Vocabulário básico para investir! 15 termos que você precisa conhecer para não boiar

Escrito por: - Publicado em: 22/02/2017

Boiar na maionese é uma expressão antiga, eu sei (tô ficando velha, gente). Mas ainda não consegui encontrar um sinônimo à altura para a sensação que eu tinha toda vez que entrava em sites de economia sedenta por informações que me colocassem no caminho da riqueza.

 

Era um tal de indexador pra cá, ativo pra lá… E quando o lastro aparecia? Credo! Não gosto nem de lembrar! Tinha pesadelos com o lastro!

 

“Cuidado, Nathalia, o lastro vai te pegar!” ouvia uma voz sussurrando no meu ouvido achando que o lastro era tipo o capeta.

 

Fiz este post pra que você não tenha que passar por isso, ou pelo menos passe menos. Aqui você vai encontrar um glossário com as quinze palavras que todo investidor iniciante precisa conhecer pra ter acesso ao universo de conteúdo disponível na rede mundial de computadores. Bora lá?

 

ATIVO E PASSIVO

 

Já pensou bobagem, né? Ativo e passivo se referem aos bens, valores e créditos que geram dinheiro ou despesas.

 

Um imóvel usado como moradia é um passivo, já que você terá despesas com ele. Já um imóvel que está alugado é um ativo, já que você ganha dinheiro com ele. Existem vários tipos de ativos e passivos, principalmente no linguajar empresarial. Mas sabendo o que significa cada um, sua vida já fica mais fácil!

 

BENCHMARK

 

Da série palavras em português seriam bem vindas pra facilitar a nossa vida. Benchmarks é como uma meta a ser alcançada por determinado investimento. “O benchmark do Fundo X é o CDI (explicação mais abaixo)” por exemplo. Significa que aquele fundo de investimento tem como meta uma rentabilidade igual ou superior ao CDI.

 

CARTEIRA

 

Se você encontrar essa palavra em um texto de economia, não se iluda. Não é da carteira onde você guarda o dinheiro que eles estão falando. Essa carteira significa o conjunto de investimentos de uma pessoa/ empresa.

 

CARTEIRA AGRESSIVA

Ri alto aqui só de imaginar a explicação literal hahahaha. Seria como o cruzamento de uma carteira com um pitbull (acredita que existe?).

 

Ok, parei.

 

Carteira agressiva identifica uma carteira de investimentos arriscada, composta principalmente por ações.

 

CORRETORA DE VALORES (ou corretora independente)

 

São instituições financeiras com o objetivo de intermediar apenas os seus investimentos. Corretoras funcionam como um supermercado de produtos de investimentos e costumam oferecer mais opções que os bancos de varejo (aqueles onde você tem conta corrente).

 

CDI

 

É a taxa usada pelos bancos para emprestar dinheiro entre si!

 

Saiba tudo sobre CDI nesse vídeo fofo.

 

CUSTÓDIA

 

Quando você investe precisa da garantia de que o investimento está seguro. Quando a gente fala que o investimento X tem a custódia da BM&F Bovespa, está dizendo: O investimento X está sendo cuidado pela BM&F Bovespa.

 

COTAÇÃO

 

Você já deve ter ouvido sobre a cotação do dólar… Isso significa que naquele dia o dólar vale X. O mesmo termo é usado para ações, títulos, moedas e mercadorias negociadas na bolsa de valores ou na Bolsa de Mercados Futuros.

 

DEFAULT

 

É tipo Fu…. só que mais chique, porque é francês. O default acontece quando uma empresa não paga suas dívidas, ou seja, dá o calote.

 

HOME BROKER

 

É o sistema eletrônico das corretoras e bancos. Através dele você pode investir sozinho na Bolsa de Valores.

 

INDEXADOR

 

Foi por causa dessa palavra que eu fiz o Me Poupe. O assunto me atordoou tanto que eu fiz um post só pra ele. Veja o significado completinho aqui!

 

LIQUIDEZ

 

Quanto maior a liquidez, mais rápido você consegue tirar o dinheiro de uma aplicação. Se alguém te oferecer um CDB de liquidez diária, significa que você pode tirar o dinheiro de lá a qualquer momento!

 

JÁ QUE FALEI DELE…

 

LASTRO

 

Como você pode saber que uma empresa vai te pagar de volta aquilo que você investiu? Sabendo onde estão aplicados os ativos dela. E onde esses ativos estão aplicados é o…. LASTRO!

 

MARCAÇÃO A MERCADO

 

Alguém em algum momento vai te dizer que o Tesouro Direto tem Marcação a mercado e você vai fazer aquela cara de paisagem…

 

Marcação a mercado significa que o preço daquele ativo (que agora você já sabe o que é ALELUIA!) é calculado diariamente. Quando o mercado encerra a sua atividade naquele dia é que você descobre o quanto aquele ativo vale.

 

RENTABILIDADE

 

O quanto de dinheiro um investimento te trouxe de volta.

 

Se você curtiu esse texto, deixe seu comentário aqui com sugestões de outras palavras que você também finge que entende só pra não parecer alienada. Quanto maior for o seu vocabulário financeiro, melhor você vai investir o seu dinheiro. Vai por mim.

 

Aprenda uma palavra nova todo os dias e seja feliz!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como avaliar a rentabilidade dos investimentos
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como investir no mercado de ações
Por Meu Patrimônio
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Os 3 pilares dos investimentos
Por Meu Patrimônio
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).