Veja 6 opções de investimentos financeiros e seus riscos

Escrito por:

Com as novas regras de aposentadoria e a crescente necessidade de garantir o futuro, as pessoas estão buscando cada vez mais informações sobre investimentos financeiros. Diante das inúmeras opções que encontramos no mercado, é fundamental se preparar para fazer a escolha certa sobre qual tipo você deverá escolher para aplicar seu dinheiro.

 

É imprescindível que você avalie muito bem os riscos e decida se está apto para suportá-los ou não. Apesar do grande número de opções de investimento disponíveis no mercado, ser bem-sucedido não é nada fácil.

 

Não vá pensando que basta escolher uma das opções disponíveis e esperar o rendimento no final da aplicação. É necessário avaliar as taxas de retorno também para assim poder fazer a melhor escolha possível, com mais embasamento.

 

Mas nem tudo está perdido. Antes que você desanime, veja aqui 6 opções de investimentos financeiros e seus riscos para que você possa escolher a que mais se adapta ao seu perfil de investidor!

 

1. Poupança

 

A caderneta de poupança talvez seja o tipo de investimento mais conhecido dos brasileiros. Porém, a poupança está deixando de ser uma opção vantajosa. A sua rentabilidade é calculada considerando uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada a uma TR (Taxa Referencial).

 

Esse tipo de investimento é caracterizado por possuir um risco extremamente baixo e ter a isenção do Imposto de Renda. Em contrapartida, a poupança vem apresentando rendimentos abaixo da inflação, ou seja, você está perdendo dinheiro ao invés de ganhar. Esse é o principal motivo para que a poupança seja menos procurada.

 

2. CDB

 

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa emitido pelo banco. Nessa modalidade, o investidor empresta o seu dinheiro para a instituição financeira, recebendo assim uma compensação (os famosos juros).

 

Ou seja, nos CDBs é fornecida uma promessa de pagamento futuro sobre o valor investido com o acréscimo da taxa de juros acordada previamente.

 

Existem duas modalidades de CDB no mercado: os pré-fixados e os pós-fixados. Os CDBs pré-fixados são aqueles em que você sabe as taxas de juros do investimento no momento da aplicação. Já os pós-fixados são aqueles em que a remuneração não é determinada na hora do investimento. Ela será calculada a partir de um indexador contratado.

 

O risco desse tipo de empreendimento é o crédito. Em outras palavras, a instituição financeira “quebrar” e não ter condições de pagar o valor devido ao investidor.

 

3. Fundos de Investimento

 

Os Fundos de Investimento reúnem recursos financeiros de um conjunto de investidores por meio de uma instituição especializada. Essa instituição realiza operações no mercado com o objetivo de remunerar os investidores.

 

Pode-se dizer que os Fundos de Investimentos são divididos entre “conservadores”, “moderados” e “ousados”, dependendo do perfil do investidor. Dessa maneira, basta você descobrir o seu e escolher a modalidade ideal.

 

4. Tesouro Direto

 

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento que está se tornando bastante popular entre os investidores brasileiros. Aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto nada mais é do que comprar Títulos Públicos Federais do Tesouro Nacional.

 

Existem diversas modalidades de aplicação no Tesouro Direto, como os títulos pré-fixados, pós-fixados, Tesouro SELIC, Tesouro IPCA e outros. Para definir qual das opções se encaixa no seu perfil financeiro, bem como ver as taxas de rendimento, você pode acessar o site do Tesouro Nacional para entender cada título e até fazer uma simulação para ter uma melhor noção de qual será seu lucro.

 

É interessante ressaltar que o Tesouro Direto é um investimento extremamente seguro, uma vez que você está comprando Títulos do Governo Federal.

 

5. Câmbio

 

Comprar moedas estrangeiras como dólar, euro e libra, por exemplo, é investir no mercado de câmbio. Após comprar dinheiro estrangeiro, o investidor precisa apenas esperar que a moeda escolhida sofra uma valorização em relação ao real (moeda do país em que vivemos) e vender essa quantia, assim obtendo lucro.

 

Essa modalidade é baseada no jogo cambial que ocorre entre as moedas do mundo todo. É necessário estar sempre atento a esse mercado, garantindo assim a rentabilidade do seu investimento.

 

Também vale lembrar que, algumas vezes, o mercado cambial prega peças, fazendo com que uma moeda sofra uma desvalorização ao invés de valorizar, gerando prejuízo para aqueles que optaram por esse investimento.

 

6. Ações

 

Se você está procurando por opções, certamente passou pela sua cabeça o investimento em ações. Sabemos que existem diversos investidores de sucesso no mercado de ações, como Warren Buffett, Benjamin Graham e tanto outros que vimos no cinema.

 

Comprar ações de uma empresa é, na prática, se tornar sócio dessa empresa. As ações são pequenos pedaços de uma empresa que são negociados na Bolsa de Valores. O investimento em ações é comumente conhecido pelo alto risco, pois é necessário que você sempre acompanhe o mercado e esteja atento a pequenas variações (que podem ser cruciais).

 

A característica mais marcante desse tipo de investidor é possuir sangue frio e muita cautela ao tomar as decisões. Além disso, caso você tenha perfil conservador ou moderado, talvez não seja muito compatível com a natureza de risco das ações.

 

Existem ainda outras opções de investimentos que não foram citadas aqui, como, por exemplo, no setor imobiliário e no setor do agronegócio. Em cada uma das opções é primordial que você se prepare, pesquise sobre a metodologia e verifique se ela está de acordo com o seu perfil de investidor.

 

Não adianta buscar por taxas de juros elevadas e “investimentos milagrosos”. Vá de pouco em pouco e obtenha o sucesso que deseja.

 

Investir seu dinheiro não será uma tarefa fácil. Como mostramos, existem diversas opções de investimentos financeiros e é necessário muito estudo e um pouquinho de sorte também para se tornar bem-sucedido. Uma dica que damos é apostar em plataformas organizadoras de finanças pessoais.

 

Essas plataformas podem ajudar a controlar e economizar seu dinheiro, além de planejar o futuro. Outro benefício é que elas são extremamente fáceis de usar, pois você pode acessá-las pelo site ou por um aplicativo mobile.

 

Gostou das opções de investimentos financeiros que demos? Leia nosso post sobre o maior erro que você pode cometer em investimentos e se prepare para acertar nas escolhas!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Invista sem atalhos: os benefícios de um investimento bem planejado
Por Felipe Modenese
4 perguntas para fazer antes de investir
Por Equipe Organizze
Educação financeira infantil: como começar?
Por Equipe Organizze
Otimizando os investimentos
Por Alphamar Investimentos
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).