóveis?

Escrito por:

Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, imóveis são, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. Reflita: você conhece alguém rico que não tem ao menos parte do seu patrimônio investido em imóveis?

 

O URBE.ME, o primeiro site de crowdfunding imobiliário do Brasil, mostra as vantagens do investimento em imóveis, confira abaixo!

Segurança

Todos necessitamos de um local para morar, um local para trabalhar, para fazer as compras do mês, banco, academia, clube do bairro e etc. Em todas as atividades da nossa vida, há sempre um imóvel envolvido. Sendo assim, mesmo na maior das crises, sempre existirá demanda por imóveis.

 

Além disso, este tipo de investimento está imune à quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. São sem dúvida a forma de investimento historicamente mais estável.

 

Potencial de valorização

 

Segundo números do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências (CBIC Dados, Fundação João Pinheiro; Déficit Habitacional no Brasil,  2015). Este fato, somado ao aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda por imóveis.

 

O efeito deste aumento da procura é uma valorização dos imóveis existentes, pois as empresas do setor não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda.

 

Proteção da inflação

 

O valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário são automaticamente atualizados pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Com isso, investir na incorporação imobiliária ou alugar algum imóvel que você possua irá proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.

 

Renda

 

Que tal ganhar dinheiro sem precisar trabalhar para isso? Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva, ou seja, uma espécie de salário que não depende do seu esforço. É muito mais sensato – economicamente – alugar um apartamento do que arcar com os altos juros da compra de um imóvel próprio. Por isso, sempre há pessoas à procura de um bom imóvel para alugar, e os dados demonstram que esta demanda raramente diminui em tempos de crise.

 

Diversificação

 

O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.

 

Clique  no botão abaixo e leia o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Não faça como a Bettina
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como declarar CDB no Imposto de Renda?
Por Ana Cláudia Inez
5 investimentos isentos de Imposto de Renda
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).