Quero antecipar parcelas de empréstimo: como calcular?

Escrito por:

Daqui algumas semanas você receberá seu 13° salário, certo? Já sabe o que fazer com essa grana?

 

Bom, se você está aqui no blog da Organizze significa que faz parte da minoria dos brasileiros que buscam por educação financeira, e você está de parabéns!

 

É possível também que esteja cogitando antecipar algumas parcelas de algum empréstimo que precisou fazer no passado, seja com 13° salário ou algum dinheiro extra que está para receber. Pois bem, na maioria das vezes antecipar parcelas de um empréstimo é uma boa alternativa para evitar o pagamento de juros aos bancos e manter suas finanças em dia.

 

Eu mesmo, um tempo atrás optei por quitar uma dívida e deixei de pagar uma boa quantia em juros ao banco que me concedeu esse empréstimo. E com base nessa experiência minha, trago algumas idéias para você definir se vale a pena ou não adiantar parcelas de sua dívida.

 

Quando emprestamos dinheiro de alguma instituição financeira, os juros são inclusos em todas as parcelas desse empréstimo e quando decidimos antecipar essas parcelas, o Código de Defesa ao Consumidor, garante o direito de desconto sobre os juros inclusos nessas parcelas. O artigo 52 diz o seguinte:

 

“§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.”

 

Sobre quitar ou amortizar sua dívida, apenas um comentário: ás vezes achamos que guardar esse dinheiro na poupança pode evitar que tenha que emprestar dinheiro novamente, porém, só vale a pena fazer isso, caso os juros cobrados por esse empréstimo forem baixos e as parcelas não estejam tomando uma grande fatia de sua renda mensal.

 

Ok, agora você deve estar curioso para saber como calcular esse desconto. Vamos lá!

 

Existe uma fórmula para calcular esse desconto na antecipação de pagamento de empréstimo, e essa fórmula é regulamentada pela resolução do BACEN 3.516/07.Essa fórmula é calculada considerando a taxa média Selic (TMS) no ato da contratação e no ato da liquidação, conforme abaixo:

 

Taxa contratada – TMS na data da contratação + TMS na data da liquidação = Taxa de desconto

 

Simplificando, vamos supor que você fez um empréstimo com uma taxa de 20% a.a. em setembro de 2014 e quisesse liquidar em setembro de 2016, a conta seria assim:

 

→ Taxa do Empréstimo: 20% a.a.

→ Selic Setembro/2014: 10,90% a.a.

→ Selic Setembro/2016: 14,25% a.a.

20 – 10,90 + 14,25 = 23,35% a.a. é a taxa de desconto dos juros que será utilizada em seu cálculo

 

Podemos perceber no cálculo acima que, quando a taxa SELIC atual está MAIOR do que quando contratou, o desconto para amortizar ou quitar sua dívida é maior também, mas, tome cuidado, liquidando seu empréstimo com a taxa SELIC em alta significa que caso precise de um novo empréstimo, os juros serão maiores também.

 

Sobre calcular o valor exato do desconto na antecipação das parcelas de seu empréstimo, gostaria de compartilhar uma ferramenta muito interessante disponibilizada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

 

É uma calculadora online onde basta você ter os dados de seu empréstimo e incluir lá que você saberá o valor exato dos descontos que terá liquidando sua dívida hoje. Calculadora completa de liquidação antecipada de empréstimo. CLIQUE AQUI!

 

Depois de fazer os cálculos e verificar se vale a pena usar aquele dinheiro extra para antecipar parcelas ou quitar seu empréstimo, você deve entrar em contato com a instituição que concedeu o empréstimo e informa-los que tem a intenção de adiantar as parcelas de seu empréstimo, eles vão calcular para você e irão emitir um boleto ou outra forma de pagamento com o desconto sobre os juros futuros.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus contatos, pode ser que eles também tenham essa dúvida de como calcular o desconto na antecipação de parcelas de empréstimos.

 

Caso queira mais conteúdo como esse, visite o blog Meu Bolso Azul também.

 

Até a próxima, Valeu!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?
Por Equipe Organizze
Dicas para usar o Online Banking com segurança em 2019
Por Luana Biral
Educação financeira infantil: como começar?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).