Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?

Escrito por:

Você já deve ter se perguntado – ou ao menos ouvido alguém indagar – sobre o que vale realmente a pena: juntar dinheiro ou viver uma vida financeira mais tranquila no presente, sem se preocupar com o futuro. É muito possível também que você nunca tenha conseguido encontrar uma resposta a esta dúvida.

 

Afinal, é absolutamente tentadora a ideia de realizar todos os nossos sonhos no presente, fazer o que se tem vontade sem ter preocupações com o que está por vir, não é mesmo? Mas, será que pensar apenas no presente quando o assunto é finanças é a melhor opção?

 

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra se é vantajoso juntar dinheiro para garantir um futuro financeiro mais tranquilo ou se o melhor é viver o que há para viver, sem preocupações em relação ao futuro. Acompanhe!

 

O importante dilema: poupar dinheiro ou só se vive uma vez?

 

O dilema de poupar dinheiro e economizar ao longo da vida ou aproveitar o presente para usufruir das suas finanças é comum na vida de muita gente. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo em que muitas pessoas pensam em utilizar seus rendimentos em prol do seu bem estar no presente, acabam tendo dúvidas em relação ao futuro – como a aposentadoria.

 

Há também quem tende a negligenciar os anos que estão por vir – sem considerar as mudanças que ocorrem na vida de qualquer pessoa – como a vinda dos filhos, a compra da casa própria, a aposentadoria, os problemas de saúde, entre tantas outras alterações que constantemente acontecem ao longo de nossas vidas. Nestes casos, o problema acaba sendo ainda maior, uma vez que se costuma viver o presente sem se preocupar com qualquer contratempo ou mudança, postergando problemas financeiros para o futuro.

 

Mas, você já parou para pensar que não precisa escolher apenas um caminho para seguir quando o assunto é o seu dinheiro? É perfeitamente possível escolher poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, aproveitar aquilo que seus rendimentos podem lhe oferecer na vida presente.

 

Não sabe como? Então continue a leitura e descubra!

 

Planos para o futuro x planos para o presente

 

Antes de falar sobre o equilíbrio entre gastar no presente e poupar para o futuro, é fundamental que você tenha em mente que não é saudável ignorar nenhuma destas duas situações. Afinal, de que adianta você se privar de experiências e sonhos no presente pensando somente no que poderá usufruir no futuro?

 

Da mesma maneira, de nada adianta pensar somente no presente e ignorar que, no futuro, uma vida financeira mais tranquila e bem estruturada pode fazer muita diferença – sobretudo em um país como o Brasil, no qual gastos com saúde, alimentação, transporte e moradia são cada vez maiores.

 

Por isso, na hora de identificar o que fazer com o seu dinheiro, é preciso planejar e colocar em pauta todos os seus planos para o presente e também para o futuro. Lembre-se de equilibrar seus planos e nem pense em realizar todos os seus objetivos de uma única vez.

 

Aliás, um dos principais problemas da população mundial é querer tudo ao mesmo tempo. E isso, no campo das finanças, é muito difícil de se conquistar. Isso não quer dizer, no entanto, que você deve se privar dos seus sonhos – basta apenas planejar e focar em cada uma das metas estabelecidas.

 

Procure definir metas de curto, médio e longo prazo, separe um dinheiro para suas necessidades básicas mensais e para o lazer e aprenda a organizar suas finanças para alcançar cada uma das metas estabelecidas ao longo do tempo. Sem pressa e sem ansiedades.

 

Quer fazer uma viagem para o exterior no próximo ano? Pretende trocar de carro em alguns anos? Decidiu fazer um curso de especialização nos próximos meses? Anote cada um dos seus objetivos – por mais simples que possam parecer, defina prazos e organize-se para alcançá-los dentro do tempo estabelecido.

 

Economizar, planejar e investir

 

Definidos os seus objetivos financeiros, é hora de começar a economizar, planejar e investir. Estes hábitos são fundamentais não apenas para quem pensa em garantir um futuro mais tranquilo, mas também para aqueles que desejam viver uma vida mais tranquila no presente.

 

O hábito de economizar

 

Não se esqueça que de nada vale ganhar um bom dinheiro mensal se todos os seus ganhos acabam se perdendo em meio a gastos desnecessários e descontrole financeiro. Por isso, seja visando o presente ou o futuro, economia, controle e planejamento são fundamentais.

 

E não é preciso abrir mão do seu conforto financeiro no tempo presente para fazer economia. Basta apenas manter hábitos financeiros saudáveis e evitar, por exemplo, compras por impulso. Você pode não se dar conta, mas existem comportamentos que podem lhe sugar financeiramente sem que você perceba – impactando negativamente nas suas finanças.

 

Investimento para o sucesso

 

O tema investimento é bastante amplo, mas desconhecido da maior parte da população. Se você não entende muito sobre como investir, no entanto, não se preocupe: a primeira coisa que você deve ter em mente é que existem maneiras de fazer o seu dinheiro trabalhar para você – o que pode fazer uma grande diferença na sua vida financeira em poucos anos.

 

Temos o péssimo hábito de nos focarmos apenas no presente. Mas imagine que, a partir de hoje, você decida poupar e investir uma pequena parte dos seus rendimentos.

 

Pode ser que, em um ou dois anos, este montante poupado não faça diferença. Agora imagine como estará este montante em 10 ou 20 anos – principalmente se considerarmos a incidência dos juros sobre juros? É possível que você tenha uma soma considerável no futuro – que pode lhe ajudar a ter uma aposentadoria muito mais tranquila no âmbito financeiro.

 

E você está totalmente enganado se pensa que é preciso poupar muito dinheiro para garantir uma boa aposentadoria. Basta ter disciplina, manter um planejamento e realizar aportes com frequência – independente do valor. Conforme seus rendimentos forem aumentando ao longo da vida, você aumenta também o valor investido mensalmente.

 

O planejamento financeiro

 

Fazer economia e investir dinheiro, como já falamos, não lhe trarão resultados efetivos se você não tiver um bom planejamento financeiro. Por isso, se você não mantém a organização do seu dinheiro mês após mês, talvez seja o momento de melhorar seu controle financeiro.

 

Saber o quanto se ganha e o quanto se gasta, planejar, definir objetivos, realizar investimentos e cuidar melhor do dinheiro ajudarão você a ter uma vida mais tranquila não apenas no futuro, mas também no presente. Os resultados podem ser sentidos em muito pouco tempo, e você certamente ficará muito mais empolgado para continuar mantendo bons hábitos em relação às finanças a cada nova conquista oriunda deste novo comportamento financeiro.

 

Para ajudar você a controlar e organizar a sua grana, vale a pena contar com aplicativos de controle financeiro, como o Organizze. Com este app você consegue gerenciar seus ganhos e custos e controlar melhor o seu dinheiro ao longo do mês.

 

A versão Premium do Organizze também lhe permite definir metas financeiras, gerenciar cartões de crédito e arquivar imagens e documentos – como notas fiscais e comprovantes de compra. Uma ferramenta indispensável para quem quer ter hábitos mais saudáveis e uma vida financeira mais tranquila – no presente e no futuro.

 

Conclusão

 

Portanto, se você tem dúvidas sobre se vale a pena poupar dinheiro agora pensando no futuro ou aproveitar seus ganhos no presente, saiba que é possível seguir os dois caminhos! Basta manter um equilíbrio nas suas decisões financeiras, planejar-se e buscar atingir cada um dos seus objetivos – sejam eles de curto, médio ou longo prazo – ao longo do tempo.

 

Com organização, equilíbrio e planejamento financeiro é possível poupar dinheiro, investir melhor e ainda aproveitar todo o conforto que o dinheiro pode lhe trazer no presente sem negligenciar as necessidades de ter uma vida financeira confortável também no futuro!

 

E qual é sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões sobre o tema!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas
Por Equipe Organizze
Filmes indispensáveis para quem quer inovar
Por Instituto Acelere
Importância da educação financeira e de um bom planejamento para a conquista da casa própria
Por Equipe Organizze
Saiba como funciona o Score do Serasa
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).